Reuniões e viagens

Olá!

Tivemos nesta semana mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, com os diretores-gerais dos câmpus e os pró-reitores. Na pauta, discutimos o contexto orçamentário e financeiro do Instituto, já que estamos enfrentando um período difícil de liberação de financeiro, situação que todas as instituições federais enfrentam, mas que temos tranquilidade e planejamento até que a situação melhore. Destaco que com nosso planejamento muito efetivo, conseguimos estabelecer prioridades para nossa atuação e sempre nosso foco é no estudante e na sala de aula.

Um dos cuidados que estamos tendo e repassando para nossos gestores, até em função do pedido do ministro da Educação, é economizar energia elétrica, água e papel. Com a implantação dos nossos sistemas, temos conseguido reduzir bastante a impressão e temos trabalhado para informatizar ainda mais. Nesse sentido, dentro de um mês, o sistema de pedido de diárias e passagens do IFSC será todo on-line, não sendo mais necessária a impressão de pedidos ou de relatórios.

Também iniciamos a discussão do calendário 2016 que agora está em debate nos câmpus. Por isso, os servidores podem e devem participar do processo propondo e sugerindo. Tratamos ainda do cronograma da harmonização curricular, com as definições dos encontros e etapas. Decidimos também que no dia 29 de abril teremos uma reunião da comissão de acompanhamento da flexibilização, que é composta pelo Sinasefe e por representantes do Colégio de Dirigentes e da Reitoria. A comissão tem o compromisso de apresentar propostas de avanços na operacionalização do processo e nas formas de controle de frequência para que a gente possa atender cada vez mais e melhor a comunidade, sempre com transparência.

Viagens

Na terça, estive em Brasília para participar da reunião Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tratamos da melhoria do banco de avaliadores e discutimos a matriz do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade.

Participei ainda de uma reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa da Rede Federal, em que discutimos os mestrados profissionais em Rede. Estamos compondo comissão para apresentar uma proposta à Capes de um programa ProfEPT, para servidores da rede federal. Tivemos a participação da coordenadora do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais, Tânia Fischer, que discutiu conosco sobre os avanços necessários para a consolidação dos programas.

reitoria_lagesQuarta e quinta viajei para a serra catarinense para participar da Reitoria Itinerante nos câmpus Lages e Urupema. Foi emocionante me encontrar com os alunos desses câmpus, pois vemos mesmo como é importante a inserção do IFSC nessas cidades e região. Também percebemos a importância do nosso programa de Assistência Estudantil para a manutenção dessas pessoas na nossa instituição. Ouvi relatos de estudantes que tiveram a vida transformada por causa da nossa instituição e voltei renovada com a certeza de que vale a pena todo nosso trabalho.

reitoria_lages_direcaoCom os servidores, conversamos sobre os processos institucionais e o crescimento dos câmpus. É sempre bom ouvir sugestões para podermos melhorar e avançarmos nos nossos procedimentos.

RSC

Quero aproveitar o post de hoje para fazer um esclarecimento sobre as análises dos processos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Desde o segundo semestre do ano passado, 200 professores já tiveram o reconhecimento concedido. No entanto, não conseguimos conceder mais rapidamente porque é um processo complexo e que não depende apenas do IFSC.

Para vocês terem uma ideia, conforme dados de hoje de manhã da nossa Diretoria de Gestão de Pessoas, temos 67 processos aguardando parecer da banca, formada por um servidor do IFSC e dois membros externos. Mas temos enfrentado problemas com a demora da banca em responder e não cumprir os prazos. Além disso, temos 75 processos para serem analisados pela Comissão Permanente de Pessoal Docente e, para isso, faço um apelo aos nossos professores que já tiveram o RSC concedido para que contribuam com o processo dos demais e assim tenhamos mais agilidade.

Outro problema que enfrentamos é conseguir os avaliadores externos para compor as bancas, já que nem todos aceitam participar e, quando aceitam, nem sempre cumprem os prazos. Temos 46 processos aguardando ainda o aceite dos avaliadores sorteados para a banca.

Isso é algo que não temos controle e, por isso, esse processo não está sendo tão ágil quanto gostaríamos. Temos a ciência da angústia de muitos professores que entraram com o processo e esperam esse reconhecimento e tenham certeza que fazemos todo o possível para torná-lo mais ágil.  Por isso, quem puder ajudar nesse sentido realmente vai colaborar com a concessão para seus colegas.

Outros assuntos

  • Inscrições abertasIngresso: Começaram ontem as inscrições para nosso processo seletivo 2015.2. Até o dia 25 de maio é possível se inscrever nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre de 2015 e até 8 de junho nos cursos voltados a educação de jovens e adultos. Estão sendo ofertadas 3.018 vagas nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. Inscrevam-se e divulguem nosso processo para quem vocês conhecem. Nos ajudem a fazer a informação chegar a quem precisa e que pode ter a vida transformada por um de nossos cursos. Todas as informações estão no site do IFSC.
  • desafioIFSC2Desafio IFSC: E nesta semana também foram abertas as inscrições para o Desafio IFSC de Ideias Inovadoras. É a primeira vez que faremos esse programa que busca estimular o espírito empreendedor e preparar nossos alunos para os desafios do mercado e para as oportunidades de negócio. Podem participar da competição alunos dos cursos técnicos, superiores de tecnologia, de graduação e de pós-graduação, organizados em equipes que deverão possuir um mentor, obrigatoriamente servidor do IFSC. Todas as informações também estão no site do IFSC. Participem! Temos a certeza de que nossos alunos possuem ótimas ideias e queremos ajudá-los a colocar em prática.
  • Falecimento: Ficamos muito tristes ao saber do falecimento do aluno Sidinei Artigas, do Câmpus Xanxerê, ocorrido esta semana. Quero manifestar nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas.
  • Curso de gestão e liderança para TAEs: esta semana abrimos um tópico no Fórum do IFSC para discutir a prévia do conteúdo programático do curso de gestão e liderança para TAEs, que está sendo discutido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC.

Na próxima segunda-feira, dia 20, teremos recesso, já que dia 21 é feriado nacional de Tiradentes. Bom descanso a todos e até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.