Assembleia e visita do ministro

assembleiaEsta semana participei da assembleia geral do Sinasefe-SC, realizada na terça-feira no Câmpus Florianópolis, para falar sobre a manutenção dos serviços essenciais durante o período de greve. Já enviamos ofício ao Comando de Greve propondo que sejam mantidos os seguintes serviços: liquidação de pagamentos, folha de pagamento (servidores e bolsistas), matrículas e Sistec, protocolo, serviços e sistemas de redes e suporte TI, Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), compras, ingresso e comunicação. Disponibilizo aqui o ofício enviado.

Esclarecemos ainda aos servidores presentes que em momento algum questionamos a legalidade do movimento. Estamos apenas preocupados em cumprir as formalizações necessárias a fim de preservar os nossos servidores e a própria instituição. Respeitamos o movimento e acreditamos que as reivindicações sejam legítimas, ao mesmo tempo em que temos que garantir os 200 dias letivos aos nossos alunos.

Ressaltamos que a efetivação da matrícula dos novos alunos é essencial para garantirmos orçamento, tendo em vista que a matriz orçamentária é constituída pelo número de alunos e de dias desses alunos no sistema Sistec. Aguardamos o posicionamento do Comando de Greve sobre os serviços essenciais.

Visita do ministro

Na quinta-feira estive m Joinville em reunião com o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro para apresentação pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) do Movimento A Indústria pela Educação, que é uma iniciativa para melhorar a formação de profissionais e cidadãos capazes de atender as demandas atuais e futuras dos setores produtivos da indústria. Como reitora do IFSC, faço parte do Conselho de Governança desse Movimento.

ministro-fiesc2Durante o encontro, tive a oportunidade de falar sobre a inserção do IFSC no estado e da nossa articulação com o setor produtivo. Como viemos da antiga Escola Industrial, temos uma longa tradição na área da indústria, apesar de hoje atuarmos em outros eixos também. Ressaltei a importância de termos essa parceria intensificada, a fim de fortalecer a pesquisa aplicada e melhorar a qualificação dos nossos trabalhadores.

O reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Francisco Sobral, também esteve presente no encontro. Esse contato com o ministro foi muito importante para mostrar que os Institutos Federais são protagonistas no estado na qualificação do trabalhador, na pesquisa aplicada, formando cidadãos felizes e realizados pessoal e profissionalmente.

ministro-fiescNa ocasião também tive a oportunidade de entregar ao ministro e outras autoridades presentes o DVD da Orquestra e do Coral do IFSC, que será lançado em breve. O ministro elogiou o repertório e ficou muito feliz com o presente. O material ficou muito bonito e emocionante! Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto e parabenizar pelo belo trabalho.

• Reunião com o secretário: o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, também esteve em Joinville acompanhando o ministro. Conversamos sobre questões como o RSC para TAEs e o TAE Substituto, propostas que já estão sendo encaminhadas pelo Conif. Reforçamos também junto a ele a mobilização para a valorização dos nossos servidores e atenção ao movimento de greve para que se consiga resolver o mais rápido possível.

• Mestrados: além do mestrado para os servidores da Rede Federal que já comentei aqui no blog na semana passada, o IFSC submeteu outras três propostas à Capes: Práticas Educativas e Formação Docente; Inovação Tecnológica; e Clima e Ambiente. Estamos agora na expectativa sobre a análise desses projetos. O resultado deve sair ainda este ano.

Últimos dias: terminam neste domingo, 26 de julho, as inscrições para 84 cursos de qualificação profissional. Ao todo, estamos ofertando 2.567 vagas em 22 cidades, todas para início no segundo semestre desse ano. A lista com todos os cursos está disponível no Portal do IFSC, onde também é possível fazer sua inscrição. Aproveite essa oportunidade de se qualificar gratuitamente!

Foto assembleia: Ana Carolina Madeira
Fotos Fiesc: Heraldo Carnieri