Codir e posse

Esta semana tivemos a primeira reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) do ano, em que tratamos diversos assuntos relevantes para iniciarmos o ano na instituição. Um dos temas tratados foi a remoção de servidores. Por decisão da maioria e com base no relato da comissão formada para avaliar essa questão, ficou definido que todos os servidores que ingressarem na instituição a partir de 2015 deverão aguardar o período de 18 meses para poderem participar do processo de remoção. Essa decisão tem por base a necessidade de não prejudicarmos a organização dos câmpus com uma troca muito frequente de servidores.

codir1102Outro assunto tratado foi em relação ao Regulamento Didático-Pedagógico (RDP). A Pró-Reitora de Ensino, professora Daniela de Carvalho Carrelas, apresentou alguns esclarecimentos sobre esse trabalho tão importante para a instituição e o funcionamento do processo de implantação. Teremos reuniões ao longo do ano para termos uma implantação tranquila e que beneficie sempre nossos alunos. Já foi criado um e-mail específico para tratar do RDP, e todas as dúvidas sobre o Regulamento ou o processo de implantação podem ser enviadas para rdp@ifsc.edu.br. Ressalto aqui o trabalho do Câmpus Gaspar, que já fez a conversão de conceitos para notas para todos os alunos e cursos e está à disposição para auxiliar os demais nesse processo.

Prestamos contas da execução de 2014 e aprovamos a proposta orçamentária para a Rede IFSC em 2015, mas ainda estamos na expectativa da aprovação do orçamento de toda a instituição, o que pode acarretar em alterações. Ainda na temática orçamentária, tratamos da descentralização dos processos financeiros da instituição, que deverão ficar sob responsabilidade dos câmpus. Nessa primeira etapa do processo, os câmpus Florianópolis, Araranguá e Criciúma já estarão descentralizando sua execução orçamentária e financeira. Propusemos aos câmpus São José e Joinville que também participem já dessa primeira fase, mas a decisão é do câmpus sobre a participação ou não. Este é um processo muito importante para a instituição e fundamental para o nosso desenvolvimento, pois crescemos muito nos últimos anos e só conseguiremos dar mais agilidade e transparência ao nosso trabalho.

Tivemos também a aprovação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), com vigência até o final de 2016, que é um Plano em constante construção, aberto a sugestões e melhorias ao longo da sua implantação. As ações constantes do PLS são muito importantes para que possamos melhorar nosso funcionamento, tornando-o mais sustentável. Os detalhes da implantação serão apresentados com os chefes dos Departamentos de Administração em reunião a ser realizada em março.

Outra novidade é que aprovamos o local e a data de realização da 4ª edição dos Jogos do IFSC, os JIFSC. O evento será realizado de 10 a 14 de junho em Joinville. Aproveito para divulgar também o vídeo da edição do ano passado, que está disponível aqui.

Posse de novos servidores

1posse1102todos-siteNa quarta-feira tivemos a posse de 38 novos docentes, que irão atuar em vários dos nossos câmpus, ajudando-nos a consolidar a fortalecer a educação profissional no Estado. Esses servidores são muito importantes e esperados pelos câmpus, pois vêm para auxiliar na implantação de novos cursos e na consolidação dos câmpus. E na próxima semana teremos a posse de novos servidores técnicos-administrativos. Sejam muito bem-vindos!

Outros assuntos

  • alunos-ubesReunião com a Ubes: na quinta-feira recebi dois representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Andressa Versa – representante da Ubes em Santa Catarina – e Sérgio Santos, que é nosso aluno. Os estudantes vieram agradecer nosso apoio para a participação no Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas (Enet), que aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro. Eles também me apresentaram a jornada de lutas que está sendo organizada para fortalecer o movimento e a mobilização estudantil. É muito importante essa mobilização, pois os alunos precisam se unir para defender as bandeiras da educação, que têm implicações diretas na vida deles. Podem contar conosco!
  • formatura-lagesFormatura em Lages: na quinta-feira também participei da formatura dos cursos técnicos em Informática e Biotecnologia do Câmpus Lages. Foi a formatura com o maior número de formandos na Informática e também a primeira turma do curso com a participação de meninas. O câmpus está agora na expectativa do início do seu primeiro curso superior – Ciências da Computação -, no dia 23. Eles estão com uma inserção e um reconhecimento muito bom na comunidade, o que é muito importante para fortalecermos o alcance da educação no interior do Estado.
  • urupema-blogVisita em Urupema: hoje pela manhã estive no Câmpus Urupema visitando as obras do Bloco II, que já estão na fase final. Essa obra é muito importante, pois permite aumentar a possibilidade de atendimento do câmpus e ajudar no crescimento da cidade com a criação de novos cursos e a capacitação de mais pessoas. O câmpus está se preparando agora para os próximos desafios, com a primeira turma do curso superior em Viticultura e Enologia. Em breve teremos a inauguração desse e diversos outros blocos e câmpus, aumentando nossa inserção em Santa Catarina.
  • 10981201_888613771191231_5813036382871675341_nVolta às aulas: esta semana tivemos o retorno às aulas em todos os câmpus que ainda não haviam iniciado e no dia 23 iniciam as aulas dos cursos superiores. Na segunda-feira participei da recepção aos alunos dos cursos técnicos nos câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente. É sempre muito bom estar presente com os alunos nesse momento para podermos recebê-los e mostrar o que a instituição pode oferecer. Falamos das novidades da Assistência Estudantil, que apresenta algumas mudanças para este ano (as mudanças podem ser conhecidas aqui), e também falamos sobre o novo modelo para contratação de cantinas. Esse novo modelo foi uma luta nossa no final do ano passado para conseguirmos beneficiar o aluno, transformando o valor do aluguel em desconto nos produtos (mais detalhes sobre essa forma de contratação podem ser consultados aqui). Os novos contratos já vigoram para os câmpus Florianópolis e São José e serão estendidos aos demais em cada nova licitação.

Um bom final de semana a todos e que aproveitemos o Carnaval para descansar e voltarmos revigorados para esse início de ano letivo!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.