Reuniões e viagens

Quero começar parabenizando os cursos superiores de Gastronomia e Hotelaria, do Câmpus Florianópolis-Continente, que obtiveram conceito máximo no processo de reconhecimento dos cursos. Nossos servidores e alunos comprometidos são os responsáveis por esse sucesso. Além disso, nossa obra de ampliação mostrou aos avaliadores a importância desses cursos para o IFSC. Parabéns e obrigada!

Retornei após uns dias de férias já com a agenda cheia de reuniões. Na segunda-feira, após a reunião de gestão com os pró-reitores, tivemos, no período da tarde, mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC.

Na pauta, tratamos sobre verba que os institutos federais deverão receber do MEC para garantir a participação de servidores e estudantes no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será no final do mês.

Aprovamos a contratação de um sistema para gerenciar os portais do IFSC. A complexidade da nossa instituição exige maior agilidade no acesso da comunidade e esperamos melhorar a disposição das nossas informações com esse novo sistema. Também aprovamos uma resolução para disciplinar a construção do Plano Anual de Trabalho 2016.

Discutimos ainda sobre proposta de ajuste na resolução 23, que trata da carga horária docente, e que será encaminhada ao Conselho Superior. Tratamos ainda do concurso público que teremos neste ano e que será aberto no segundo semestre. Também aprovamos a proposta de calendário acadêmico para 2016, que agora deve seguir para os câmpus fazerem seu calendário.

Viagens

reitora_enfermagem_joinvilleNa quarta pela manhã estive no Câmpus Joinville para participar da abertura da Semana da Enfermagem. O curso de Enfermagem realiza um trabalho social e integrado que traz benefícios aos estudantes e à comunidade. Foi muito legal ver a articulação dos câmpus Joinville e Florianópolis, já que ambos possuem curso técnico em Enfermagem, com alunos e servidores envolvidos nesse evento.

reitora_joinville_IFSC_abertura_enfermagemVer a área da saúde atuando em rede é um exemplo do que defendemos em termos de integração, já que somos uma só instituição e ações assim nos fortalecem. O ideal seria que o IFSC pudesse oferecer o curso técnico em Enfermagem em todas as regiões do Estado, devido à carência de profissionais formados na área.

reitora_homenagem_araranguaDepois fui ao Câmpus Araranguá e à noite participei de uma solenidade na Câmara de Vereadores do município em homenagem aos sete anos de instalação do IFSC na cidade. Foi bem emocionante!

Agradeci e reiterei o compromisso do IFSC com a cidade. Sabemos que a articulação das lideranças locais para a instalação do IFSC foi fundamental para esse processo.  Somos muito gratos a toda comunidade de Araranguá por ter nos acolhido e nos apoiar nessa missão de promover a inclusão e formar cidadãos.

reitora_gaspar_SPPNa quinta-feira, participei da abertura do II Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica no Câmpus Gaspar. Destaquei que o IFSC tem essa grande e nobre missão: a formação de formadores. Também temos uma importante atuação, tanto na formação dos estudantes quanto na interação com as redes de ensino, para a transformação da educação básica do nosso País. E isso se dá pelos professores.

Nós temos esse desafio e isso só vai ser possível com união. Eventos como esse seminário servem também para fortalecer essa integração, além de discutir a pesquisa, que é o tema central do encontro e muito importante para a formação de professores. Esse evento é um momento fundamental não só de reflexão, mas também para consolidar um movimento de mudança na educação.

reitora_garobapaDepois estive no Câmpus Garopaba no projeto de Reitoria Itinerante. Conversei com os alunos sobre assistência e representação estudantil e as oportunidades que eles têm no IFSC. Com os servidores, tratamos do desafio com a ida para a sede definitiva, a compra de equipamentos para os laboratórios, a construção de do auditório e o projeto de um ginásio. Também assinei o termo de cooperação entre o IFSC e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna para oferta de cursos pelo Câmpus Garopaba. Já temos um projeto piloto e inovador no Câmpus em que o Governo Estadual oferta o Ensino Médio junto com o curso técnico dado pelo IFSC. É fundamental termos essa articulação para ampliar e otimizar nossa atuação.

SONY DSCNovos servidores

E nesta sexta tivemos a posse de 27 novos servidores no auditório da Reitoria. Fico muito feliz de ver a motivação com que esse pessoal entra na nossa instituição e tenho certeza que isso vai se manter no dia a dia de trabalho, pois atuamos com a transformação das pessoas.

• SIG: tivemos mais uma reunião sobre a implantação do nosso Sistema Integrado de Gestão para tratar da capacitação dos nossos servidores, fundamental para o sucesso do sistema.
  • Câmpus: na terça, tive reuniões com os diretores-gerais dos câmpus Caçador, Tubarão, Gaspar e São José. Tratamos sobre demandas específicas de cada câmpus.
  • reuniao_IFSC_UFSC_curso_TAECurso para TAEs: também me reuni nesta semana com o professor Pedro Mello, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC, para dar continuidade a nossa proposta de curso em Gestão e Liderança para os nossos técnico-administrativos. Recebemos a proposta de cronograma e orçamento e estamos ajustando para viabilizar o curso o quanto antes. Enquanto isso, nossos TAEs podem continuar enviando sugestões no tópico criado sobre o assunto no Fórum do IFSC.
  • reitora_IFSC_diadasmaesCafé: na segunda, promovemos um café da tarde especial para nossas servidoras em lembrança ao Dia das Mães. Foi muito bom termos essa pausa e esse momento de integração, principalmente com o Colégio de Dirigentes.
  • Médicos: marcamos uma reunião com os médicos do IFSC, mas só tivemos a presença do Douglas, com quem conversamos sobre como melhorar o atendimento aos nossos servidores.