Reunião Conif e Setec

Esta semana estive em Brasília participando de importantes discussões para a Rede Federal.

conif_outubroEntre as pautas tratadas na 46ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), esteve o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Vamos fazer encaminhamentos internos para resolver essa questão tão importante para os nossos alunos.

Outra pauta foi o recredenciamento dos Institutos Federais no e-MEC. O sistema concentra as informações e procedimentos relacionados aos cursos de graduação de todo o país e está ligado com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Em novembro vamos solicitar o recredenciamento e, por isso, temos também a aprovação do PDI neste mês, já que ele é essencial para essa tarefa.

seminario_canadaNa quarta e na quinta também participei do seminário “Os Institutos Federais e sua Atuação nos Territórios”, uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conif.

Nesse seminário discutimos diretrizes para a rede, para termos um plano de ação comum alinhado à Setec e ao nosso PDI. Essa proposta trata principalmente dos itinerários formativos e da reformulação dos cursos técnicos integrados para que possamos atender melhor aos estudantes.

Tivemos a apresentação do programa de intercâmbio realizado em parceria com o Camosun College do Canadá, no qual, entre os 43 participantes da primeira edição, estava o professor Luis Proença, do Câmpus Itajaí. A ideia agora é expandir esse projeto, intensificando a parceria e enviando mil professores de toda a Rede para essa experiência. Na oportunidade, recebi o diploma em nome do professor Proença pelo intercâmbio realizado e fiz uma avaliação muito positiva desse projeto!

É importante ressaltar que esses projetos de internacionalização estão articulados com a pesquisa aplicada e, por isso, têm um retorno muito grande para o que fazemos, como a constituição dos Polos de Inovação e a proposta dos programas de mestrado em Rede.

conif_outubro2Essa questão, inclusive, foi tratada no FORPOG – Fórum dos Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O FORPOG está encaminhando o mestrado em rede com a Capes, articulando a formulação dos programas. Um desses mestrados vai atender à capacitação dos nossos servidores e, por isso, estamos investindo muito nisso para a Rede. Estamos fazendo um trabalho muito grande para articular a Setec e a Capes na formulação desses projetos.

• Compra de passagens: uma das pautas que tratamos nas reuniões em Brasília foi a questão da compra de passagens aéreas pelos Institutos. Estamos  já com um programa em andamento que vai nos permitir dar mais agilidade e economia nesses processos. Em breve, teremos mais novidades.
  • RSC: o Ministério do Planejamento (MPOG) providenciou rubricas específicas para atender à concessão do RSC e os valores devidos terão de ser lançados de acordo com as orientações gerais do MPOG. Estamos com a situação do pagamento resolvida e fazendo todos os nossos processos nos tempos regulamentares. São muitos processos em andamento e precisamos da colaboração de todos para tudo correr dentro do planejado.

semana_geralE semana que vem teremos atividades da Semana Nacional de Ciência em Tecnologia acontecendo em quase todos os nossos câmpus. A programação pode ser consultada no Portal do IFSC.

Um bom final de semana a todos!