Fórum Mundial de EPT

Olá!

Passei a semana em Recife participando do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O tema desta edição foi Diversidade, Cidadania e Inovação.

caravana_IFSC_IIIFMEPTEste é um evento muito importante de discussão e mobilização. Em 2012, o IFSC coordenou a segunda edição realizada em Florianópolis. Temos a oportunidade de discutir temáticas relevantes para a Rede Federal, apresentar um pouco do que fazemos e conhecer trabalhos bem interessantes de outras instituições.

A reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, foi, inclusive, realizada em Pernambuco para que os gestores já pudessem prestigiar o evento na sequência. Nessa reunião, falamos da conjuntura nacional e dos cortes orçamentários. O novo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Luciano Toledo, participou da reunião e ressaltou que teremos a garantia do custeio e alguns cortes no investimento.

reuniao_conif_IFSC_IIIFMEPTAinda não sabemos percentuais, porém sabemos que teremos problemas nos limites, tanto nas cotas de empenho como financeiro e vamos ter que administrar coletivamente essas dificuldades. Por isso que ressalto sempre a questão do planejamento participativo em que todos decidem quais as prioridades – tanto nos câmpus quanto na Reitoria. Demos encaminhamento também à elaboração da proposta de mestrado em Rede que vamos submeter à Capes, definindo a comissão e as reuniões de trabalho.

autogestionada_meteorologia_IIIFMEPT_IFSCNo Fórum Mundial, pude acompanhar a apresentação de uma das atividades autogestionadas do IFSC, do nosso curso de Meteorologia do Câmpus Florianópolis, sobre Sistema Integrado de Monitoramento de Eventos Extremos. Parabéns aos alunos e servidores envolvidos! Foi muito boa!

assinatura-finlandiaNa quarta à tarde, participei do Seminário de Avaliação do Programa VET – Professores do Futuro, um programa de educação continuada para professores das redes federais de ensino interessados em aprender a experiência finlandesa na união de teoria e prática no ensino. Nossos professores Suzy Pascoali e Fernando Pacheco apresentaram seus projetos e receberam certificado. Temos mais a professora Joelma Kramer que continua na Finlândia. Assinamos também um convênio com a Universidade da Finlândia para possibilitar o intercâmbio de alunos também.

18211578845_510d80f4c6_zNa quinta-feira, mediei a conferência: Debate na Educação Profissional e Tecnológica sobre as questões intergeracionais de gênero, etnoculturais e ambientais, com Márcio Adriano de Azevedo (IFRN) e Cristina Buarque (Fundaj). Foi uma discussão muito rica, os conferencistas apresentaram reflexões importantes e os desafios que nossa Rede tem para transformar a vida das pessoas e a conjuntura das desigualdades que ainda enfrentamos. Trouxe muitas ideias para avançarmos nesses temas no IFSC.

Participei da atividade autogestionada “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação no contexto dos Institutos Federais: Desenvolvimento local, sustentabilidade e emancipação social”. Os debatedores foram José Luís Gordon (Embrapii), Renato Dagnino (Unicamp) e Domingos Leite (UTFPR). Foi muito bom participar da mesa e constatar os diferentes pontos de vista em relação à pesquisa e inovação na Rede. Meu destaque foi dado ao potencial dos institutos federais e a dificuldade de fomento para intensificar a inovação. As agências de fomento utilizam métricas mais acadêmicas, o que dificulta o acesso dos institutos federais. Estamos atuando sempre para mudar esse contexto!

11234922_947551441964130_1889491929957527930_nTambém acompanhei o concerto de violões do Câmpus Lages, projeto de extensão do professor Conrado Bach Neto Júnior. Estive na Feira de Economia Solidária, em que o IFSC ministrou a oficina “A economia solidária catarinense no Mulheres Mil e Mulheres Sim como política institucional e e quatro vivências nos câmpus do IFSC”, além da participar da mostra expondo produtos catarinenses e artesanato regional do Vale do Itajaí.

fmeot_IFSC_mulheresmilVisitei também a Mostra de Inovação Tecnológica. O IFSC teve dois projetos nessa mostra: Desenvolvimento de um protótipo para a fermentação e maturação controlada de mosto para cerveja artesanal e Desenvolvimento de chucrute potencialmente funcional com redução de cloreto de sódio e adição de condimentos.

unnamed3Marcamos presença também com pôsteres e oficina na Feira de Gastronomia, dada pelo professor do Câmpus Florianópolis-Continente Wilson Cordeiro, sobre Produtos Regionais de Santa Catarina, Ostras do Litoral e Vinhos da Serra. Hoje pela manhã as alunas do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente Sofia Estefano Rosa e Nathália Bernardinetti representaram a Região Sul no Concurso de Gastronomia, que faz parte da programação do evento. Elas ficaram em primeiro lugar com a receita de arroz negro com bacalhau. Parabéns!

11224861_947551345297473_8729974544460330932_nE chamou a atenção do público o vídeo Besourinha do Câmpus Chapecó, que no ano passado venceu o concurso “Esporte para todos: meu roteiro de inclusão”, promovido pela TV Escola com o objetivo estimular a produção escrita e audiovisual de alunos do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, incentivando a criação de um roteiro de curta-metragem, cuja temática era “o esporte como agente de inclusão”. O curta-metragem foi exibido no Fórum e teve uma repercussão bem positiva.

Enfim, foram momentos maravilhosos que nossa Rede vivenciou que fortalecem e motivam nosso trabalho e nossa atuação!

Eleições no IFSC

Nesta semana, estavam previstas as eleições para membros do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, o Cepe, e das comissões eleitorais. Os dois processos serão feitos pelo sistema de votação on-line Helios. Tivemos que adiar para a próxima semana, pois tivemos uma inconsistência ao gerar a lista dos alunos aptos a votar.

É para evitar fragilidades como essas que investimos num Sistema Integrado de Gestão com um Sistema Acadêmico que nos permitirá extrair dados com mais segurança. Como eu já disse por aqui, vamos iniciar a implantação do sistema acadêmico em um projeto piloto com o curso superior de tecnologia em Mecatrônica do Câmpus Joinville a partir de agosto. No segundo semestre, faremos a análise e acompanhamento desse processo para a implementação do sistema em todos os cursos no ano que vem.

Quero lembrar que essas eleições serão on-line por uma deliberação do Conselho Superior do IFSC, após votação dos conselheiros. Ainda não há uma definição sobre a forma de votação nas eleições para reitor e diretores-gerais dos câmpus, que serão realizadas no segundo semestre deste ano. Isso só será feito na próxima reunião do Conselho Superior do IFSC, prevista para o dia 6 de julho.

A votação on-line para o Cepe será realizada no dia 2 de junho, e para as comissões eleitorais, no dia 8 de junho. É muito importante que os servidores e alunos se envolvam no processo, participem e votem nos seus candidatos.

Outros assuntos:

– Fórum Parlamentar Catarinense: Na segunda-feira, foi realizada a 1ª Reunião Macrorregional do Fórum Parlamentar Catarinense no Centro de Eventos da Fiesc, em Florianópolis. Como não pude participar porque estava em Recife, nossa diretora-executiva, Silvana Lisboa, foi representando o IFSC. Um dos pontos abordados foi o corte no orçamento. Solicitamos o apoio do Fórum para a liberação de emendas que já constam no nosso orçamento e apoio para melhorarmos a infraestrutura dos nossos câmpus.

– Cursos de qualificação: abrimos nesta semana as inscrições para 31 cursos de qualificação profissional. Estão sendo ofertadas 1.048 vagas em 13 cidades: Araranguá, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Palmitos, Ponte Serrada, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste e Vargeão. As inscrições terminam no dia 14 de junho.

Enem 2015: E o MEC abriu nesta semana as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. Dessa vez, o prazo é mais curto e termina em 5 de junho. A nota do Enem poderá ser usada para o ingresso nos cursos de graduação do IFSC em 2016.1.

Até a próxima semana!

Atualizado em 31.05.15

 

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.