Reitoria Itinerante

reitoria-itineranteEsta semana estive nos câmpus Jaraguá do Sul, Geraldo Wernighaus e Joinville para conversar com servidores e alunos. Foi bem legal ouvir as reivindicações e sugestões de todos e também apresentar um resumo do que está sendo construído na instituição.

Com os servidores, falamos sobre o contexto do ano, que é de alguma dificuldade financeira, por isso temos que ser bem efetivos no planejamento, como fomos ano passado. Ainda não temos orçamento aprovado pelo Congresso e, com isso, não podemos ter tranquilidade quanto à implementação do nosso planejamento.

Assim como no contexto nacional, estamos tendo dificuldades financeiras para os pagamentos da instituição, que ainda não está com um fluxo regular, mas estamos atentos e procurando contornar a situação da melhor forma possível. Essa situação toda nos deixa preocupados, mas sabemos que quando fortalecemos o trabalho em rede, conseguimos priorizar para atender o que é mais importante para a instituição.

reitoria-itinerante-joi3Falamos também sobre a implantação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para docentes e a proposta para os TAEs. O Conif apresentou para a Setec uma proposta de alteração da lei para inclusão do RSC para os técnico-administrativos e estamos levando a todos os câmpus essa apresentação para instituirmos um Fórum a fim de promover o debate sobre essa temática na instituição.

reitoria-itinerante-jarCom os alunos, as pautas foram bem diversificadas. No Câmpus Jaraguá do Sul, os alunos estão organizando um abaixo assinado com algumas reivindicações de melhorias. As principais estão relacionadas à infraestrutura do câmpus, que teve problemas principalmente com as chuvas. A prioridade agora é a reforma total do telhado, que já havia recebido alguns reparos, para depois podermos fazer outras reformas necessárias.

Os alunos vão me enviar este documento até o dia 13 de março e então marcaremos uma reunião entre reitoria, alunos e direção do câmpus para organizarmos um cronograma de trabalho. Temos que resolver todas essas questões, pois o câmpus é muito importante para a região e precisamos melhor atender nossos estudantes.

estudantes_gwNo Câmpus Geraldo Werninghaus, tive uma reunião muito boa com representantes dos estudantes, que queriam saber um pouco mais sobre o funcionamento do IFSC. Eles estavam bastante interessados nos fóruns de discussão que temos e no que precisam fazer para poderem participar desses espaços. Também perguntaram sobre programas e fizeram sugestões de cursos e projetos.

É muito importante que os alunos se mobilizem e ocupem os lugares de discussão para apresentar propostas de melhoria para a instituição, pois ela é feita para eles. Por isso que também acho muito importante a organização dos estudantes em grêmios e centros acadêmicos, para fortalecer essa participação.

estudantes_joinville2No Câmpus Joinville, também recebi um abaixo assinado, desta vez solicitando a revisão do Regulamento Didático-Pedagógico (RDP). Os alunos questionaram alguns pontos do processo, especialmente sobre a participação (o câmpus ainda não possuía Grêmio na época) e a transposição de conceito para nota.

Como essa mudança é uma questão que deve ser resolvida e coordenada pelo Câmpus, será formado um grupo de estudo para a implantação do RDP e posterior revisão do documento, que deve acontecer até o final do ano. É importante que esse grupo se aproprie do documento para que possa contribuir com os ajustes necessários. Sabemos que um processo de mudança nunca é fácil, mas fiquem tranquilos que tudo será feito de forma transparente e para que atenda da melhor forma os estudantes.

Outros assuntos:

  • recepcao-continenteRecepção alunos de Hotelaria e Gastronomia: na segunda-feira recepcionei os alunos dos cursos de Gastronomia e Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente. É sempre muito bom ter esse contato inicial com eles para apresentar a instituição. Sejam todos muito bem-vindos e espero que aproveitem ao máximo as oportunidades que o IFSC oferece.
  • Conselho de Gestão Câmpus Florianópolis: também dei as boas-vindas aos novos chefes de departamento do Câmpus Florianópolis e propus termos uma pauta de atuação conjunta. A ideia é que possamos atender as demandas mais importantes, como a construção do restaurante estudantil, trabalhando mais próximos para encaminhar as prioridades do câmpus.
  • Sepei 2015: esta semana o Câmpus Criciúma recebeu  participantes da Comissão Organizadora Central do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei) para tratar da realização do evento em Criciúma. Os servidores apoiaram a ideia e agora só falta passar pelo colegiado do câmpus. O Sepei 2015 será realizado de 25 a 27 de agosto e as informações sobre o evento podem ser acompanhadas no site sepei.ifsc.edu.br.
  • reunio reitoria 04-04-2015 31Reunião com a prefeitura de Joinville: na quarta-feira me reuni com o prefeito de Joinville, Udo Döhler, para falar sobre os terrenos próximos ao Câmpus Joinville que já haviam sido desapropriados. No mesmo dia, o prefeito já determinou que seja encaminhado o processo para doação dos terrenos para o Câmpus, o que permitirá uma expansão física muito boa e um atendimento ainda melhor aos nossos alunos.
  • diretores-admReunião com Chefes DAM: ontem participei da abertura da reunião com os chefes dos departamentos de administração dos câmpus. Falei com eles sobre o contexto atual, de déficit financeiro, e o quanto precisamos do trabalho e apoio deles para poder avançar. Somente trabalhando juntos conseguiremos fazer o melhor para a instituição, superando coletivamente os desafios.
  • Revista EJA em Debate: hoje á tarde recebi representantes da Revista EJA em Debate, que apresentaram as demandas para o fortalecimento da revista. Já encaminhamos questões como a impressão da quinta edição, que está disponível no Portal de Periódicos do IFSC, e outras condições que são necessárias serão resolvidas juntamente com a Coordenadoria de Publicações.
  • post-face-dia-da-mulherDia da mulher: no próximo dia 8 (domingo) comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Nossa homenagem a todas as servidoras e alunas que, dentro de suas lutas diárias, ajudam também a fortalecer a educação no nosso Estado.

E neste final de semana temos formatura nos câmpus Araranguá, Itajaí, São José e Xanxerê. Sucesso a todos os formandos!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.