Volta às aulas

boas_vindas2015-1Esta semana iniciamos mais um ano letivo no IFSC. Quero dar as boas vindas a todos, servidores e alunos, e desejar que tenhamos um ano muito bom, com bastante avanço nas questões institucionais e aprendizado para todos. Clique aqui para assistir ao vídeo de boas vindas que gravei para a IFSCTV.

Durante a semana, participei da abertura da semana pedagógica no Câmpus Florianópolis, da recepção aos servidores no Câmpus Florianópolis-Continente, da recepção aos alunos no Câmpus São José e da recepção aos servidores no Câmpus Palhoça Bilíngue.

Fico muito feliz de ter conseguido participar de todos esses momentos, ainda que não tenha como participar deste recomeço em cada um dos nossos 22 câmpus, pois me permite ver o entusiasmo de servidores e alunos por estarem no IFSC. Isso nos motiva para cada vez mais buscarmos as melhorias necessárias e seguirmos trabalhando.

palhocaEm 2015, teremos o grande desafio de implantar processos aprovados em 2014 e contamos com todos para que tenhamos um trabalho proveitoso e de grandes resultados. Entre esses processos, o Regulamento Didático-Pedagógico (RDP) e a harmonização dos currículos, dois pontos que influenciam diretamente a vida acadêmica de nossos alunos.

No RDP, teremos a alteração do sistema de avaliação, substituindo conceitos por notas, que terá implantação gradativa, a partir da realidade dos câmpus e dos cursos. Sobre o processo de harmonização, disponibilizo o vídeo feito pela IFSCTV, explicando como será organizado (IFSCTV | Harmonização dos Currículos).

São muitos desafios pela frente, mas sei que estamos preparados e com a colaboração de todos conseguiremos alcançar o melhor para a instituição, alunos e servidores.

• ENET2Enet: esta semana foi realizado o XIII Encontro Nacional de Escolas Técnicas na UFRJ e o IFSC esteve presente com alunos de diversos câmpus. A delegação de Santa Catarina, incluindo as demais instituições de ensino técnico, foi a maior do evento, com 84 estudantes. Na terça-feira, participei de uma mesa com o professor Luciano Rezende, do Instituto Federal Fluminense (IFF), para fazer um balanço dos Institutos Federais. Falamos dos avanços da rede, dos pontos positivos e do que é necessário para avançar na educação profissional. Foi um evento muito bem organizado e que mobilizou mais de 1600 estudantes, o que fortalece nossa atuação para que possamos avançar cada vez mais na educação profissional.
  • Conaes: esta semana também participei de mais uma reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Foi uma retomada dos trabalhos de 2014 e também uma preparação para a eleição do presidente da Comissão, que deve acontecer ainda no início do ano.
  • Novos diretores: outro destaque é que tivemos mudança em duas diretorias, a pedido dos servidores que ocupavam os cargos. Na Diretoria de Desenvolvimento de Ensino, a nova diretora é a professora Gizely Cesconetto, do Câmpus Florianópolis. Na Diretoria de Comunicação, quem assume é o professor Vinicius de Lucca Filho, do Câmpus Florianópolis-Continente. Os diretores Paulo Wollinger e Waléria Külkamp Haeming trabalharam projetos fundamentais para o desenvolvimento e profissionalização do IFSC, obrigada!
  • Novo secretário da Setec: foi confirmado essa semana, pelo Ministro da Educação, o nome de Marcelo Feres como novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica. Marcelo é professor do Instituto Federal Fluminense e já atuava na equipe do professor Aléssio Trindade. Ficamos muito felizes com a escolha, porque o professor já era um grande parceiro do IFSC e com certeza fará um excelente trabalho na Setec.

E neste sábado, teremos a formatura dos cursos técnicos do Câmpus Canoinhas. Parabéns aos nossos formandos!

Um bom retorno a todos e que tenhamos um excelente ano!