PDI e RDP

Esta semana tivemos uma reunião extraordinária do Conselho Superior que aprovou importantes documentos para o IFSC – o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Regulamento Didático-Pedagógico (RDP).

SONY DSCPara finalizarmos o PDI, aprovamos o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), uma ferramenta de gestão fundamental que irá auxiliar muito o crescimento do IFSC para os próximos anos, prevendo toda a oferta e as necessidades para que os câmpus possam atender aos alunos de forma satisfatória em todos os cursos. A construção desse Plano só foi possível pelo trabalho coletivo que envolveu todo o IFSC. Quero parabenizar a equipe condutora – Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen) – porque foi um processo bastante exaustivo, mas com um resultado que certamente tornará o IFSC uma instituição melhor para todos.

O PDI é o planejamento da instituição para os próximos cinco anos. Com a sua finalização, que agora está em processo de formatação e ajustes, vamos solicitar o recredenciamento da instituição no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

SONY DSCNessa mesma reunião tivemos a aprovação do Regulamento Didático-Pedadógico do IFSC. Esse documento organiza todas as questões acadêmicas da instituição, como a oferta, a documentação, a avaliação, enfim, tudo o que diz respeito à vida acadêmica dos nossos estudantes. Era uma necessidade que tínhamos há bastante tempo, e com um trabalho muito dedicado e forte do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), juntamente com a comissão responsável pelo processo, conseguimos discutir e debater todas as questões para que tenhamos um documento que realmente cumpre seu objetivo institucional.

Alguns câmpus já possuíam documentos próprios, mas que estavam defasados, e outros nem possuíam, então precisávamos dessa organização. Essa aprovação foi fundamental também para iniciarmos o processo de implementação do sistema acadêmico, já que agora temos as regras que servirão de base para a estruturação do sistema.

• Codir: na segunda-feira tivemos a reunião do Colégio de Dirigentes que discutiu pautas importantes para o crescimento e avanço da  instituição. Uma delas foi a questão da descentralização administrativa – vamos começar esse processo a partir do próximo ano, passando aos câmpus a responsabilidade pelos empenhos, liquidações e pagamentos. Essa mudança será gradativa e articulada com nosso Departamento de Orçamento e Finanças (DOF). Com a expansão do IFSC, é essencial uma medida para que possamos dar mais autonomia e agilidade aos processos de compras. Também conversamos sobre alguns ajustes nas tipologias dos câmpus, para ajustarmos as quantidades de servidores técnico-administrativos em cada local, e também ajustes na normativa de participação em eventos, para garantir tratamento isonômico para todos os servidores.
  • pedro_uczaiDeputado Pedro Uczai: esta semana recebi o deputado federal Pedro Uczai para solicitar apoio para projetos do IFSC. O deputado se comprometeu a nos ajudar por meio de emendas parlamentares e acreditamos que teremos um retorno bem positivo, especialmente para possibilitar o crescimento dos câmpus da região Oeste do Estado.
  • Reunião com diretores: na terça-feira também recebi os diretores dos câmpus São Carlos, Lages, Geraldo Werninghaus, Garopaba e Criciúma. Conversamos sobre os avanços dos câmpus, questões de infraestrutura, orçamento e projetos que os câmpus têm, para agilizarmos essas questões para o próximo ano. Esses momentos são importantes para que eu possa conhecer melhor as questões específicas de cada câmpus e para que possamos tomar providências que atendam a essas especificidades.
  • semanaSemana da Consciência Negra: participei da abertura da Semana da Consciência Negra no Câmpus Florianópolis, com a palestra da procuradora da Fundação Palmares, Dora Lucia de Lima Bertúlio. É bem importante, como instituição de ensino, promoveremos o resgate, o debate e a reflexão para tratarmos das diferenças de modo que possamos promover a igualdade.  O IFSC já trabalha com núcleos nos câmpus para tratar especificamente dessas questões, mas eventos que tragam esse tema são muito relevantes para envolver mais pessoas da comunidade acadêmica na discussão.
  • encontro_professoresEncontro de Professores: na quinta-feira estive em Itajaí para participar da abertura do Encontro de Professores, organizado pelo Câmpus Itajaí. A palestra com o jornalista Joel Minusculi foi muito boa e o câmpus está de parabéns pela qualidade do evento, tão necessário à formação de professores. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e é muito importante estarmos próximos para atuar na formação de professores, que também é parte da nossa vocação.
  • concerto2Concerto de Jovens Solistas: ontem à noite participei do Concerto de Jovens Solistas da Orquestra e Coral do Câmpus Florianópolis. A apresentação foi muito linda e importante para mostrar que nossa função de educadores vai muito além da formação técnica, envolvendo também a parte cultural e expandindo para a comunidade essa possibilidade.

E no domingo teremos o exame de classificação para os cursos técnicos. Veja as dicas para prova em nosso site e boa sorte a todos os candidatos! Espero vê-los no IFSC no próximo ano.

Um bom final de semana a todos!