Eventos em Gaspar

sepei

Esta semana, vivemos momentos muito especiais no IFSC. Realizamos, pela primeira vez, três eventos institucionais em sequência, reunindo alunos e servidores de todo o Estado em um único lugar: o Câmpus Gaspar! Ao todo, foram mais de duas mil pessoas e uma semana inteira de integração, troca de experiências e confraternização. Foi a melhor semana do ano para o IFSC, e também a mais intensa!

Tudo que o IFSC faz – ensino, pesquisa, extensão, esportes e cultura – esteve representado durante esta semana. Foi muito legal ver de perto tudo isso junto, o que dá uma dimensão do tamanho da instituição que nos tornamos. Durante toda a semana, tive a oportunidade de conversar com muitos servidores e alunos, e a alegria era contagiante.

forum_ejaA semana iniciou com o II Fórum de Educação de Jovens e Adultos do IFSC, que aconteceu nos dias 1º e 2. Uma das coisas que mais nos angustiam é saber como chegar no público que precisamos atingir com essa modalidade de ensino. São pessoas que não conseguiram seguir com seus estudos no tempo regular e que precisam de oportunidades diferenciadas para elevar sua escolaridade. A nossa lógica tradicional não tem dado o resultado que queremos, porque se trata de um público muito específico e que precisa de uma abordagem diferente. Mudar essa lógica é difícil. É preciso que todos nós saiamos da zona de conforto para buscar soluções de forma conjunta. Parabenizo as equipes do Proeja e do Certific, que têm avançado muito nos resultados e, sobretudo, fazem a discussão no IFSC. Fiquei muito feliz por ver o auditório do Câmpus Gaspar lotado com servidores que atuam e se preocupam com esse tema. É disso que precisamos: do trabalho, do esforço e do comprometimento de todos!

sepei_aberturaNa terça-feira à noite, tivemos a abertura oficial do 4° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2014), que contou com a presença do prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, e com a palestra do diretor de Ciência e Tecnologia do Sapiens Parque e ex-reitor da UFSC, Antônio Diomário de Queiroz. Além da cerimônia de abertura, tivemos também muita festa nesse dia, com apresentações culturais antes e após o cerimonial. Fiquei muito contente com a participação de tantos alunos na abertura do evento.

sepei2014Durante a quarta e quinta-feira, acompanhei várias apresentações, pôsteres, projetos, mostra de protótipos e tudo o que fazemos de melhor! E ainda a emocionante apresentação do Coral e Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul! Na quarta-feira, assisti também ao documentário Janeiro 27 sobre a tragédia da boate Kiss. A exibição contou com a presença do diretor Luiz Alberto Cassol, e do presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria, Adherbal Ferreira. O filme é muito comovente, recomendo a todos que assistam quando tiverem a oportunidade. É possível conferir o trailer do documentário clicando aqui.

Na quinta-feira à tarde, tivemos o encerramento do Sepei e a premiação dos melhores trabalhos. Conferir de perto o resultado do que está sendo feito no IFSC é o que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. É isso que nos motiva e nos faz reconhecer que trabalhamos para mudar a vida das pessoas e para transformar a sociedade.

jifsc2Na quinta à noite, participei da abertura do 3º JIFSC, que é um evento que vai muito além da competição. O espírito de integração, harmonia e solidariedade é a principal característica dos Jogos do IFSC. Tivemos também na abertura a presença do representante estudantil Matheus Zanatta, do Núcleo Estudantil Estadual do IFSC, que incentivou os alunos a participarem das organizações estudantis nos seus câmpus. Foi muito divertido participar da abertura! Espero que nossos alunos tenham se divertido também.

SONY DSCQuero agradecer ao diretor-geral Sérgio Uda e a todos os servidores e alunos do Câmpus Gaspar por terem aceito o desafio enorme de sediar esses eventos. Sabemos que isso mexe com a rotina do câmpus e que vocês investiram muita energia e trabalho nisso. Quero agradecer também aos servidores da Reitoria que estiveram envolvidos na organização dos eventos, principalmente à Nadia Garlet e ao Felipe Cintra que foram, além de competentes, incansáveis! Todos fizeram um ótimo trabalho e, por isso, tivemos ótimos eventos! Parabéns pelo compromisso e pela competência!

Codir

gtflex2Na terça-feira, tivemos reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que também foi realizada no Câmpus Gaspar. Durante a reunião, tivemos um marco histórico para a instituição. O GT Flexibilização, formado por representantes da gestão e do Sinasefe-SC, apresentou o resultado dos seus trabalhos. Depois de muito debate, foram propostas alterações na regulamentação da jornada de trabalho flexibilizada, que precisava ser melhorada. Como já falei aqui no blog outras vezes, o IFSC precisa da flexibilização, e esse foi um grande passo para torná-la mais forte e efetiva. Quero agradecer pelo trabalho árduo dos integrantes do GT e pelo compromisso com a instituição, que só tem a crescer com esse tipo de debate. Ainda nessa reunião, definimos agilizar a aprovação da pauta e da súmula do colegiado para termos mais transparência e proximidade da comunidade.

E essa semana especial ainda não terminou. A 3ª edição dos JIFSC se encerra só amanhã. Desejo boa sorte a todos os competidores e um bom retorno às suas cidades.