Plano de Oferta de Cursos e Vagas

Esta semana tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, colegiado que reúne os diretores de todos os câmpus e os pró-reitores da instituição. Entre as pautas da reunião, tratamos do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), que está sendo construído para integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

pocv2Estamos já na fase final de construção do POCV, após seminários em todos os câmpus, discutindo os ajustes necessários nas planilhas de cada um para que tenhamos o melhor resultado possível desse trabalho, podendo atender às demandas da sociedade em todos os câmpus. Esse trabalho inclui uma análise qualitativa, para melhorar a relação aluno X professor e alcançarmos as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

É um trabalho muito bom que vem sendo desenvolvido, de muita dedicação e construção coletiva com a contribuição de cada câmpus. O objetivo é que o resultado final do planejamento seja fidedigno e coerente com a nossa realidade institucional e com o que poderemos fazer nos próximos cinco anos.

Destaco que estamos fazendo ajustes e uma das pendências é o número de professores, ainda acima do nosso banco, mas a Secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), reconhecendo esse trabalho, comprometeu-se em nos apoiar no aumento necessário. É a única questão pendente para fecharmos o PDI no dia 19 de novembro, para na sequência solicitarmos o recredenciamento da instituição no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

pocvQuero parabenizar a todos os envolvidos nesse processo, pois uma instituição como a nossa, com 22 câmpus, precisa de um estudo técnico e consistente para se planejar e garantir um bom funcionamento. E isso só é possível quando podemos contar com o comprometimento de todos para a construção de um trabalho realmente coletivo e solidário.

• Conaes: participei também esta semana da reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Na oportunidade, trabalhamos no instrumento de avaliação de cursos de graduação presenciais e a distância e finalizamos as notas técnicas do relato institucional. São documentos importantes para qualificar ainda mais o trabalho que as instituições de ensino desenvolvem e que precisam estar alinhados com a realidade de cada instituição.
    • IFB: na terça-feira participei da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, do qual sou conselheira, e aprovamos o regulamento eleitoral para a eleição de reitor e dirigentes de câmpus. A comunidade estava ansiosa para deflagrar o processo e é muito gratificante participar desses momentos, porque também aprendemos a partir do funcionamento das outras instituições.
    • ouvidoriaSIG: esta semana tivemos também o lançamento do módulo de Ouvidoria do Sistema Integrado de Gestão (SIG). Tivemos uma webconferência entre os envolvidos para entendermos o novo sistema e começarmos a utilização em toda a instituição. Essa é uma ferramenta muito importante para estarmos cada vez mais próximos da comunidade e que só irá aprimorar ainda mais o trabalho que já se desenvolve na Ouvidoria do IFSC, com o atendimento das demandas de todos os públicos da instituição.
    • Seminário de Ciências Humanas: na quarta-feira participei da abertura do Seminário de Ciências Humanas do IFSC, que aconteceu no Câmpus Florianópolis. A partir desse Seminário foi proposta a criação de um fórum dos docentes dessa área, para que ano que vem possamos fazer um evento ampliado com a participação do maior número possível de docentes do IFSC que atuam em ciências humanas. Essa integração é muito rica para a troca de experiências entre as diferentes realidades de cada câmpus e para que bons exemplos possam ser multiplicados, de modo que tenhamos cada vez mais uma educação de excelência. Destaco a palestra do professor Mauro Titon, da UFSC, que nos trouxe importantes reflexões do contexto do fazer pedagógico.
    • IFC: ontem recebi o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Francisco Sobral, com mais dois docentes da instituição e a Diretora do Centro de Referência em Formação e EaD do IFSC, professora Gislene Miotto. Nossa reunião foi para articular uma proposta de mestrado interinstitucional e iniciarmos a construção de uma proposta para submissão à Capes. Teremos ainda este ano uma reunião para encaminhamentos, trabalhando juntamente com os pesquisadores para termos um projeto coletivo. Procuramos trabalhar sempre de modo coletivo e essa é uma proposta que conseguiremos executar muito bem em rede.

dia do servidor públicoE no dia 28 teremos a comemoração do dia do servidor público. Em virtude disso, nossa instituição não funcionará na segunda e terça-feira. Quero parabenizar a todos os colegas pelo trabalho que desenvolvem na instituição e também convidá-los para o evento alusivo à data que teremos na sexta-feira, 31, às 14h. O evento será realizado no auditório da Reitoria e transmitido ao vivo pela IFSC TV. Temos também hoje à noite a festa de confraternização organizada pelo Sinasefe-SC, encontro vocês lá!

Um bom final de semana e uma boa eleição para todos no domingo!