Visita aos câmpus do Oeste

Olá!

Esta semana viajei ao Oeste do Estado para visitar os nossos câmpus naquela região. Na terça-feira, tivemos um momento muito especial. O prefeito de São Lourenço do Oeste, Geraldino Cardoso, realizou a entrega oficial da antiga Escola de Educação Básica Leoberto Leal para o IFSC, local onde implantaremos o Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste.

slo_publicoFomos recebidos por mais de mil pessoas para a entrega, o que nos emocionou muito. Tivemos a presença de vários prefeitos e secretários da região, além de estudantes, professores e comunidade. Ficamos impressionados com o número de pessoas e a felicidade delas em poder contar com uma unidade do IFSC próxima a suas casas.

slo_placaA prefeitura nos entregou o prédio em ótimo estado, depois de fazer uma reforma completa. Dois servidores já foram removidos para o município e, assim que adequarmos a rede lógica e tivermos uma estrutura mínima de mobiliário, já iniciaremos a oferta dos cursos Pronatec – que já são realizados em outros locais do município – no próprio câmpus. Enquanto isso, vamos iniciar uma pesquisa  para determinar quais serão os eixos de atuação do câmpus, que será vinculado ao Câmpus São Miguel do Oeste.

slo_faixas2Tenho certeza de que esse câmpus dará muito certo por um motivo: toda a comunidade da região está mobilizada. Sabemos do nosso desafio para implantar mais um câmpus, mas vamos agir de forma planejada para que essa implantação seja sólida e para que possamos atender às expectativas da região.

slo_alunosOs alunos da Escola de Educação Básica de São Bernardino que venceram a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no último sábado no Câmpus Criciúma, também estiveram na entrega. Eles estavam muito felizes com a conquista e empolgados para representar Santa Catarina na etapa nacional, que será em São Paulo. Parabéns aos estudantes!

Chapecó e São Carlos

reuniao_chapecoAlém de receber o prédio do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste, estive também nos câmpus Chapecó e São Carlos. No Câmpus Chapecó, me reuni com os servidores docentes e técnico-administrativos separadamente, o que foi muito bom, porque às vezes os assuntos referentes ao ensino tomam conta da pauta, tendo pouco espaço para tratar das questões dos TAEs. Falamos sobre as necessidades e expectativas dos servidores, os desafios e a efetividade do câmpus, e também sobre a necessidade de formularmos propostas e programas para diminuir a evasão. Foram reuniões muito boas, que mostraram o quanto os servidores estão comprometidos com o desenvolvimento do câmpus.

sao_carlos2Visitei também a obra do Câmpus São Carlos, que já está em fase de conclusão. O câmpus está muito bonito e urbanizado. Já temos parte de equipamentos e mobiliário comprada e, assim que a obra for entregue pela construtora, já iniciaremos a mudança.

Reunião com vice-prefeito de Chapecó

Ainda no Oeste, me reuni com o vice-prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon. Tratamos sobre a possibilidade de doação de algum terreno para que o Câmpus Chapecó seja ampliado. Apesar de os terrenos próximos ao câmpus serem privados e não da Prefeitura, ele se mostrou sensível a nossa necessidade e se comprometeu a buscar uma solução.

Outros assuntos:

  • reuniao_alunosEnet: na segunda-feira, recebi alunos, representantes dos grêmios estudantis e da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet). Tratamos sobre o apoio do IFSC para a realização do Encontro Regional dos Estudantes do Ensino Técnico, que está sendo organizado por eles, mas ainda não há data definida.
  • Encontro DAM: na quinta-feira, participei do Encontro dos Chefes de Departamento de Administração do IFSC, realizado no Câmpus São José, onde tratamos sobre a execução orçamentária desse ano. Nossos chefes de departamento são muito parceiros, dispostos a atuar de modo coletivo para ajudar a resolver as dificuldades e superar os desafios que enfrentamos na administração pública.
  • RSC: hoje, o Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (CPRSC) publicou nosso regulamento no site da Setec (correção: Por um equívoco da Setec, foi publicada no site da secretaria uma versão desatualizada do regulamento. A versão correta – Resolução 29/2014/Consup – está disponível no site do Conselho Superior. Já avisamos a Setec para que ela faça a correção em seu site). A partir da semana que vem os docentes podem protocolar os seus processos. A regulamentação estabelece todos os trâmites e condições para a concessão.  Fico muito feliz e agradeço o empenho da comissão que atuou com dedicação e compromisso para viabilizar essa regulamentação no IFSC. Temos que batalhar pela concessão do RSC aos TAEs.
  • Professor titular: esta semana também foi realizada a terceira banca de avaliação de acesso à classe titular. Foram aprovados mais 19 pedidos, que agora já somam 38 professores titulares para o IFSC! Agradeço aqui ao membro interno Rubipiara Cavalcante Fernandes e aos membros externos Adelino Cândido Pimenta, Roberlam Gonçalves de Mendonça e Glen Cezar Lemos, todos do Instituto Federal de Goiás. Muito obrigada pelo trabalho!
  • SONY DSCSeminário do Napne: na manhã desta sexta-feira, participei da abertura do I Seminário do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFSC. Os institutos federais de todo o país estão debatendo como atender a todos sem diferenças, para acolher com qualidade e profissionalizar todos as pessoas. É desafiador, mas nos motiva a encontrar caminhos e  soluções coletivamente. Parabenizo os organizadores pelo evento e pela importância do tema.
  • Eventos no Câmpus Gaspar: na semana que vem, estarei em Gaspar para participar de três eventos do IFSC: o Fórum EJA, o Sepei e o JIFSC. Estamos numa expectativa muito grande em relação a esses eventos, que irão reunir mais de 2 mil pessoas! Será uma ótima oportunidade para que nossos estudantes e servidores vivenciem as amplas frentes de atuação institucional – ensino, pesquisa e extensão, compartilhando e trocando experiências.

E neste sábado, participo das formaturas dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Florianópolis, que serão realizadas no Centro Multiuso de São José. Desejo sucesso e muitas felicidades aos formandos!

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.