Codir, Conif e CNE

Esta semana, tivemos reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, o Codir, que reúne todos os pró-reitores e os diretores-gerais dos nossos câmpus. Um dos pontos que discutimos foi sobre os regimentos dos câmpus, já que estamos com esses importantes documentos desatualizados. Como nossa instituição é dinâmica e melhoramos bastante em diversos aspectos – como em relação à infraestrutura de pessoal -, precisamos fazer alguns ajustes e adequações, e trabalharemos em conjunto para isso.

Outro documento que também necessitará de ajustes é o nosso Plano Diretor de Tecnologia de Informação, o PDTI. Vamos precisar alterar pontos em alguns câmpus, tendo em vista a adequação ao Plano Anual de Trabalho (PAT) 2015, articulado ao orçamento do IFSC.

Constituímos também um grupo de trabalho para tratar das formas de ingresso no IFSC. Após a aprovação do Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), precisamos de documentos complementares, e essa discussão é fundamental para regulamentar os processos.

Viagens

reuniao_conif2Na quinta-feira, estive em Cuiabá participando da reunião do Fórum de Planejamento e Administração da Rede Federal, o Forplan, onde foram feitos esclarecimentos sobre orçamento e financeiro, e da reunião de planejamento do  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foi um trabalho realizado com a diretoria e os coordenadores das câmaras e tivemos a presença também do secretário da Setec/MEC, Marcelo Machado Feres, e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Oiti José de Paula. Encontros como esse são necessários para fortalecermos a atuação do Conif e para que sejamos mais efetivos.

Discutimos sobre a questão orçamentária atual e traçamos políticas e metas já para o planejamento desse ano e do próximo. Foi um momento muito legal e importante para que possamos avançar com foco e objetividade. Tenho a certeza de que teremos bons resultados dessa atividade.

forum-cneE nesta sexta-feira estive em Brasília para palestrar no Fórum Nacional de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata dos Desafios e Perspectivas da Universidade Pública Brasileira no Marco do Plano Nacional de Educação. Fui representando a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes, e participei da mesa “Avaliação na perspectiva do controle social”. Além dos trabalhos, tivemos uma bonita homenagem do CNE ao professor Jorge Guimarães pelos trabalhos relevantes prestados à Capes e ao país. Abordei na palestra os avanços do Sinaes e as necessidades de avançar em questões importantes como inclusão, educação a distância e autoavaliação. Foi muito importante essa participação, principalmente para marcar espaço e referência dos Institutos Federais.

• validacao_manuais_fpolisPolítica de Comunicação: como nossa política previa, a Diretoria de Comunicação vem trabalhando na revisão e construção dos manuais da área. Teve início esta semana a apreciação dos documentos com os servidores dos câmpus da Grande Florianópolis.
  • DSC08931Harmonização Curricular: tivemos nesta semana mais um encontro para discutir a harmonização dos currículos dos cursos, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Regulamento Didático-Pedagógico. Sabemos do trabalho que essa ação desencadeia em todos os câmpus e na nossa Pró-Reitoria de Ensino, mas é importante constituir esse processo considerando que somos uma única instituição. Nosso desafio nessas discussões é buscar o equilíbrio respeitando as peculiaridades regionais.
  • movimentoMovimento A Indústria pela Educação: faço parte do conselho de governança do Movimento A Indústria pela Educação, que é coordenado pela Fiesc. Esta semana, foi apresentado o planejamento e as principais metas do movimento. Destaco a importância da qualificação e profissionalização dos trabalhadores da indústria, que é uma meta de nossa instituição e temos programas importantes que podem contribuir nesse processo.