Concurso e greve

Olá!

Esta foi uma semana cheia de reuniões. Fizemos uma reunião de gestão para analisar os ajustes no orçamento e para verificar as obras que vamos executar ainda neste ano. Como semana que vem é o nosso prazo para os processos estarem divulgados em licitação, esse momento é muito importante, já que temos datas limites para empenhar.

Concurso Público 2015

posts face concurso basicoTivemos uma mudança no cronograma do nosso concurso público, cujas inscrições seriam abertas nesta quinta. Mas foi por um bom motivo, já que recebemos do Ministério da Educação (MEC) novas vagas e decidimos incluí-las no edital. Vejam aqui a nota publicada pela Comissão Central do concurso.

Ano que vem teremos um aumento significativo no número de cursos do IFSC, principalmente nas cidades do interior, e esses novos servidores são fundamentais para essa consolidação. A retificação no edital para incluir as novas vagas garante todos os docentes para os próximos dois anos.

Agora serão 234 vagas, sendo 159 para docentes e 75 para técnicos administrativos em 20 cidades. A nova data de início de inscrição agora é na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro.

Esclareço que este concurso não terá impacto devido ao pacote do governo que proíbe a realização de concursos públicos em 2016 e 2017. Nosso edital já está lançado com todos os códigos de vagas garantidos. As informações e esclarecimentos prestados pelos órgãos federais reforçam esse nosso entendimento. Então, estamos trabalhando muito para realizar um grande concurso.

Greve

assembleiaAcompanhei na terça-feira a assembleia do Sinasefe-SC, sindicato que representa os servidores do IFSC, e não tivemos votação para o indicativo de retorno ou não das atividades. Mesmo assim, alguns câmpus estão fazendo reuniões e assembleias para discutir o contexto. Já temos o retorno das aulas marcado nos câmpus Cricíuma, dia 21; Araranguá, dia 28; e Gaspar, dia 30.

Ressalto que os câmpus Itajaí e Florianópolis vão realizar as matrículas a partir desta segunda-feira. Peço que os alunos fiquem atentos a essas datas. Confiram aqui a notícia publicada no nosso portal. Nosso compromisso é com o calendário acadêmico e a reposição de aulas.

Curso para TAEs

reuniao-curso-taesOntem me reuni com o professor Pedro Melo, da UFSC,  para retomar a organização do curso de Liderança e Gestão voltado aos nossos servidores técnico-administrativos. Esse curso estava planejado para iniciar em meados de agosto/setembro e tivemos que suspender por causa da greve. Assim que o movimento estiver finalizado, vamos retomar seu andamento e pretendemos iniciar a primeira turma ainda esse ano.

Acredito muito que essa capacitação vai fazer a diferença para nossos técnicos-administrativos e também para o IFSC. A capacitação faz a instituição avançar, pois qualifica e profissionaliza nossos processos, mas principalmente, motiva e envolve nossos servidores com valorização e reconhecimento. E isso é fundamental para superarmos momentos críticos e difíceis como o que estamos enfrentando. Por isso que ressaltei no debate da semana passada, sobre nosso orçamento, que os cortes não vão afetar nossa programação de cursos.

Outros assuntos

defesa-erico2• Defesa: na terça-feira, assisti à defesa de mestrado do nosso ex-servidor, Érico Madruga. Seu trabalho tinha como título “A implementação de um fórum de gestão integrada entre as instituições federais de ensino de Santa Catarina (Forgifesc): análises e proposições”. É muito bom quando vemos trabalhos acadêmicos que não só qualificam nossos servidores (no caso, ex-servidor, já que o Érico agora trabalha em outro órgão em Brasília), mas que trazem resultados práticos para nossa instituição. Foi um excelente trabalho e esperamos conseguir implementá-lo.

Bruna-site• Jovem Cientista: na terça-feira, nossa aluna Bruna Marchesan Maran, do curso técnico integrado em Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste, recebeu em Brasília o Prêmio Jovem Cientista. Ela conquistou o 3º lugar na categoria ensino médio, com uma pesquisa sobre como reaproveitar um resíduo do leite de soja em biscoitos tipo cookie, orientada pela professora Tahis Regina Baú. É um orgulho muito grande ver o crescimento dos nossos alunos. Isso prova o sucesso da interiorização do ensino público e nos faz acreditar que estamos no caminho certo para atender cada vez mais a população do interior do estado. Parabéns, Bruna!

Até a próxima semana!

Foto assembleia: Ana Carolina Madeira – Sinasefe-SC

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.