Entrega do Câmpus Caçador

Que semana alegre para o IFSC! Escrevo isso pelo importante momento que vivenciamos ontem à noite com a entrega do Câmpus Caçador à comunidade. Apesar de o câmpus já ter iniciado suas atividades ainda antes de 2010, fizemos esse grande evento na cidade para marcar o término da construção do bloco 2, para que o câmpus funcione em plenitude.

entrega_cacadorFiquei muito feliz em participar desse momento, pois a batalha por esse câmpus foi muito grande e a luta para trazermos servidores também. Foi pelo trabalho de muitas pessoas que o câmpus se concretizou. Todo meu reconhecimento aos servidores que foram muito resistentes e heróis, porque tivemos que lutar muito para conquistarmos a estrutura necessária para o atendimento à comunidade.

A partir de agora, seguiremos lutando para ampliar ainda mais essa estrutura e construirmos o ginásio e o auditório, a fim de proporcionar ainda mais possibilidades à região de Caçador. Não posso deixar de agradecer também ao empresário Joverci Gomes, que doou uma sala de aula inteligente para o câmpus. É muito bonito ver quando o envolvimento da comunidade chega a esse ponto de sensibilizar a iniciativa privada. Afinal, toda essa estrutura do Câmpus Caçador tem por objetivo atender à população e dar esse retorno social por meio da qualificação das pessoas e do crescimento da região.

entrega_cacador_mesaAtualmente, o Câmpus Caçador atende a cerca de 500 alunos. Com a ampliação da estrutura, que agora é de 6 mil metros quadrados de área construída, o câmpus terá capacidade para atender 1.200 estudantes. Portanto, é com muita alegria mesmo que comemoramos esse momento de crescimento do IFSC em mais uma cidade.

Nesta sexta pela manhã, aproveitei a agenda para me reunir com os servidores do câmpus e também falar de novos desafios para o ano e também a troca da direção do câmpus, tendo em vista o pedido feito pelo diretor Albertinho Della Giustina. Ele fez a solicitação por motivos pessoais e queremos conduzir essa troca e transição em acordo com os servidores do câmpus.

Aniversário do Câmpus Canoinhas

aniversro 4 anos cmpus 18-03-2015 86Na quarta-feira à noite, estive em Canoinhas para comemorar os quatro anos de entrega do câmpus à comunidade. Foi um momento muito especial preparado pelos servidores, com apresentações de talentos, muita dança e música.

Fiquei por lá até quinta-feira, quando me reuni com os servidores do câmpus para agradecer pelo trabalho que vem sendo feito e pelo compromisso que todos têm tido com o câmpus. Falamos também sobre os desafios para este ano, tiramos dúvidas e ouvimos sugestões. Esses momentos são importantes, pois nos dão oportunidade de interagirmos e melhorarmos – e só assim é que podemos avançar como instituição.

Conif

reuniao_conif_blogNesta semana, teve mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Conif, de 17 a 19 de março no Instituto Federal Fluminense. Por causa da minha agenda, não pude ir e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSC, Andrei Cavalheiro, foi nos representando. Na pauta, estavam a prestação de contas 2014, a recomposição das câmaras e a parceria com a Escola Nacional de Administração Pública. O IFF fez um vídeo sobre a reunião e compartilho aqui.

Qualificação dos servidores

Tive uma reunião nesta semana com o professor da UFSC Pedro Mello para tratar da qualificação dos servidores técnico-administrativos. Estamos organizando um programa de qualificação que propõe uma formação em liderança e gestão. A reunião teve também a presença da diretora do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) do IFSC, Gislene Miotto, para construirmos juntos essa proposta. Já temos uma nova reunião prevista para o dia 30 de março.

Além dessa formação, estamos trabalhando para constituir uma especialização e também um mestrado profissional para os técnicos-administrativos. Essa é uma ação fundamental para o desenvolvimentos dos nossos servidores e do IFSC.

• eleicao_conaes_blogConaes: na quarta-feira de manhã, estive em Brasília para participar das eleições da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes, da qual participo. A comissão reelegeu João Carlos Pereira da Silva para a presidência. A cerimônia de eleição e posse foi conduzida pelo ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa. Também tivemos a presença do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e da diretora de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Nilva Schroeder, que já foi pró-reitora de Ensino do IFSC.
  • Mudança no MEC: como foi noticiado pela imprensa, o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão nesta semana e a pasta está sendo comandada interinamente pelo secretário executivo Luiz Cláudio Costa. Esperamos que nossos processos e programas tenham continuidade – independentemente de quem for assumir o cargo – , em especial todos os que dizem respeito aos nossos estudantes.
  • encontro EPEEncontro EPE: tivemos nesta semana o encontro com servidores que trabalham no Ensino, Pesquisa e Extensão. Passei por lá e aproveitei para tirar dúvidas e ressaltar a importância dos esforços nessas áreas indissociáveis para o IFSC.

E amanhã estarei na abertura do 1º Encontro Sul de Estudantes de Escolas Técnicas da Fenet, que é a Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico. O evento será realizado no Câmpus Florianópolis. Já me manifestei várias vezes sobre a importância da mobilização estudantil e fico contente de sediarmos um evento como esse em um de nossos câmpus. Espero encontrar muitos dos nossos alunos por lá!

Até mais!