Viagem a Brasília

Reitora Ifsc (1)Esta semana estive em Brasília para reunião na Conaes e na Setec e também para conversar com alguns deputados pedindo apoio aos projetos do IFSC por meio de emendas. Como temos demandas específicas por região, estamos conversando individualmente com eles. Nessa viagem encontrei os deputados Décio Lima, Ronaldo Benedet e Mauro Mariani (foto). Deputado Jorge Boeira não conseguiu nos atender e marcamos nova data.

Estamos prevendo conversas com outros deputados também, inclusive para solicitar ajuda para a implantação do Câmpus Avançado de Joinville, na Escola Conselheiro Mafra. A escola já está sob nossa responsabilidade, mas precisa de recursos para reforma e investimentos para que possamos viabilizar sua utilização.

Também me reuni com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros, para falarmos sobre o fechamento do ano, Pronatec e outros assuntos importantes. O IFSC teve uma execução orçamentária bem efetiva em 2014, usando todo o limite que nos foi repassado. Tivemos algumas dificuldades durante o ano em relação às cotas de empenho, mas conseguimos ter uma boa finalização em relação às obras e ao investimento em equipamentos. Estamos na expectativa ainda em relação a algumas despesas do Pronatec, que devem ser resolvidas na próxima semana.

Participei também da reunião da Câmara de Gestão de Pessoas com o Fórum de Gestão de Pessoas (FORGEP), que teve a participação da Coordenadora Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Nilva Celestina do Carmo. Na reunião tratamos de assuntos relativos às  demandas dos servidores e sobre perspectivas de capacitação e outros projetos para 2015. Foi muito bom participar para tratar essas questões, porque consigo me aproximar mais do que está sendo discutido nesse âmbito, especialmente com as mudanças que tivemos esse ano, como a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e da ascensão à classe titular, melhorias na carreira docente. Nossa prioridade para 2015 é a valorização dos TAEs, com a construção de proposta de RSC e ampliação das possibilidades de qualificação.

Me encontrei também com o Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Danilo Lôbo Mecenas, para tratar da liberação de mais códigos de vagas, especialmente de docentes, para o próximo ano, a fim de que possamos implantar todos os cursos planejados.

• SIG: tivemos uma reunião no início da semana com a equipe responsável pela implantação do sistema de gestão para acompanhar e fazer os ajustes necessários. Estamos agora finalizando alguns processos e preparando vários outros. Com a aprovação do Regulamento Didático-Pedagógico na semana passada, por exemplo, já podemos iniciar a configuração do novo sistema acadêmico.
  • campeoes_obapObap: quero parabenizar os alunos do câmpus São Miguel do Oeste que venceram a 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A Olimpíada teve a participação de 604 equipes na categoria ensino médio integrado/concomitante e os estudantes do IFSC, Francclei Denis Araldi, Rogério Isotton e Claudinei Bazi, obtiveram a maior nota da competição (176 pontos). Claudinei conseguiu, ainda, o troféu de primeiro lugar individual e Rogério foi o terceiro melhor aluno da Obap.
  • Comissão de Avaliação de Desempenho: nos reunimos com a equipe responsável pela Comissão de Avaliação de Desempenho para ajustarmos o formulário  da avaliação, de acordo com a legislação vigente – o do docente é o que tem maior alteração. Ainda não conseguimos implantar pelo novo sistema (o SIG), mas foi necessário fazer esses ajustes para iniciar o processo de avaliação no dia 1º de dezembro. Quero fazer um pedido, especialmente aos alunos, para que todos participem desse processo da avaliação, tão importante para a nossa instituição.
  • Sinasefe: na reunião da mesa de negociação permanente com o sindicato discutimos a regulamentação da Mesa, que passará por ajustes para fecharmos no próximo encontro, já que agora todos os representantes já foram nomeados. No dia 11 de dezembro teremos também a primeira reunião do GT Flexibilização, que está previsto na regulamentação do IFSC para acompanhamento e melhoria desse processo.
  • Conaes: participei também da reunião mensal do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que tratou das áreas do Enade a serem avaliadas no próximo ano. É uma definição bem importante, já que existem critérios e não são todos os cursos que participam das provas anuais. No próximo ano a prova será direcionada para cursos das áreas de Gestão e Negócio e Ciências Sociais Aplicadas.

SONY DSCEstou muito feliz também, pois hoje assinei o contrato para a construção da quadra de esportes do Câmpus Gaspar, finalizamos o RDC da quadra de São Miguel do Oeste e no dia 19 de dezembro teremos a abertura da licitação, já no novo modelo, para as cantinas dos câmpus Florianópolis e São José.

E no domingo temos a aplicação da prova do Vestibular do IFSC. Serão 3.903 candidatos para 460 vagas em 25 cursos. Desejo uma boa sorte a todos e espero encontrá-los no IFSC ano que vem. Um bom final de semana a todos!

Foto 1: Mélani Schmidt