Mais inaugurações e viagens

Olá!

Na sexta passada, como comentei, fui à inauguração do Câmpus Tubarão à noite. Foi uma importante conquista para região, já que o IFSC é a primeira instituição pública de ensino técnico e superior a atender a Associação dos Municípios da Região da Laguna.

inauguracao_tubarao_IFSCNa solenidade, lembrei que os desafios da construção desse câmpus começaram com a escolha do terreno, já que tínhamos algumas opções e conseguimos escolher o local atual, pois é o que melhor atende às nossas necessidades.  Agradeci às equipes da Polícia Rodoviária Federal, do DNIT e da prefeitura que foram nossos parceiros para que essa área fosse cedida ao IFSC.

Com a entrega dessa obra, nós vencemos uma etapa, mas sabemos que teremos muitas pela frente. Nosso compromisso é com a transformação social e com a construção de um País mais justo. E ficamos felizes de poder contribuir com esse movimento de mudança a partir do nosso Câmpus Tubarão.

inauguracao_saocarlos_IFSCNa segunda, foi a vez de São Carlos receber oficialmente o nosso câmpus. Com a inauguração do Câmpus São Carlos, o IFSC possui agora seis unidades de ensino na mesorregião Oeste, o que faz dessa região a que mais possui câmpus da instituição.

Ficamos contentes com essa constatação, pois a interiorização da Rede Federal é um grande desafio. O Brasil passou séculos de costas para o interior e precisa buscar entender quais são os anseios das populações que moram nessa área.

Com a expansão da educação profissional e tecnológica a partir dos Institutos Federais, o Governo tem buscado correr atrás e dar oportunidade às pessoas dessas localidades para que não precisem sair de suas cidades para estudar. Melhor ainda é que cada câmpus do IFSC busca oferecer cursos de acordo com os arranjos produtivos locais, incentivando que os alunos, depois de formados, permaneçam em seus municípios e ajudem no desenvolvimento econômico e social da região.

campus_urupema_IFSCE hoje à noite, para fechar, é a entrega do Câmpus Urupema à comunidade após a conclusão da obra do bloco 2. O novo prédio irá quadruplicar a estrutura física atual do câmpus.

Quando começamos esse movimento de interiorização, havia muita resistência pelo receio de que isso iria precarizar os câmpus já existentes. A cada câmpus que entregamos, temos a certeza de que foi uma decisão acertada expandir para o interior, pois existe essa necessidade social. Estamos mostrando que não só foi possível construir novas unidades, mas também, graças a essa expansão, conseguimos melhorar a estrutura de todo o IFSC pela atuação em Rede.

Webconferência com servidores

Nesta quinta, tive uma experiência bem legal com nossos servidores. Diante das diversas solicitações de agenda e da distância regional entre alguns câmpus e a Reitoria, reservei a tarde de quinta-feira para conversar com os servidores por webconferência.

Os interessados puderam agendar horários e atendi cada um separadamente. Foi uma experiência bem importante que nos aproxima dos servidores, me permite ouvir suas necessidades e atender suas solicitações na medida do possível.Tivemos uns problemas técnicos, mas conseguimos interagir e encaminhar as questões mesmo assim.

Minha agenda está aberta a todos os servidores. Quem tiver interesse, pode agendar um horário com a chefia de Gabinete que veremos como atender, presencialmente ou por webconferência.

Insalubridade

Estive no Câmpus Joinville para conversar com professores do curso de Enfermagem sobre insalubridade. Quando estive em Chapecó, nesta semana, alguns servidores também me questionaram sobre isso e sei que o assunto está causando algumas dúvidas. Nós temos contradições na legislação  sobre o assunto. Entregamos, inclusive, ao secretário da Setec/MEC, Marcelo Feres, um ofício consultando sobre a questão e estamos aguardando um retorno. Os servidores podem conferir o ofício clicando aqui.

Entendemos os pontos levantados pelos servidores sobre o direito à insalubridade e queremos uma aplicação igual para todos. Esse é um assunto também discutido no Conif.

Então, eu peço que os servidores fiquem tranquilos, pois essa é uma questão que tem toda nossa atenção e estamos buscando resolver. Enquanto não temos um posicionamento do Ministério, não tomaremos nenhuma medida que possa prejudicar nossos servidores.

Posse de servidores

Nesta sexta de manhã, tivemos no auditório da Reitoria a posse de 28 servidores, que vão atuar em 14 câmpus. Desejo boas-vindas aos nossos colegas docentes e técnicos administrativos. Sabemos que algumas pessoas fazem concurso para um local na expectativa de já conseguir ir para outra cidade, principalmente, para a região da Grande Florianópolis. Mas isso está ficando difícil, porque, neste momento, as vagas que temos são para atender os câmpus do interior que ainda estão se consolidando e têm mais necessidade de pessoal.

Conforme forem abrindo vagas, existe o processo de remoção de acordo com os editais internos que temos publicado. Nossa instituição se preocupa em fazer a movimentação dos servidores na medida do possível e das necessidades institucionais. Contamos com vocês para melhorar ainda mais a nossa atuação e transformar a vida das pessoas que precisam da educação profissional.

Outros assuntos

concerto_orquestra_IFSCConcerto beneficente: Na terça à noite, assisti ao concerto beneficente da Orquesta e do Coral do Câmpus Florianópolis do IFSC, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Mais uma vez, deram um show com o espetáculo “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Parte da arrecadação foi destinada ao Banco de Cadeiras de Rodas criado pelo Rotary Trindade em prol da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos. A outra parte será destinada para a Fundação Rotary e para a execução de outros projetos sociais do Rotary Club e de seus clubes de Novas Gerações. Parabenizo os envolvidos pela iniciativa de promover a cultura e ainda ajudar quem precisa.

• Falecimento: Ontem faleceu uma servidora aposentada da Reitoria, a Norma Aparecida Flávio Fernandes, que trabalhou na Pró-Reitoria de Administração. Lamentamos e nos solidarizamos com a família e os amigos.

Agora à tarde, sigo viagem então para a cidade mais fria do Brasil para mais um momento que, tenho certeza, será muito marcante para o município e para nós todos. Semana que vem eu conto como foi a entrega do Câmpus Urupema!

Até lá!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.