Semana do Empreendedorismo e encontro com estudantes

abertura_cacadorIniciei esta semana indo para Caçador participar da Semana de Empreendedorismo promovida pelo câmpus. Foi um evento muito legal, com bastante envolvimento e articulação do câmpus e da comunidade, ampliando nossa inserção na região.

Na segunda-feira, antes mesmo da abertura do evento, tivemos uma sessão especial da Câmara de Vereadores realizada no câmpus. Foi um momento bem importante, porque mostra o apoio que a cidade nos dá. Nessa mesma sessão, os vereadores fizeram uma moção para doar um terreno que se encontra atrás do câmpus para o IFSC. Ele servirá para podermos ampliar ainda mais nossa estrutura na cidade e ampliarmos também nossa articulação com a comunidade.

semana_cacadorO diretor do câmpus, professor Albertinho Della Giustina, reforçou em seu discurso a questão do empreendedorismo voltado para o desenvolvimento social e não só empresarial. E o evento representou muito esse caráter, que é o a instituição defende e busca alcançar, que as pessoas possam se desenvolver socialmente. Isso foi marcado especialmente pela participação do programa Pronatec (com alunos do Bolsa-Formação e do Mulheres Mil), com a feira Economia Solidária e com ex-alunos que foram mostrar sua produção.

Visita_cacadorAproveitei também para visitar a obra do câmpus, que está quase pronta e muito bonita. A infraestrutura está ficando muito boa, serão mais laboratórios, salas de aula e espaços de convivência para os alunos. Fico contente porque o câmpus passou um bom tempo com uma estrutura precária. Hoje estamos com o prédio novo quase pronto, inclusive com o calçamento e a urbanização. Acho que agora os servidores terão ainda mais motivação para continuarem o ótimo trabalho e atenderem cada vez melhor os nossos alunos. Queremos começar 2015 já com as aulas no novo prédio.

Encontro de Representações Estudantis

Na quarta-feira tivemos o segundo encontro com representantes estudantis deste ano. O primeiro havia sido realizado em maio. Eventos como esse são muito importantes, porque precisamos estar muito próximos dos estudantes para entender e atender as suas demandas.

encontro_estudantesÉ interessante porque avançamos e aprendemos com os alunos. Muitas das necessidades apontadas por eles são questões simples de resolver, mas que impactam diretamente nas suas vidas. Eles trouxeram demandas gerais e específicas de cada câmpus e estou repassando às Pró-Reitorias e Diretorias para tentarmos atendê-las.

Eles também ressaltaram bastante a questão da transparência da instituição, do quanto querem estar presentes e acompanhar o funcionamento do IFSC. Aproveitei para comentar sobre o nosso sistema de gestão integrada, o SIG, que vai facilitar muito esse processo, permitindo que se acompanhe mais facilmente os processos e o dia a dia da instituição.

encontro_estudantes2Esses encontros também servem para avançarmos na questão da representação estudantil, para que eles também se insiram mais nos conselhos e colegiados da instituição. É um momento também para que eles conversem e troquem experiências entre os câmpus, para que sua representação se fortaleça. Por isso, decidimos que teremos duas reuniões por ano, sendo uma a cada semestre, a partir do ano que vem.

Outros assuntos:

  • Sinasefe: esta semana também tivemos reunião da mesa de negociação permanente com o Sinasefe. O Sindicato trouxe os nomes dos componentes da mesa e na próxima reunião do Colégio de Dirigentes serão decididos também os representantes do GT Flexibilização. A resolução da flexibilização já está em vigor e prevê a existência desse GT para acompanhar e avaliar o processo. No dia 24 de novembro teremos a próxima reunião da mesa de negociação e também do GT, já com os integrantes escolhidos.
  • estudantes_fpolisReunião com alunos: na quinta-feira participei da reunião da Direção do Câmpus Florianópolis com os alunos do câmpus, que foi realizada nos três turnos para atender a todos. Foi muito bom poder ouvir os estudantes, que têm questões bem fortes, como o Restaurante Estudantil, que já é uma prioridade nossa e estamos trabalhando para construir e viabilizar o mais breve possível. Outra demanda dos alunos foi em relação à cantina do câmpus. Já conversei com o diretor, professor Maurício Gariba Junior, para melhorarmos o próximo processo de contratação, a fim termos uma boa alimentação a um preço acessível para os alunos. Eles também solicitaram algumas melhorias na infraestrutura, especialmente da biblioteca, que deve ser trabalhada pelo câmpus.
  • Eletrotécnica: me reuni também com os professores do curso de eletrotécnica, porque estamos organizando um curso para professores em parceria com a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Setec. Estamos trabalhando para conseguir efetivar a oferta da primeira etapa do curso ainda este ano.
  • Biguaçu: hoje de manhã me reuni com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica de Biguaçu, Matheus Hoffmann Machado, por conta da expectativa de termos um câmpus na cidade. Colocamo-nos à disposição para atender as necessidades do município no que está ao nosso alcance no momento, especialmente com a oferta de cursos Pronatec e pela Universidade Aberta do Brasil e Rede E-Tec.
  • RSC: estamos trabalhando com todos os esforços institucionais para atender a todas as solicitações e processos protocolados, mas ressaltamos que não é um processo controlado apenas pelo IFSC. A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) faz uma análise preliminar e depois cada processo é enviado para uma comissão formada por um banco de avaliadores de todo o país. Em função disso, e como os avaliadores são sorteados, não temos como garantir um tempo para a realização do processo todo, então pode ser que alguns demorem mais que outros, tendo em vista que muitas bancas tem que ser compostas mais de uma vez. Esse processo todo é muito importante para a carreira docente e estamos trabalhando internamente para garantir o atendimento a todos. Vamos divulgar dados gerais dos processos protocolados. A CPPD tem um papel fundamental nesses processos e nós colocamos sempre à disposição para agilizar e ajudar no que for preciso.

Aproveito para convidar todos os servidores e alunos para participarem do processo de autoavaliação institucional. O questionário está disponível até o dia 17 de novembro e pode ser acessado clicando aqui.

Um bom final de semana a todos!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.