Resultado Enem e greve

laboratorio_chapecoEsta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Ficamos muito felizes e orgulhosos com o desempenho do IFSC! Entre as escolas públicas do Estado – federais, estaduais e municipais – ocupamos 5 das 10 primeiras colocações.

Em primeiro, segundo e terceiro lugares no ranking aparecem os Câmpus Joinville, Chapecó e Florianópolis, respectivamente. Entre as dez melhores escolas públicas de Santa Catarina, ainda aparecem o Câmpus São José, em quinto lugar; e o Câmpus Gaspar, em nono.

laboratorio_joinvilleA Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica teve um ótimo desempenho no Enem 2014. O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) teve a melhor nota entre todas as escolas públicas do País. Esse resultado mostra que a educação profissional, mesmo não tendo foco acadêmico, faz com que o conteúdo faça sentido para o aluno.

campus-joinvilleA formação do ensino médio aliada ao técnico faz com que o estudante compreenda a matéria estudada em sala de aula na prática. No ensino regular, essa compreensão ainda é abstrata. Isso nos faz pensar que essa deva ser a grande saída para a reforma do Ensino Médio. Compartilho aqui a reportagem veiculada pela RBS TV sobre o tema.

Quero parabenizar especialmente nossos alunos, servidores e gestores desses cinco câmpus. É o comprometimento de todos que faz com que nossa instituição seja referência na formação dos cidadãos catarinenses.

Greve no IFSC

Na tarde desta quinta-feira, foi realizada mais uma assembleia do Sinasefe-SC, sindicato que representa os servidores do IFSC. Aguardamos um posicionamento oficial do Comando de Greve sobre os serviços essenciais, mas já sabemos informalmente que uma das deliberações da assembleia foi a manutenção do pagamento das bolsas dos alunos.

assembleia0608Até o momento, temos dez câmpus com as aulas suspensas: Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis,  Florianópolis-Continente, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue e São José. Nos demais câmpus, as aulas estão mantidas, porém alguns podem ter servidores em greve, o que afeta o seu funcionamento.

Na próxima segunda-feira (10), teremos reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir. Vamos discutir coletivamente o impacto da greve nos processos institucionais e decidir qual a melhor forma de encaminhá-los, para preservar a instituição, os servidores e os estudantes.

A greve é um momento excepcional,  em que são necessários cuidados e encaminhamentos para que as perdas da paralisação não sejam irreparáveis. Aos nossos alunos, peço que tenham paciência. Assim que a greve acabar, trabalharemos para que todas as atividades sejam repostas.

Homenagem aos pais

Cartão_2015-paisNesta sexta-feira, tivemos uma confraternização na Reitoria em homenagem ao Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo. Desejo um feliz Dia dos Pais a todos os nossos alunos e servidores que já são ou que ainda serão pais. Aproveitem o dia para agradecer e compartilhar momentos com essa pessoa tão especial em nossas vidas.

Crédito da foto da Assembleia do Sinasefe-SC: Fábio Meincheim