Servidor público: a busca pela excelência

Esta semana tivemos um dia muito especial, 28 de outubro, quando se comemora no Brasil o dia do servidor público. Ao término de um processo eleitoral, pode ser o momento para refletir sobre a importância dessa categoria profissional para o desenvolvimento do País.

Segundo dados da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP), atualmente o Brasil conta com cerca de 1,1 milhão de servidores públicos somente na esfera federal. Desses, 57% são servidores civis do Poder Executivo, 32% são servidores militares, 9% estão no Judiciário e 2% no Legislativo. O IFSC, como instituição pública federal, possui atualmente cerca de 2 mil servidores, entre professores e técnicos administrativos, distribuídos em 22 câmpus em todas as regiões do Estado.

O imaginário popular descreve o servidor público como alguém que realiza atividades burocráticas, trabalha pouco e tem muitas regalias. Porém, nós sabemos que essa imagem não corresponde à nossa realidade. Os servidores públicos têm o papel de servir à sociedade, dentro dos parâmetros definidos pela legislação vigente. O resultado de suas atividades, no entanto, não é medido pelo lucro, como nas empresas privadas, mas na qualidade do atendimento prestado aos cidadãos e na contribuição para o desenvolvimento do País.

Nossa missão é “promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural”. Para isso, nossos servidores, tanto professores quanto técnicos, estão sempre em busca de novos conhecimentos e aplicando os mais inovadores conceitos dentro e fora de sala de aula. Capacitação e treinamento constantes e a busca pela excelência em processos e serviços fazem parte da rotina dessa categoria, que precisa estar sempre alinhada às demandas da sociedade.

SONY DSCComo toda grande instituição, temos muitos processos internos e demandas externas que dependem de vários setores para que sejam efetivados, ou que envolvem diversos documentos e informações. Em função disso, e para que tenhamos cada vez mais excelência em nosso trabalho, adquirimos o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que já conta com vários módulos em funcionamento e outros tantos em implantação.

SONY DSCPara que esse processo fique mais claro para todos os servidores, lançamos hoje, no evento comemorativo ao dia do servidor público, o Integra – campanha de sensibilização sobre a implantação do SIG. O site integra.ifsc.edu.br reunirá todas as informações sobre o sistema, treinamentos para sua utilização e o cronograma de implantação. A ideia é que todos os servidores se apropriem do SIG e entendam de que forma ele facilitará nosso trabalho integrando todos os processos em um único sistema on-line.

Por esse site também será possível acompanhar as notícias que estão sendo produzidas sobre a implantação, os módulos de capacitação e ter um meio de contato com os responsáveis pelo SIG no IFSC.

Gravação do DVD da Orquestra e Coral do Câmpus Florianópolis

Outro evento muito especial que tivemos esta semana foi a gravação do DVD do Coral e da Orquestra do Câmpus Florianópolis, realizada ontem à noite no Teatro do Centro Multiuso de São José.

gravacao_dvdO Coral funciona há 36 anos e a Orquestra Experimental há 14, ambos com aulas gratuitas para a comunidade. Juntos, promovem grandes espetáculos que levam a música e a cultura para diversas cidades catarinenses e também para outros estados. Sempre foi um sonho nosso ter esse trabalho registrado para sempre!

gravacao_dvd8Este ano, com um esforço muito grande de investimento e com a dedicação de todas as pessoas envolvidas, conseguimos viabilizar a realização desse projeto. A apresentação foi muito linda e mostra a importância da existência de projetos como esse, que levam a arte gratuitamente para a comunidade. É muito emocionante ver nessas apresentações que temos desde crianças com 7 até idosos com 70 anos tocando juntos e fazendo um trabalho maravilhoso de integração e arte!

Parabenizo a todos os envolvidos e agora ficamos na expectativa do produto final, que com certeza ficará excelente!

• IMG_2303Visita ao Câmpus Urupema: esta semana estive em Urupema para acompanhar as obras de ampliação do câmpus, que está andando muito bem. Os servidores estão empolgados com o prédio novo, que já atenderá ao curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia, com inscrições abertas até segunda-feira. O prédio vai ficar muito bom e ano que vem já iniciaremos as aulas lá.
  • IMG_2157Visita ao Câmpus Lages: também estive em Lages para avaliar como ficou o câmpus após a chuva de granizo que atingiu a cidade há alguns dias. Fiquei muito emocionada com a união e trabalho realizado pelos servidores do câmpus, que evitaram um prejuízo ainda maior, atuando rapidamente e protegendo os equipamentos, por exemplo. O telhado já está quase todo consertado e em breve iniciaremos algumas reformas, que envolverão também melhorias necessárias para o crescimento do câmpus.

E hoje ainda viajo para Jaraguá do Sul, onde participarei da formatura dos cursos técnicos dos câmpus Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus. Um bom final de semana a todos!