Visitas aos câmpus

Esta semana estive nos câmpus Jaraguá do Sul, Gaspar e Itajaí para conversar com alunos e servidores.

No Câmpus Jaraguá do Sul, tivemos uma reunião com os alunos, coordenadores dos cursos e direção, para tratar de assuntos que já havíamos abordado em nosso encontro anterior na primeira semana de março e a carta de reivindicações que os alunos elaboraram. A carta traz pedidos de melhorias, especialmente em relação à infraestrutura do câmpus, que teve problemas com as chuvas.

Tivemos problemas no processo para resolução desses problemas desde então e nosso diretor de Administração, Rafael Zanin, irá para Jaraguá do Sul na próxima semana para ajudar o câmpus e dar mais agilidade na resolução dessas questões. Dentre as principais medidas que precisam ser resolvidas o quanto antes está o conserto do telhado, da central telefônica e das novas redes elétrica e lógica. E tratar de outros encaminhamentos também. Esperamos que com essa ajuda possamos resolver esses problemas o quanto antes para podermos dar um melhor atendimento aos alunos e proporcionar um ambiente melhor para os servidores.

visita-gaspar - Chapa PráxisNo Câmpus Gaspar me reuni com os alunos para tratarmos das mudanças no Regulamento Didático-Pedagógico, a programação do IFSC para o ano e as questões da representação estudantil. A perspectiva da oferta do primeiro curso de graduação deixa os alunos muito contentes. Com os servidores, falamos especialmente sobre as questões do concurso, que será realizado, independentemente do processo de harmonização dos cursos em andamento no IFSC. Vamos atender nossos câmpus na demanda de docentes e TAEs, tendo em vista os cursos em andamento e os que irão iniciar!

visita-itajaiEm Itajaí, conversei com os servidores e com os alunos sobre os desafios da instituição e esclareci dúvidas sobre nossos processos. Também tive a oportunidade de me reunir com os pais dos alunos do curso técnico integrado em Mecânica, que estavam em reunião no câmpus. Foi muito legal ter esse momento com um público tão importante para nós, mostrar o que é nossa instituição e nosso papel no desenvolvimento de Itajaí.

• servidores-xanxereXanxerê: no início da semana um forte tornado atingiu a cidade de Xanxerê e, felizmente, nosso câmpus não foi atingido. Alguns de nossos câmpus se mobilizaram e ficamos atentos às necessidades para ajudar a cidade. Os próprios servidores do câmpus, alguns inclusive que tiveram prejuízos, estão trabalhando para auxiliar aqueles que perderam praticamente tudo.
  • SONY DSCFórum de Empreendedorismo: esta semana tivemos o primeiro Fórum de Empreendedorismo do IFSC, com o desafio de tornar o IFSC uma instituição mais empreendedora e inserirmos essa temática nos nossos currículos. O Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) deste ano já terá como temática o empreendedorismo e a inovação, mas precisamos ainda de mais estratégias para alcançar esse objetivo e o Fórum é um primeiro passo para que o empreendedorismo faça parte de nosso dia a dia. Parabéns aos envolvidos!
  • evento-sextaEconomia Solidária: hoje pela manhã participei de um encontro organizado pelo Fórum Catarinense de Economia Solidária, para discutirmos as temáticas do protagonismo das mulheres e da economia solidária. O evento contou com a participação da Oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, e com o representante dos Objetivos do Milênio, Odilon Faccio. É muito importante para o IFSC estar alinhado a esses movimentos para fortalecermos a economia solidária, pois eles estão diretamente ligados ao nosso público e à nossa atividade-fim.

Um bom final de semana a todos!