Eventos e reuniões

IMG_2753

Esta semana participei de vários eventos realizados na nossa instituição e também do XVI Colóquio Internacional de Gestão Universitária, realizado pela UFSC.

Na segunda-feira, tivemos o lançamento do curso de formação continuada em Leitura e Formação de Leitores, resultado de uma parceria entre o IFSC e a Gerência Regional de Educação (Gered) da Grande Florianópolis. O curso é uma iniciativa muito importante, que tem como objetivo incentivar a leitura entre alunos de ensino médio de escolas estaduais da Grande Florianópolis. E também é importante para aproximar nossa instituição da rede estadual com vistas a novas parcerias.

Ainda na segunda-feira, participei da reunião de avaliação de 2014 e planejamento de 2015 do Pronatec. Foi um momento muito legal, de encerramento das atividades do ano, com a participação dos coordenadores de todos os câmpus. O programa teve uma efetividade muito grande em 2014 no IFSC, com a maior oferta de todo o país, e vem sendo desenvolvido de forma muito acertada pela equipe, mesmo com as dificuldades orçamentárias e financeiras. Em função disso, precisamos planejar bem as atividades e a pactuação dos cursos para 2015, para que possamos melhor atender a todos e para consolidar os cursos na nossa instituição.

Esta semana tivemos também o III Seminário de Estágio das Licenciaturas, realizado no Câmpus São José. Lembro que quando implantamos os cursos de licenciatura no IFSC, em 2008, isso foi um grande desafio. Era um sonho que hoje está realizado e consolidado com os cursos de Física e Química, áreas fundamentais para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. E esse evento, que tem por objetivo compartilhar as experiências vivenciadas durante as práticas de estágio nos cursos de licenciatura, oferece ainda a oportunidade de troca de experiências entre os alunos.

visita-araranguaNa terça-feira estive no Câmpus Araranguá para tratar da transição da direção-geral do câmpus. O professor Olivier Allain, atual diretor, participou do processo de remoção e em 2015 fará parte do quadro do Centro de Referência e Formação em Educação a Distância (Cerfead). Com isso, a legislação prescreve nomear um diretor pró-tempore por três meses para então promover a eleição. Como no segundo semestre de 2015 teremos a eleição para direção em todos os câmpus e na Reitoria, teríamos dois processos eleitorais em um único ano, o que seria muito desgastante para o câmpus. Nossa conversa, então, foi para analisarmos o contexto e decidirmos o melhor para o câmpus. Foi proposto legitimar o processo de escolha da direção pró-tempore no Colegiado do Câmpus, por meio da manifestação de todos os servidores, ainda em dezembro, para ser homologado pelo Conselho Superior. Aproveitei para visitar a obra do ginásio do câmpus, e também fiquei muito feliz em visitar os novos blocos prontos e com os setores e laboratórios organizados em uma estrutura física muito boa!

Na quarta-feira participei do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária como mediadora da mesa “Gestão do conhecimento e os novos modelos de universidade”. A mesa teve a participação dos professores Cláudio Rama (UDE, Uruguai), Hugo Ferreira Gonzáles (UTIC, Paraguai) e Augusto Pérez Lindo (Argentina). Quero parabenizar a organização do evento, porque precisamos de momentos de reflexão e debate sobre os caminhos da educação superior e o evento foi fundamental para isso. Na mesa de que participei foram apresentados os modelos e a necessidade de atendermos a sociedade de forma plena, agindo com foco na transformação social. Questão fundamental para a formação integral e que precisa estar pautada para que tenhamos uma atuação cada vez mais abrangente e forte.

IMG_2751

E ontem à noite participei do desfile do 2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva. Foi um evento muito bonito e emocionante. A professora Mara Rúbia Theis, do Câmpus Jaraguá do Sul, teve seu projeto entre os 20 selecionados e participou com três looks, que foram desfilados por alunos da Apae de Jaraguá do Sul. É muito bom saber que temos, de fato, uma proposta inclusiva e que o IFSC oferece possibilidades a todos. Estão todos de parabéns!

• visita-criciumaCâmpus Criciúma: aproveitei a ida a Araranguá para visitar também o Câmpus Criciúma, onde fizemos uma reunião de finalização de ano. O diretor do câmpus não pôde participar, pois estava em capacitação, mas a reunião foi muito boa. Conversamos sobre vários assuntos, tiramos dúvidas dos servidores e ouvimos sugestões e críticas. Foi um momento muito interessante, bem informal, que contou com a participação de muitos servidores. Com essas reuniões conseguimos entender melhor as necessidades e anseios de cada lugar para procurar atender da melhor forma.
  • Reunião Ubes: recebi representantes de alunos que vieram solicitar nosso apoio para a participação dos estudantes no Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas e também da Bienal da União Nacional dos Estudantes. Foi proposta a participação de alunos dos câmpus da Grande Florianópolis e dos câmpus do Oeste. Vamos trabalhar para viabilizar a ida, pois consideramos muito importante a participação dos alunos nesses eventos, que fortalecem o movimento estudantil!
  • Reunião DAM e Compras: participei das reuniões dos departamentos de Administração e dos setores de Compras de todos os câmpus. Quero agradecer o empenho e dedicação desses servidores. Este ano tivemos várias dificuldades, mas juntos conseguimos fortalecer cada vez mais a rede e tivemos resultados muito bons, com a ajuda deles. Sabemos das dificuldades com as questões orçamentárias, mas conseguimos resultados muito positivos com um trabalho solidário e em rede.

Um bom final de semana a todos!