Capacitação dos Colegiados e Concurso Público

SONY DSCAmpliar e fortalecer a atuação dos nossos colegiados é uma preocupação constante na gestão do IFSC. Esta semana, tivemos um importante momento nesse sentido. Recebemos a professora e superintendente jurídica da Universidade de São Paulo (USP), Maria Paula Dallari Bucci, para uma capacitação voltada aos integrantes dos órgãos colegiados do IFSC.

O IFSC tem uma trajetória de participação coletiva muito forte e, nos últimos anos, nossa instituição tem avançado muito por causa dessa construção coletiva. Como somos múltiplos e diversos, temos escolhas e contradições. E são essas contradições que nos fazem crescer e nos tornam ainda mais fortes, a partir do debate e das reflexões.

Estamos num momento de renovação do Consup. Temos novos e mais representantes, por causa do crescimento da nossa instituição. Por isso, temos que pensar em como fortalecer nossos colegiados e comissões, para que tenhamos uma atuação cada vez mais forte e consciente, e para que cada um entenda o seu papel. A capacitação foi um momento muito rico para debater e refletir.

SONY DSCDeixo aqui o meu agradecimento à professora Maria Paula pela presença e por ter compartilhado conosco seu conhecimento e sua experiência.

A capacitação teve transmissão ao vivo pela IFSCTV, o que proporcionou a participação e a interação de pessoas que não estavam presentes. É muito bom poder contar com o uso da tecnologia para aproximar alunos, servidores e comunidade do IFSC! Para quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, o vídeo do evento está disponível na íntegra no canal da IFSCTV no YouTube (clique aqui para acessar).

Concurso Público

Nesta quarta-feira, lançamos mais um concurso público para o preenchimento de 145 vagas, sendo 75 para docentes e 70 para técnicos-administrativos. Neste concurso, temos vagas para 27 cargos diferentes, todos para atender a necessidades imediatas do IFSC para 2015.

As inscrições serão abertas na próxima terça-feira, dia 26 de agosto. Convido a todos a virem trabalhar no IFSC, uma instituição comprometida com a educação pública e com a transformação social das comunidades em que está inserido. Vocês serão muito bem-vindos!

• Abertura IGLU: na segunda-feira, participei da abertura do Curso IGLU Brasil 2014 para Dirigentes Universitários, na UFSC. O curso é voltado para gestores das instituições de educação superior públicas e privadas brasileiras. Ao todo, 16 servidores do IFSC participam da capacitação, que conta com representantes de outras 14 instituições brasileiras e duas estrangeiras. Essa é uma ótima experiência para nossos gestores e uma boa oportunidade para melhorarmos nossos processos de gestão, inclusive por meio da troca de experiências e do intercâmbio.
  • reuniao_sinasefe2Reunião Sinasefe: na quarta-feira, me reuni com representantes da diretoria do Sinasefe-SC. Como já acordado, vamos implementar a mesa permanente de negociação, que será instalada oficialmente no dia 24 de setembro, na semana do aniversário de 105 anos do IFSC. Queremos aprimorar os processos entre o sindicato e a gestão, tornando mais efetivos os debates e as decisões,  principalmente no que diz respeito às demandas dos servidores. Esses debates são importantes porque fazem com que as pessoas se apropriem dos processos e das regulamentações vigentes. Isso nos ajuda a resolver os impasses, mesmo de pontos controversos, dentro da legalidade. No dia 24 vamos definir uma pauta, com temas de ambas as partes, e estabelecer um cronograma de trabalho. Destaco aqui que estamos sempre abertos às negociações de todos os temas que envolvem o IFSC, para que juntos encontremos a solução dos problemas e a superação das dificuldades institucionais e dos servidores.
  • formatura_continente3Formatura no Continente: na quarta-feira à noite, participei da formatura dos cursos técnicos do Câmpus Florianópolis-Continente. A cerimônia teve a participação de 77 formandos dos cursos técnicos em Eventos, em Guia de Turismo, em Gastronomia, em Panificação e Confeitaria, Proeja em Cozinha e em Panificação e Confeitaria. É muito bom e emocionante ver tantos técnicos formados, em um momento em que o Brasil sofre com a falta desses profissionais no mercado. Parabéns a todos os formandos! A noite foi abrilhantada com o lançamento do livro “Memorial da Manezinha Valina” da nossa aluna, agora técnica, Dorvalina Luiza Pereira.
  • forgradForgrad: na quinta-feira, estive em Criciúma, na Unesc, para participar do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação, o Forgrad, que reúne instituições de ensino superior de todo o Brasil. Participei, como representante da Conaes, do painel “10 anos do Sinaes – Avanços e Ajustes”, onde discutimos como avançar na questão legal, os indicadores e os processos de avaliação e de autoavaliação.
  • Cursos FIC: hoje abrimos as inscrições para cursos de qualificação profissional, que são uma excelente oportunidade de ampliação da formação, com oportunidades para pessoas que têm desde o ensino fundamental incompleto até o curso superior. São 830 vagas em 23 cursos, ofertados em todas as regiões do estado. Leia a matéria sobre o assunto no Portal do IFSC.

Nesta sexta-feira temos a formatura dos cursos técnicos do Câmpus Gaspar. Desejo uma boa formatura a todos e parabéns aos formandos pela conquista! Temos também, hoje à noite, a posse da nova diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Parabenizo o senhor Glauco Côrte pelo trabalho realizado e por mais um mandato à frente da federação.

Um abraço e até a próxima semana!