Semana de Reuniões

Boa tarde!

Esta semana tivemos várias reuniões de trabalho. Na segunda, nos reunimos com o diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, para verificar o andamento da implantação do nosso Sistema Integrado de Gestão, o SIG. É importante ver que estamos avançando muito nesse sentido.

Destaco, por exemplo, a agilidade que temos com a publicação de portarias. Agora todo servidor recebe por email quando possui portaria em seu nome, tendo acesso imediato ao documento. Queremos que todos processos tenham esse ganho de qualidade e agilidade. Pelo tamanho da nossa instituição e pela quantidade de processos, esse é um trabalho bem complexo e que precisa do comprometimento de todos nossos servidores, afinal, envolve uma mudança de cultura. No site Integra é possível acompanhar esse processo.

Vamos iniciar a implantação do sistema acadêmico em um projeto piloto com o curso superior de tecnologia em Mecatrônica do Câmpus Joinville a partir de agosto. No segundo semestre, faremos a análise e acompanhamento desse processo para a implementação do sistema em todos os cursos no ano que vem.

Solicitamos à nossa área de TI ajuda para encontrar uma solução mais ágil e segura para o Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o Paevs. Queremos uma ferramenta que nos dê mais tranquilidade e agilidade, pois primeiro temos que ter o sistema acadêmico implantado para depois conseguirmos melhorar de forma mais definitiva essa questão.

Inovação em Turismo

seminario_turismoNa terça de manhã, participei da abertura do Seminário Brasil – Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo, realizado no auditório da Reitoria, na terça e na quarta. Especialistas dos dois países se reuniram para trocar experiências sobre tendências do turismo, cidades humanas e sustentáveis e smart destinations.

Temos o nosso Câmpus Florianópolis-Continente voltado para essa área e é um desafio já que até então tínhamos apenas cursos na área de tecnologia. O turismo é um setor cuja profissionalização tem sido cobrada das instituições. Por isso, a integração com os parceiros é fundamental, em especial essa parceria Brasil – Espanha, pois aprendemos juntos e podemos crescer juntos também.

Aluna em destaque

Na terça ainda tive uma reunião com nossa aluna do curso técnico integrado em Saneamento do Câmpus Florianópolis, Alícia Amâncio, uma jovem super engajada e que está mostrando que desde cedo é possível mudar o mundo. A nossa estudante ganhou um prêmio da UNFCCC, uma plataforma das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Alícia foi selecionada na categoria “Youth as Changemaker”, que premia o jovem que mais se destacou na militância pelo mundo sustentável.

aluna_aliciaCom o apoio do IFSC, nossa aluna embarcará para a Alemanha em junho para receber essa premiação e também para apresentar um trabalho acadêmico feito no IFSC sobre saneamento básico. Em novembro, ela também irá a Paris para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Alícia, é um orgulho te termos como aluna e representante da América Latina nesses eventos e saber que, por meio do nosso curso, estamos ajudando a fazer a diferença. Buscaremos apoiar da melhor forma teu trabalho que, pode ter certeza, já está mudando o mundo!

Conselho Superior

SONY DSCNesta quarta à tarde, tivemos mais uma reunião do Conselho Superior do IFSC.  Aprovamos o regulamento do processo de escolha dos componentes da comissão eleitoral central e das comissões eleitorais dos câmpus para eleição de reitor e diretores-gerais. O documento está disponível aqui. Ficou decidido que teremos uma votação on-line para a escolha das comissões eleitorais. Esse será o maior processo eleitoral da história da nossa instituição e temos que ter o cuidado para fazermos um processo transparente e que envolva e comprometa toda a comunidade acadêmica.

Também aprovamos cinco novos cursos. Já para agosto, teremos a oferta do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Gaspar e de Engenharia Elétrica no Câmpus Itajaí. Em 2016.1, teremos o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Canoinhas, o curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul) e o curso de especialização em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira no Câmpus Urupema.

Outros assuntos

  • Auditoria: na segunda também tive uma reunião com o nosso auditor-geral, João Clóvis, para tratarmos da proposta de regionalização da auditoria interna. Já atuamos dessa maneira, mas estamos sempre estudando formas de avançar e atender melhor os câmpus. A proposta passará para apreciação do Colégio de Dirigentes.
  • RBS: recebemos o diretor comercial e de marketing de jornais do Grupo RBS em Santa Catarina, Norton Fabrizziol, que se colocou à disposição para parcerias e para divulgação do nosso instituto.
  • Ubes: tive uma reunião com a diretora estadual da Ubes em SC, Andressa Versa. Ela veio solicitar apoio para representação estudantil do IFSC em reunião que a Ubes terá com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC durante o III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 26 a 29 de maio em Recife. Estamos aguardando a oficialização do pedido e da reunião para viabilizar o apoio. É fundamental essa articulação dos alunos!
  • Regimentos: iniciamos o processo de atualização dos regimentos internos dos câmpus. Compartilho aqui matéria do nosso site para mais informações.
  • Curso para TAEs: estamos avançando em relação à proposta de curso em Gestão e Liderança para os nossos técnico-administrativos. Tivemos mais uma reunião com o professor Pedro Mello, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC, e temos recebido várias sugestões de nossos servidores. Lembramos que existe um tópico no Fórum do IFSC para essa discussão e convidamos todos os TAEs a participarem ainda mais.

Entro de férias hoje e retorno no dia 11 de abril. Estou tirando esses dias agora, pois em janeiro tive que retornar ao trabalho mais cedo em função de várias demandas institucionais e do próprio Ministério da Educação. A diretora executiva, Silvana Lisboa, ficará como reitora em exercício na minha ausência.

Cartão_2015-trabalhadorTermino o post de hoje compartilhando nosso cartão do Dia do Trabalhador como homenagem a todos nós trabalhadores. Um bom feriado a todos!

Até mais!​

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.