Eleições e Conif

Nesta segunda-feira (6), o Conselho Superior do IFSC aprovou o regulamento do processo de consulta eleitoral e deflagrou o processo para a escolha do reitor e dos diretores-gerais dos câmpus Araranguá, Canoinhas, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Jaraguá do Sul Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Este será o maior processo eleitoral já vivenciado pelo IFSC, com eleições para os cargos de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus.

Ficou decidido que as eleições ocorrerão em turno único com votação presencial em cédula de papel e serão realizadas em 10 de setembro. Confiram mais detalhes na matéria publicada no Portal do IFSC.

Conif

conifNesta semana, tivemos mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta, tratamos sobre bolsas do programa Pibid, Reditec, análise de estruturas CDs e FGs da Rede Federal e proposta orçamentária para 2016.

Apresentamos a proposta do mestrado profissional em rede em educação profissional e tecnológica, que será coordenado pelo Conif. O corpo docente é composto por 167 professores, com 20 institutos como polo. Serão 400 vagas na primeira oferta, que poderá se ampliar à medida que o programa for se consolidando. O APCN (Avaliação da Proposta de Curso Novo) será submetido à Capes e vamos articular a implantação assim que for aprovado. Estamos muito felizes e otimistas com nossa proposta. Trabalhamos já há algum tempo para construir esse projeto.

• Codir: tivemos hoje a última reunião do semestre para definirmos questões relevantes do concurso público que será organizado no segundo semestre. Foi feita uma avaliação dos processos anteriores e, a partir disso, decidimos coletivamente os critérios, a forma de execução, a pontuação e todos os procedimentos relevantes. Essa construção coletiva fortalece o concurso e a própria instituição, assim como todos os processos institucionais que sempre priorizam a participação da comunidade acadêmica. Isso evidencia o amadurecimento dos nossos servidores e também dos nossos colegiados.

•  Greve no IFSC: esta tarde tivemos uma reunião com representantes do Sinasefe-SC e do Comando de Greve. Destacamos que não recebemos nenhuma notificação oficial sobre o movimento de greve. Conforme a Cartilha de Greve no Serviço Público, a instituição precisa receber essa notificação 72h antes do início do movimento. Foi acordado que, assim que recebermos o documento oficial, o prazo será cumprido e faremos os procedimentos necessários para definição dos serviços essenciais e demais encaminhamentos.

• Cursos de qualificação: nesta semana, abrimos inscrições para 84 cursos de qualificação profissional. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.567 vagas em 22 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Guaramirim, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, São Carlos, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. Mas informações no Portal do IFSC.

• Aprovados: E foi divulgado também o listão com os aprovados no nosso processo seletivo 2015.2. Parabéns aos nossos mais novos alunos! Para quem não conseguiu desta vez, as inscrições para o próximo processo começam no dia 16 de setembro.

Nossos alunos e docentes iniciam hoje um período de merecidas férias. Aproveitem bem e descansem, recarreguem as baterias para o próximo semestre!