Eventos, parceria e reuniões

Iniciei a semana assinando um convênio com o nosso já parceiro Instituto Politécnico do Porto para dupla diplomação. O objetivo é que os alunos de pós-graduações stricto sensu possam ser certificados tanto pela instituição de origem como pela instituição estrangeira. Os cursos de mestrado em Mecatrônica e em Proteção Radiológica do Câmpus Florianópolis serão os primeiros do IFSC a analisarem essa oportunidade.

SONY DSCMantemos parceria com o IPP desde 2010 e essa é a instituição que mais recebeu nossos alunos pelo Propicie, nosso programa de intercâmbio. Ficamos bem felizes de ampliar ainda mais esse nosso relacionamento! Estamos estudando outra possibilidade de ofertar uma qualificação para nossos servidores com essa instituição portuguesa.

Registros Acadêmicos

Participei na segunda de manhã da abertura do Fórum de Registros Acadêmicos do IFSC. Quero destacar a atuação em rede dessa área que, a partir da criação da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), em 2012, passou a estabelecer um trabalho ainda mais integrado e com dados mais seguros. No último Censo da Educação Superior, tivemos zero de erro, o que demonstra a qualidade do trabalho que está sendo feito.

SONY DSCTratamos também das inconsistências apresentadas nas listas para as eleições do Cepe e das comissões eleitorais dos estudantes. Foram feitas revisões em todas, porém como ressaltado no blog da semana passada, essa situação será resolvida com o novo Sistema Acadêmico.

Os servidores dos Registros Acadêmicos serão fundamentais para essa implantação. Ressaltei que eles são referência na rede federal pelo trabalho consistente e comprometido que desempenham!

Seminário Energias + Limpas

Na terça, participei do painel Desafios na qualificação profissional no setor de renováveis no 6º Seminário Energia + Limpa, promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que também sediou o evento. Dividi o painel com o diretor regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, e a moderação foi feita pelo professor da UFSC e diretor técnico do Instituto Ideal, Ricardo Rüther.

painel_energia_2015_IFSC_reitoraDestacamos que a capacitação para energia renovável exige metodologias também alternativas. Salientei que a formação de pessoas capacitadas em energias renováveis é uma forma de contribuição ao desenvolvimento ambiental. Temos hoje a necessidade não apenas do desenvolvimento tecnológico, mas também de sustentabilidade.

Nesse sentido, temos o projeto IFSC Sustentável e o desafio de instalar placas fotovoltaicas nas nossas estruturas, além de ampliar nossos projetos de pesquisa dentro dessa temática.

• Auditoria: Na terça, tive uma reunião com os auditores internos do IFSC para tratar das atividades, da regionalização e do trabalho importante desse órgão, que é de apoio, suporte e melhoria dos nossos processos e não de fiscalização. Precisamos avançar e estamos à disposição para melhorar esse contexto.
  • Capacitação TAEs: Ontem também estive na UFSC para tratar com o professor Pedro Mello, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC, do curso curso em Gestão e Liderança para os nossos técnico-administrativos. Estamos com uma proposta bem encaminhada e que será apresentada no próximo Colégio de Dirigentes. Em breve, já pretendemos iniciar o processo de implantação desse curso.
  • Cepe: E hoje saiu o resultado da eleição do nosso Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Vejam aqui os novos integrantes. Parabéns aos titulares e aos demais que também concorreram!

Quero terminar o post desta semana mais curta com dois lembretes: as inscrições para o Enem 2015 terminam nesta sexta e, na segunda, teremos as eleições para as comissões eleitorais. Portanto, alunos e servidores, votem e participem desse importante momento do IFSC!

Bom feriado a todos!