Jogos do IFSC

jogos_IFSC_abertura_geralNesta semana, estamos tendo a quarta edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina, mais conhecido por nós como JIFSC. O evento está sendo realizado na Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre, em Joinville, e só termina amanhã.

Estou em Joinville desde quarta-feira para participar da abertura dos jogos e acompanhar esse grande evento que cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2012, tivemos 190 alunos participando dos jogos. Em 2013, foram 480 estudantes e, em 2014, 900.

Na edição deste ano, temos cerca de 1,1 mil alunos envolvidos. De quarta até hoje, estão acontecendo os jogos dos cursos técnicos integrados e concomitantes com Projetos Pedagógicos dos Cursos unificados. Amanhã será a vez dos jogos dos demais cursos – técnicos concomitantes e subsequentes, graduação, pós-graduação, Proeja, Formação Inicial e Continuada e Pronatec.

abertura_JIFS_2015_reitoraA cerimônia de abertura teve início com apresentações da Companhia de Dança Liliana Vieira, que tem como coreógrafa Daniela Cristina Viana, servidora do Câmpus Joinville. Na sequência, foi realizado o desfile das delegações, com a participação de 11 câmpus: Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, São José e São Miguel do Oeste. Alunos do Câmpus Joinville fizeram uma entrada diferenciada, trazendo as simbologias da cidade como os príncipes, as flores e a dança. Alunos do Grêmio também deram as boas-vindas, assim como o diretor do Câmpus Joinville, Maurício Taques, anfitrião do evento.

jogos_IFSC_aberturaEstou emocionada com tudo que estou presenciando nesta semana. O evento está maravilhoso! Fomos muito bem acolhidos na cidade e pelo pessoal do nosso Câmpus Joinville. E os servidores envolvidos na organização estão de parabéns! Organizar um evento para mais de mil alunos é muito complexo, pois envolve, em primeiro lugar, a segurança dos nossos estudantes e, claro, a organização dos jogos em si. Está tudo funcionando muito bem: as tabelas dos jogos, os horários das partidas, a logística de alimentação, hospedagem e transporte.

jogos_IFSC_criciumaNossos alunos estão muito felizes e isso nos contagia. Os jogos não são apenas uma competição, mas sim uma disputa saudável que envolve, acima de tudo, companheirismo, respeito, superação, equipe e amizade. Nossos estudantes aprendem a lidar com a frustração, que faz parte da vida também, e por isso esse evento é tão importante.

jogos_IFSC_abertura_alunosA educação plena também é mostrar aos alunos tudo isso, ensinar a conviver com diferenças, respeitando pessoas e regras. Enfim, tudo isso faz parte da construção da cidadania que também é nossa missão como instituição de educação.

Os jogos ainda nem terminaram e sei que sentirei saudades da convivência, da alegria e do carinho.

– Pronatec: Aproveitei a vinda para Joinville para me reunir com as coordenadoras do Pronatec do câmpus. Ainda estamos com problemas no financeiro específico do Pronatec. Recebemos recursos essa semana e estamos pagando as prioridades, que são as bolsas dos alunos e outras externas. Quero esclarecer que o financeiro vem determinado em cada rubrica e não podemos fazer trocas internas, por isso os pagamentos estão sendo feitos dessa maneira. Estou sempre solicitando à Secretaria de Educação Profissional do MEC essa prioridade. Aos poucos, estamos resolvendo essas questões. Queremos continuar atendendo as pessoas com os cursos do Pronatec, por isso nosso pessoal tem se esforçado ao máximo para manter essas ofertas.

– Conif: Nesta semana, teve mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Mas o encontro foi em Boa Vista (RR) e não pude ir, então acompanhei uma parte por webconferência. O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Luciano Toledo, participou da reunião novamente e falou sobre os limites do orçamento. Estamos atentos às questões orçamentárias e financeiras e a situação está se normalizando.

– Mestrado Rede: Nesta semana, a comissão que está elaborando uma proposta de mestrado para servidores da Rede Federal teve uma reunião.  O Conif, a Setec e Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog) estão trabalhando articulados para viabilizar o projeto e submeter à Capes.

– Propicie: Nesta semana, lançamos edital da oitava edição do Programa de Intercâmbio do IFSC, o Propicie. São 18 vagas para alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Além de permitir a realização de projetos em instituições estrangeiras, pela primeira vez, o programa possibilitará o intercâmbio em outras instituições nacionais. Os nossos estudantes têm até o dia 23 de junho para se inscrever!

– Cursos de qualificação: E domingo terminam as inscrições para nossos cursos de qualificação. Estão sendo ofertadas 1.048 vagas em 13 cidades. Vejam as informações no nosso Portal e divulguem!

E neste domingo também teremos o exame de classificação para nossos cursos técnicos com início no segundo semestre deste ano. Temos 7.926 candidatos disputando 2.440 vagas. As provas serão realizadas nos municípios de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê.

Desejo boa prova a todos os candidatos e um bom trabalho aos nossos servidores e alunos que vão trabalhar nesse dia!

Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.