Formaturas, reuniões e greve

Nesta semana estive em Brasília para participar da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB). Sou conselheira como representante do MEC e é sempre bom poder contribuir e aprender com outra instituição da nossa Rede Federal.

formatura_lages_selfieTambém viajei para a serra catarinense ontem para participar da formatura dos cursos técnicos e subsequentes do Câmpus Lages. Parabéns aos formandos e a todos os servidores que foram fundamentais para isso. É muito legal acompanhar o crescimento dos nossos câmpus e ter a oportunidade de vivenciar tudo isso.

No Câmpus Lages, visitei um laboratório de alimentos e os alunos me apresentaram um projeto de extensão desenvolvido por lá que trata da produção orgânica de alimentos funcionais. A coordenação do projeto é do técnico em Agropecuária Fábio Júnior Nunes e o aluno Agnaldo Tadeu Borges Silva, do curso técnico em Biotecnologia, é o bolsista.

laboratorio_lages_reitoraO seu Agnaldo (no centro da foto) tem 64 anos e depois de 30 anos sem estudar decidiu fazer o curso técnico no IFSC. Ele descobriu as propriedades da batata yacon, natural dos Andes, no combate ao diabetes. Trouxe pra cá e começou a cultivar no câmpus. Hoje, além da produção, o projeto trabalha no beneficiamento da batata, fazendo doces, chips, bolos, sorvetes e outros tipos de apresentação. Interessante e inspirador, não? Muito orgulho de conhecer histórias assim e saber que o nosso instituto proporciona tudo isso.

Ainda sobre formaturas, sábado passado participei da formatura dos cursos técnicos do Câmpus Criciúma e também fiquei muito feliz e emocionada em ver que esses dois câmpus com menos de 5 anos fazem a diferença na vida das pessoas dessas cidades!

Greve

Nesta quinta, o Sinasefe-SC – sindicato que representa os servidores dos IFSC – realizou mais uma assembleia, na qual foi feita uma avaliação da greve. Continuamos com parte dos nossos câmpus com aulas suspensas, assim como parte das demais atividades do IFSC.

Sabemos das dificuldades que todos nós enfrentamos nesses momentos críticos, respeitando o movimento de luta. Estamos à disposição, conforme ofício enviado ao Comando de Greve, para negociar o que está ao nosso alcance e encaminhar questões como serviços essenciais, ressaltando nossa preocupação com os estudantes e as bolsas de assistência estudantil que são nossa prioridade.

• Cursos de qualificação: Estão abertas até 8 de setembro as inscrições para 32 cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.327 vagas em 12 cidades: Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Faxinal dos Guedes, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lageado Grande, São José, Urupema e Xanxerê. Vejam mais informações no Portal do IFSC.

mesa_redonda_mulheres_area_tecnologica• Mulheres na Área Tecnológica: Na quarta-feira, participei da mesa redonda Mulheres na Área Tecnológica, realizada no Câmpus São José. Foi muito interessante ouvir as  alunas que relataram experiências nos intercâmbios do Propicie e do Ciência Sem Fronteiras.