Inauguração, Reuniões e Viagem

Olá!

Comecei a semana com a reunião do Colégio de Dirigentes, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Tratamos de diversos assuntos, mas quero destacar que conseguimos aprovar o programa de capacitação em Gestão para nossos técnicos-administrativos, que construímos em parceria com a UFSC. O curso terá 180 horas, com atividades presenciais, a distância e estágio no exterior. Estamos finalizando cronograma e operacionalização para lançar a seleção em julho, com previsão de início das aulas em agosto. Esse curso faz parte da proposta de mestrado em Gestão Universitária que estamos também construindo em parceria com o mesmo departamento da UFSC.

Em breve, divulgaremos os detalhes. Sabemos da demanda dos nossos técnicos em se qualificarem e esperamos atender parte dessa expectativa com esse curso.

Em relação aos Jogos do IFSC, realizados na semana passada, já fizemos um levantamento prévio dos custos do evento, que foram inferiores ao evento do ano passado. Houve grande participação dos estudantes e quem estava lá sentiu a importância desse evento para nossos alunos. Falamos também sobre a questão orçamentária. Houve compromisso do MEC em garantir que não haverá cortes no custeio, sendo esses exclusivos no investimento.

Também aprovamos o calendário de ingresso para o processo 2016.1, que em breve será divulgado. Discutimos ainda sobre como aprimorar o processo de remoção atual, tendo a clareza de que, como o processo está hoje, com uma única rodada e lista de espera de um ano, temos mais agilidade e segurança institucional.

Outro debate foi sobre a instalação de circuito de câmeras de TV, que está sendo feita em vários câmpus para termos mais segurança. Estão surgindo dúvidas sobre como esse sistema vai funcionar e foi decidido que um grupo de trabalho irá preparar uma minuta de resolução sobre o assunto.

Mestrado para a Rede

Na quarta-feira, como coordenadora da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conif, tive uma reunião com o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, para tratarmos sobre a proposta do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo da reunião, com outros representantes do Conif e da Setec, foi apresentar e discutir a minuta de proposta trabalhada pela Comissão indicada pelo Conif/Forpog.

O diretor da Capes se mostrou muito receptivo à proposta deste mestrado em rede. Inclusive, apresentando outros exemplos de sucesso do tipo. Além de apresentar nossas dúvidas, também discutimos os possíveis modelos para nossa proposta. Na semana que vem, nos reuniremos para dar andamento na proposta para que possamos iniciar o processo de submissão. Vejam mais detalhes na matéria publicada no site do Conif.

Visita Setec

SONY DSC

Hoje pela manhã, recebemos no IFSC o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres. O secretário da Setec/MEC veio para a inauguração do nosso Câmpus Itajaí, logo mais, e abriu um espaço na agenda para conversar com nossos servidores e alunos no auditório da Reitoria.

Ficamos muito felizes com sua disponibilidade. Sabemos da angústia da nossa comunidade acadêmica em relação a diversas questões, ainda mais neste ano com cortes orçamentários. Em relação a isso, o secretário afirmou que o MEC está fazendo um esforço para que a restrição orçamentária seja a mínima possível. Ele foi enfático ao afirmar que o governo está mudando a velocidade do avanço, mas não está retrocedendo.

SONY DSCEm sua fala inicial, o secretário nos fez provocações em relação à nossa missão institucional e ao nosso papel enquanto instituto federal e disse que o Brasil tem condições de virar uma referência internacional em educação profissional. Após uma breve reflexão, os servidores puderam fazer questionamentos que foram respondidos pelo professor Marcelo.

Outro destaque que o secretário fez na conversa com os alunos é de que não houve e não haverá cortes nos recursos para Assistência Estudantil. Os estudantes também fizeram questionamentos sobre pesquisa, intercâmbio, Plano Nacional da Educação, entre outros pontos.

É muito bom ver nossos alunos preocupados com essas questões e buscando esclarecimentos, afinal, defendemos uma gestão democrática e tudo funciona melhor com o envolvimento de todos.

Foi uma conversa muito rica. Fiquei bem feliz pela participação dos nossos servidores e alunos, presencialmente e também on-line, já que o evento foi transmitido ao vivo pela IFSCTV. Quem não conseguiu acompanhar a conversa ao vivo, inclusive, pode assistir à gravação no canal do IFSC no YouTube.

Outros assuntos:

  • Conselho Superior: Como eu estava em Brasília, quem me representou na reunião do Consup desta semana foi a nossa diretora-executiva, Silvana Lisboa. Foram aprovados 17 novos cursos entre técnicos, graduação e especialização. Também foram homologados os resultados das eleições para o Cepe e as Comissões Eleitorais.
  • IFB: Participei da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, como conselheira externa. É muito bom poder contribuir com outros institutos, pois sabemos que esse olhar externo só agrega.
  • reuniao_Unicamp_IFSCMinter: Na quinta, tive uma reunião com o professor Luis Enrique Aguilar, da Unicamp. Estamos elaborando nova parceria para qualificação dos servidores. Já tivemos um Minter em Educação com eles e esperamos ampliar nosso relacionamento.

E agora à tarde estou indo para Itajaí para um momento muito esperado por todos: a inauguração da sede definitiva do Câmpus Itajaí. Vocês acompanharam por aqui a nossa luta para que esse momento chegasse.

Com certeza será um momento de muita emoção, pois essa obra ficou muito tempo parada e brigamos muito para ter o direito de construir esse câmpus e de finalizar essa obra. Como disse para o juiz nas muitas vezes que fomos na Justiça Federal, uma empresa não pode ganhar de uma escola.

A solenidade de hoje à noite será o início de uma nova fase para o desenvolvimento da região. Na semana que vem, eu conto como foi esse momento que, com certeza, será inesquecível.

E neste domingo teremos o vestibular para nossos cursos de graduação em sete cidades do estado. Desejo boa prova aos candidatos e um bom trabalho aos nossos alunos e servidores envolvidos na organização.

Até semana que vem!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.