Atividades no IFSC

Esta semana, conforme calendário, estava marcado o início do semestre letivo 2015.2 no IFSC. No entanto, devido ao movimento de greve, alguns câmpus suspenderam o início das aulas por não terem condições necessárias para isso. Até o momento, as aulas estão suspensas nos seguintes câmpus: Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue e São José. Porém essa situação ainda pode ter alterações. Recomendamos que os alunos acompanhem os comunicados publicados nos sites de seus câmpus para se informar sobre o andamento das atividades.

A suspensão ou não das aulas é decisão da direção-geral, em conjunto com o Colegiado do Câmpus, assim como a suspensão do calendário acadêmico do IFSC é atribuição do Colégio de Dirigentes (Codir). Como o movimento está acontecendo de diferentes formas em nossos câmpus, as decisões devem ser analisadas e tomadas tendo em vista cada conjuntura.

Quero esclarecer que a decisão de não suspender as matrículas dos novos alunos foi tomada pelo Codir, em reunião realizada no dia 10 de julho, considerando o impacto que isso tem na matriz orçamentária para o próximo ano. A matriz é constituída pelo número de alunos e pela quantidade de dias que esses alunos ficam cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), no ciclo de 12 meses. O sistema é gerenciado pelo MEC, e o IFSC faz a inserção no sistema na data da matrícula dos estudantes.

Por esse motivo, consideramos as matrículas como serviço essencial, o que precisa ser mantido durante o período de greve. Esta semana enviamos mais um oficio ao Sinasefe-SC, em caráter de urgência, solicitando a definição dos serviços essenciais, tendo em vista o que preconiza a Cartilha de Greve no Serviço Público, elaborada pelo Sinasefe. Disponibilizo aqui o ofício enviado. Me coloco à disposição do sindicato e do Comando de Greve para esclarecimentos e negociação desses serviços. Sabemos que em períodos de greve sempre há perdas, mas precisamos garantir que essas perdas não sejam irreparáveis para nossos alunos, servidores e para a instituição.

SONY DSC• Aula inaugural: na quarta-feira, participei da aula inaugural do curso técnico em Informática do Câmpus Tubarão, o primeiro presencial daquele câmpus. A aula foi ministrada por um profissional da área, Sonio da Rosa Scheper, que é proprietário de uma empresa de tecnologia e presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Tubarão e Região. Foi um momento muito bonito, fiquei feliz e emocionada em ver o câmpus em pleno funcionamento em tão pouco tempo. Trabalharemos agora para ampliar e fortalecer ainda mais a atuação do câmpus na região.

SONY DSC• Cepe: na quinta-feira, participei da posse dos novos membros do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, o Cepe. Atuar nesse colegiado é muito desafiador, porque todos os processos das nossas atividades fins – que são o ensino, a pesquisa e a extensão – passam por ele. Precisamos, cada vez mais, fortalecer a atuação das representações nesses colegiados, legitimando as decisões coletivas.

• Consup: também na quinta-feira, foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) do IFSC, convocada para atender a uma solicitação da Comissão Eleitoral Central de emissão de resolução suspendendo o calendário eleitoral. A resolução já está publicada no site do Consup (clique aqui para acessar).

defesa-walquiria• Defesa de mestrado: na segunda-feira, assisti à defesa da dissertação no Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC da servidora Walquíria Martins, realizada no auditório da Reitoria. Parabéns pela vitória e sucesso nas próximas conquistas.

• Diretoria de Administração: hoje tivemos aqui na Reitoria a despedida do Rafael Zanin, nosso diretor de Administração, que decidiu voltar para o Câmpus Joinville. Ele será substituído pela servidora Sibelle Cardoso. Agradecemos ao Rafael pelo trabalho, empenho e compromisso. Sentiremos saudades! Para a Sibelle, desejamos sucesso no novo desafio. Conte com a gente!