Inscrições abertas para o processo seletivo 2015.1

ingressoEsta semana tivemos a abertura de mais um processo seletivo do IFSC. São mais de 3 mil vagas abertas em todo o Estado, distribuídas em mais de 100 cursos técnicos e de graduação. As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro e a solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser feita até o dia 23 de outubro.

Nesse processo seletivo, teremos quatro novos cursos técnicos e seis novos cursos de graduação. Os cursos técnicos são: técnico subsequente em Guia de Turismo no Câmpus Garopaba, técnico integrado em Mecânica no Câmpus Itajaí, técnico concomitante em Agropecuária no Câmpus São Miguel do Oeste e o técnico concomitante em Mecânica no Câmpus Xanxerê.

Já os cursos de graduação são: curso superior de tecnologia em Design de Moda no Câmpus Araranguá, curso superior de tecnologia em Alimentos no Câmpus Canoinhas, Engenharia Mecatrônica no Câmpus Criciúma, Ciência da Computação no Câmpus Lages, curso superior de tecnologia em Alimentos no Câmpus São Miguel do Oeste e o curso superior de tecnologia em Viticultura e Enologia no Câmpus Urupema. Com exceção do Câmpus Araranguá, esses são os primeiros cursos de graduação de todos os câmpus.

ingresso2Esse ingresso também é especial para o IFSC, pois temos oito alunos e egressos participando da campanha de divulgação. São alunos que se destacam em sua trajetória profissional e ressaltam a importância que o IFSC tem ao proporcionar mais possibilidades para a vida dessas pessoas. O slogan da campanha, “Você pode mais”, também reforça o potencial da instituição de trazer novas possibilidades para quem busca a qualificação e quer fazer mais pelo seu futuro.

Outros assuntos:

Encontro de contadores do IFSC: esta semana participei do primeiro encontro de contadores do IFSC. É muito bom ver como o IFSC está se profissionalizando, com pelo menos um contador em cada câmpus em funcionamento! Isso é essencial para que nossos processos sejam seguros e tranquilos, tanto do ponto de vista legal como administrativo. Fiquei feliz de ver o pessoal motivado para o nosso trabalho na educação profissional e ressaltei a eles que somos todos educadores, pois o impacto da nossa atuação será sempre no aluno.

Implantação do SIG: na segunda-feira também tratamos da implantação do sistema integrado de gestão – SIG. Estamos chegando a um momento crucial do desenvolvimento do sistema, que é o sistema acadêmico, por isso vamos ter reuniões específicas para acompanhar e resolver questões necessárias para dar agilidade ao processo. Em outubro faremos também uma grande divulgação, para que todos compreendam melhor as mudanças que a instituição está tendo e as melhorias nos processos que já estão acontecendo e serão ainda mais!

Reunião da Conaes: participei também nesta semana de uma reunião muito produtiva da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Trabalhamos em duas importantes notas técnicas, que tratam da sugestão de roteiro para relatório de auto avaliação institucional e da definição da estrutura do relatório institucional. Essas duas notas técnicas melhoram os processos de avaliação prescritos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e organizam a forma como a instituição trabalha com esse tipo de avaliação, que é um processo muito importante para entendermos como está nossa atuação e podermos avançar cada vez mais.

CONIF 05

Conif: na quinta e sexta-feira estive em Natal – RN para a 45ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na oportunidade, foi apresentado o plano de trabalho de capacitação para uso de tecnologias no contexto acadêmico, proposto pelo Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti). Tratamos também da Reditec, reunião que reúne todos os gestores, reitores, diretores gerais e pró-reitores da Rede Federal. Este ano a Reditec será de 10 a 14 de novembro em Porto Alegre.

Reunião com a Setec: também nesta semana, os reitores dos Institutos Federais estiveram reunidos com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que se prepara para organizar um seminário em outubro. Estiveram em discussão as diretrizes para a educação profissional e a atuação dos institutos: como podemos avançar na inclusão, fazer um diagnóstico da rede e também trabalhar com a expansão. Além disso, tratamos das diretrizes para os cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, Proeja e formação de formadores.

JIF Nacional: hoje também tivemos a abertura dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais em Natal – RN. Estamos participando com trinta alunos, que já venceram os Jogos Regionais dos Institutos Federais esse ano. Desejo a todos que aproveitem os jogos e representem bem o IFSC nesse evento que integra toda a Rede Federal.

palestra_frigottoPalestra com Gaudêncio Frigotto: hoje à tarde também participei da abertura da palestra com o filósofo e pedagogo Gaudêncio Frigotto. A palestra, que teve como tema “Trabalho, educação e emancipação humana: concepção contra-hegemônica de Formação Profissional e Tecnológica” é bem importante para o IFSC, pois trata da formação dos formadores para a educação profissional e tecnológica (EPT). Aproveitei para comentar sobre a pós-graduação em EPT que o IFSC está implantando. É um grande desafio, mas tenho certeza que nossos servidores estão muito empenhados e envolvidos com esse projeto.

105 anos do IFSC: na próxima terça-feira, o IFSC estará completando 105 anos. É um momento muito especial para a instituição e por isso teremos uma série de atividades em comemoração à essa data. A programação completa está disponível no site do IFSC, com destaque especial para a homenagem ao Professor Marcos Cardoso Filho, preso durante a ditadura militar. Contamos com a presença de todos para que possamos ter uma comemoração ainda mais bonita!

E hoje à noite, ainda participo da formatura dos cursos técnicos, do curso superior de tecnologia em Telecomunicações e da Licenciatura em Química do Câmpus São José. Desejo a todos os formandos muito sucesso e uma brilhante carreira!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.