Homenagem à Professora Soni

soniNa última sexta-feira, perdemos um grande nome para o IFSC: a professora Soni de Carvalho, primeira mulher a ocupar a função de diretora, quando ainda éramos Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC), em 1994.

Soni é um grande exemplo para todos nós, pois sempre lutou pela democracia, pela justiça e pela igualdade. Como gestora, marcou nossa instituição e foi fundamental para que o IFSC se transformasse no que é hoje.

Sua gestão ocorreu em uma época de grandes dificuldades para a educação profissional e tecnológica no Brasil, mas conseguimos manter a qualidade e o crescimento da instituição graças ao seu estilo de liderança, muito próximo à comunidade escolar e incentivando o diálogo com docentes, técnicos e estudantes. Esse estilo e o princípio de construirmos sempre coletivamente serve de modelo à instituição até hoje.

Soni deixou para o IFSC um legado muito grande e um sentimento de que juntos podemos superar as adversidades e chegarmos mais longe. Vai deixar muitas saudades, mas deixa frutos entre nós e o mais forte é sua filha Daniela, nossa pró-reitora de Ensino, guerreira como a mãe.

• reuniao-reitoriaReunião com servidores da Reitoria: iniciamos esta semana na quarta-feira com as boas-vindas aos servidores da Reitoria para conversarmos sobre os desafios que se colocam para 2015. Fizemos uma atividade muito interessante com os servidores, na qual eles elencaram as realizações de 2014 e os desafios para 2015. Foi um momento muito bom, em que pudemos perceber o que vem sendo feito na instituição e como nossas equipes são inovadores e buscam sempre melhorar sua atuação. Foi importante também para que os setores conhecessem as atividades que estão sendo desenvolvidas por todos, pois muitas vezes não conseguimos nos apropriar em função das atividades de nosso dia a dia.
  • RSC para TAEs: na reunião com os servidores da Reitoria também foram apresentadas as propostas para a implantação do reconhecimento de saberes e competências para os TAEs. Os documentos apresentados foram elaborados por uma comissão constituída pelo Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) e o assunto será abordado na próxima reunião do Conif, semana que vem. Nossa prioridade é trabalhar fortemente para a valorização dos TAEs e, por isso, levaremos esses documentos a todos os câmpus para receber contribuições. Também será criado um tópico no Fórum do IFSC com essa finalidade.
  • conteinerCentro Acadêmico de Engenharia Eletrônica: na quinta-feira tive uma reunião com alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Eletrônica, para verificar a possibilidade de oferecermos melhores espaços para os centros acadêmicos e grêmios estudantis. Já estamos fazendo um projeto para utilização de contêineres e no próximo mês devemos começar o processo para viabilizar a compra, que será de responsabilidade de cada câmpus.
  • alunos-fenetReunião Fenet: na quinta-feira também recebi representantes da Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (Fenet). Os alunos estão organizando um Encontro dos Estudantes de Escolas Técnicas em Florianópolis, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, e vieram buscar nosso apoio para a realização desse evento. É sempre muito bom receber os estudantes e ver que eles estão se mobilizando por causas importantes para melhorar a educação e vamos apoiá-los na realização desse evento.
  • novos_servidores_ifscPosse de novos servidores: e hoje à tarde tivemos a posse de 56 novos servidores técnico-administrativos para diversos câmpus. Sejam muito bem-vindos, contamos com vocês para fazer da educação realmente a transformação na vida das pessoas.

Um bom final de semana a todos!