Novo ministro da Educação e reunião do Conif

Olá!

Esta semana estive em Brasília para participar da posse do nosso novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Novo_ministro_2Ficamos muito felizes com a escolha do novo ministro, que se comprometeu em dar continuidade aos projetos que vêm sendo desenvolvidos, trabalhar com a valorização dos professores e, principalmente, com a reforma e a melhoria do ensino médio. Estamos otimistas com o novo ministro pela sua trajetória acadêmica e tenho certeza de que teremos avanços significativos na educação brasileira.

20150408_CONIF (3)O ministro também participou da reunião do Conif, reforçando a importância da consolidação da Rede para a educação do país, especialmente pela importante contribuição na redução das desigualdades sociais, na formação de professores e no incentivo à inovação.

Na reunião do Conif, também falamos sobre a questão orçamentária, pois estamos com dificuldades financeiras, mas não é uma questão apenas dos Institutos Federais: é a conjuntura econômica do país. Assim que for aprovado o ajuste fiscal, serão anunciados alguns cortes, mas, enquanto isso, seguimos com uma liberação pequena de empenhos e de financeiro. O ministro e o secretário-executivo estão comprometidos com os institutos e trabalhando para que as instituições funcionem sem problemas.

No caso específico do IFSC, estamos trabalhando com as prioridades, atendendo aos alunos, mantendo os programas e honrando os principais compromissos. Na reunião do Colégio de Dirigentes na próxima segunda-feira vamos abordar esse assunto para definir prioridades e restrições com os diretores de todos os câmpus. Esta semana já tivemos mais uma liberação de financeiro e estamos administrando essa situação.

Outros assuntos:

  • Curso em gestão e liderança: esta semana me reuni com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) para tratar do curso em gestão e liderança para os nossos servidores técnico-administrativos, com o objetivo de formar  futuros gestores para a nossa instituição e também propiciar formação para os TAEs se colocarem em cursos de pós-graduação. O curso está sendo discutido por Prodin, Centro de Referência em Formação em EaD (Cerfead) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em parceira com o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC. O projeto prevê um curso com duração de 180 horas e com um estágio final a ser realizado em alguma universidade parceira da América do Sul. Na próxima segunda-feira irei apresentar a proposta ao Colégio de Dirigentes e a prévia dos conteúdos programáticos do curso será disponibilizada em breve no Fórum do IFSC para receber sugestões dos servidores. Também vamos estabelecer convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para trazer mais capacitação aos nossos servidores, otimizando também nossos recursos!
  • Mesa de negociação com o Sinasefe: hoje pela manhã tivemos mais uma reunião da mesa de negociação permanente com o Sinasefe. Tratamos da comissão de acompanhamento da flexibilização, que é composta pelo Sinasefe e por representantes do Colégio de Dirigentes e da Reitoria. A comissão irá avaliar o processo e estudar formas de controle de frequência para podermos avançar e termos melhorias tanto para a instituição como para os servidores. Nossa proposta é de trabalhamos juntos para que possamos aprimorar nossos procedimentos, pois uma instituição moderna e tecnológica como a nossa precisa ter processos administrativos também dessa forma, principalmente por estarmos prestando serviços à comunidade, avançando e inovando constantemente.
  • Aprovação de mestrado profissional: recebemos hoje a notícia de que o mestrado profissional em Proteção Radiológica, que será ofertado pelo Câmpus Florianópolis, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Parabéns a todos os envolvidos nesse processo, especialmente ao coordenador do curso, o professor Flávio Augusto Penna Soares. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelo grupo!

E hoje à noite temos a formatura dos cursos superiores dos câmpus Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus. Parabéns aos formandos e um bom final de semana a todos!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.