​Conif, Codir, greve e Conaes

Nesta semana, participei da reunião periódica do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, realizada em São Paulo. Na pauta, discutimos diversos assuntos, a matriz orçamentária, a greve na rede federal e a organização da Reditec, reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica que será realizada em outubro, em Fortaleza (CE).

reuniao_conif_aqgosto_2015_agostoTivemos também reunião com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro​, na quinta pela manhã. Fizemos falas bem contundentes da Rede Federal e expusemos a dificuldade por que estamos passando. Seis reitores se manifestarem e eu, inclusive, falei sobre a greve e apelei para a valorização dos servidores – principalmente dos técnicos administrativos. Pedi uma atenção especial às reivindicações dos servidores, nesse momento difícil.

reitora_IFSC_ministro_worldskillsTambém destaquei a necessidade da consolidação da Rede e da inclusão. O ministro acredita muito na força do nosso trabalho e reforçou a necessidade de superarmos esse momento para atendermos melhor quem mais precisa. Ficamos um bom tempo conversando e relatando nossa inserção nas regiões e a diferença que os institutos provocam, gerando transformação social e econômica. Ressaltamos que isso não pode parar. O ministro ressaltou muito que podemos diminuir o ritmo de crescimento, tendo em vista a crise econômica, mas não vamos parar com a melhoria da Rede Federal.

reitora_IFSC_worldskills-Na quinta, fomos visitar a WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo, que neste ano está sendo realizada em São Paulo. O evento começou na quarta-feira e segue até amanhã.O IFSC participa como um dos institutos que representam a ​Rede ​Federal com projeto da Mecatrônica, com os alunos Vitor Cunha e Volnei Resena Junior.

Greve

Na segunda, tivemos reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne todos os diretores-gerais dos câmpus. Por decisão do Codir, em virtude do quadro de greve dos servidores e da suspensão do calendário acadêmico de alguns dos câmpus, a Comissão Central Organizadora do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI 2015) optou por suspender o evento, que aconteceria de 25 a 27 de agosto no Câmpus Criciúma. Assim que as atividades no IFSC voltarem ao normal, a Comissão e o Codir vão analisar o contexto e decidir quais os procedimentos a serem tomados.

Em relação à greve, acordamos no Codir que cada câmpus, por meio dos seus colegiados, encaminha a suspensão ou não do calendário. Nesta semana, mais um câmpus suspendeu o seu calendário para aulas dos cursos técnicos e de graduação: o Câmpus São Miguel do Oeste.

Até o momento, então, temos 12 câmpus com as aulas suspensas: Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue, São José e São Miguel do Oeste – sendo que em Itajaí e em São Miguel do Oeste só estão suspensas as aulas de cursos regulares. Nos demais câmpus, as aulas estão ocorrendo. Mas, como pode haver servidores em greve, isso pode afetar o seu funcionamento.

Recebemos nesta semana o ofício do Comando de Greve do IFSC sobre os serviços essenciais. Tínhamos enviado documento no dia 29 de julho ao Sinasefe-SC solicitando um posicionamento sobre isso. Respondemos propondo a realização de reunião para mesa de negociação, tendo em vista que não foram atendidos alguns itens que consideramos essenciais para o funcionamento da instituição. Confira aqui o ofício que enviamos para o Comando de Greve.

A Assistência Estudantil foi considerada um serviço essencial. Os câmpus farão os pagamentos dos auxílios que estão em andamento e os câmpus que estão com alunos novos em aula encaminharão os pedidos para atendê-los.

Falamos também sobre o concurso público que precisamos lançar ainda neste ano. Estamos encaminhando administrativamente e vamos verificar na próxima reunião do Codir, no dia 31 de agosto, como podemos organizar e lançar edital em setembro. Se não fizermos o concurso neste ano, ficará uma situação bem difícil para alguns câmpus no ano que vem.

Conaes

Presidi na terça a reunião da Conaes, a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, tendo em vista a ausência do presidente, o professor João Carlos. Foi minha última reunião e me senti honrada em me despedir da comissão dessa maneira.

homeagem_reitora_IFSC_conaesFui indicada por dois mandatos pelo Ministério da Educação para contribuir com os desafios da avaliação. Participo desde 2009 e espero ter contribuído, pois tenho certeza de que aprendi muito e trago esse aprendizado para a Gestão no IFSC.

Existe o compromisso para garantir a participação dos Institutos Federais na comissão por meio da indicação de um representante nosso. Fiquei muito emocionada com a homenagem que meus colegas prestaram, me entregando uma placa. Obrigada e tenho certeza que sentirei saudades!

Outros assuntos:

– Professores em destaque: Os professores de Física Vinícius Jacques, do Câmpus São José, e Diogo Chitolina, do Câmpus São Miguel do Oeste, foram selecionados para conhecer o laboratório da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), o maior e mais importante laboratório de Física do mundo. Eles vão participar do projeto Escola de Física do CERN. Para a etapa 2015, foram selecionados 22 professores brasileiros e tivemos esses dois docentes do IFSC contemplados. Leiam a matéria completa no nosso site. Fiquei muito orgulhosa! Parabéns!

– Representação estudantil: Na reunião do Colégio de Dirigentes, definimos também os câmpus que querem os containers para a representação dos alunos. Segundo a solicitação e o aceite da direção dos câmpus, serão os seguintes: Lages, Garopaba, Geraldo Werningaus, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Criciúma, Itajaí, São José, Joinville, Gaspar e Chapecó. Já fizemos empenho e a empresa licitada tem 30 dias para fazer a base em que será colocada a estrutura e mais 30 dias para entregar completo. Esperamos assim atender a uma demanda dos estudantes, que terão um espaço apropriado para fortalecerem suas discussões e a atuação em prol dos alunos.

– Dia do Estudante: Falando nisso, no dia 11 de agosto foi o Dia do Estudante. Deixo aqui meus parabéns.  Vocês são a razão do nosso trabalho e têm o poder de transformação para um mundo melhor. Sabemos que em alguns câmpus estamos com as aulas paralisadas e isso gera angústia em alguns estudantes, mas pedimos a compreensão pelo momento que o IFSC está vivenciando. Tenham certeza de nosso compromisso na reposição das aulas.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.