Reunião do Conif

Passei a maior parte da semana em Fortaleza, para mais uma reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

conifUm dos pontos de pauta foi a questão do professor titular livre, em que discutimos critérios para a distribuição de vagas. Decidimos montar um grupo de trabalho – do qual faço parte – para encaminhar uma proposta para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, solicitando a liberação de vagas para as instituições da Rede Federal. Também debatemos sobre a alimentação escolar e a preocupação que temos em cumprir a legislação e atender nossos estudantes, ao mesmo tempo em que estamos vendo maneiras de viabilizar refeitórios e restaurantes com a estrutura e os recursos que temos.

A matriz orçamentária ainda segue sem definição, o que nos impede de definir o orçamento das nossas instituições para o próximo ano. Aguardamos as negociações no âmbito do Governo Federal para que tenhamos algum encaminhamento.

Na tarde do primeiro dia da reunião, tivemos a presença do secretário da Setec, Aléssio Trindade de Barros, e do diretor de Desenvolvimento da Rede, Oiti José de Paula. Foi muito bom porque pudemos expor nossas preocupações e solicitar encaminhamentos.

Deve sair ainda neste mês o segundo edital feito em parceria CNPq/Setec, no valor de R$ 40 milhões para projetos da Rede. Também cobramos o lançamento do edital dos polos de inovação.

Na quarta-feira, viajamos a Guaramiranga, cidade onde o Instituto Federal do Ceará possui um hotel escola. Além de conhecer essa estrutura, demos continuidade à reunião em que reforçamos a necessidade de reestruturação do Conif para termos uma maior efetividade e articulação.

Por fim, abordamos ainda a missão do Conif à China para a participação na Conferência da Federação Mundial de Faculdades e Institutos Politécnicos, a WFCP – da qual não vou participar – e a Reunião de Dirigentes de Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Reditec, que será realizada em novembro e está sendo organizada pelos três institutos gaúchos.

Parceria canadense

almoco_canadensesNa segunda-feira, almocei com representantes do Camosun College, instituição pública de ensino técnico e tecnológico do Canadá. Tivemos um professor do Câmpus Itajaí, Luis Proença, que participou de um intercâmbio na instituição. Agora, os representantes da instituição vieram conhecer os institutos federais que participaram do programa.

A instituição canadense está bem aberta para fecharmos convênios e parcerias para intercâmbios e formação de professores a partir de 2015. Durante a visita, os representantes do Camosun College conheceram laboratórios dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José.

• UAB: Na segunda pela manhã, participei  da reunião dos coordenadores nacionais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizada aqui em Florianópolis. Também estiveram presentes o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, e a vice-reitora da UFSC, Lucia Helena Martins Pacheco. Foi uma reunião de trabalho importante no sentido de consolidar a Educação a Distância por meio de propostas que fortaleçam o ensino nessa modalidade. Decidimos, inclusive, levar essa discussão para o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina como forma de estudar o contexto regional e a maneira com que nossas instituições podem alinhar os trabalhos e as ofertas.
  • Reunião com Sinasefe-SC: Na segunda à tarde, me reuni com representantes do sindicato para discutir a questão do pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade no IFSC. Decidimos criar um grupo de trabalho paritário, composto por representantes da Reitoria e do Sinasefe, para analisar as orientações do MPOG, discutir possíveis soluções e propor encaminhamentos diante das normativas que temos relacionadas a isso.
  • mulheres simMulheres Sim: Nesta semana, foram realizadas as aulas inaugurais do programa de extensão do IFSC Mulheres Sim. É emocionante ver o programa iniciando suas atividades e ver a expectativa das alunas que buscam no IFSC um aprimoramento do que já sabem e uma geração de renda. Sejam muito bem-vindas ao nosso Instituto, que só existe por vocês. Compartilho aqui a matéria publicada no nosso site sobre o tema.
  • Comentários blog: Atendendo a uma nota complementar à Normativa 06/2014 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – que estabelece os procedimentos a serem adotados no período eleitoral – vamos desabilitar os comentários do blog durante esse tempo. Caso queiram enviar mensagens, peço que mandem para o e-mail ouvidoria@ifsc.edu.br.
  • encontro_aposentados_1Aposentados: Para fechar a semana, tivemos um Encontro com Aposentados do IFSC na Reitoria, um momento de integração sempre bom. Foi excelente reencontrar tantos colegas, pessoas que lutaram numa época muito difícil para a educação profissional no Brasil. Se hoje somos parte de uma instituição grande e sólida, devemos muito aos nossos servidores aposentados. Quando os valorizamos, fortalecemos o IFSC ainda mais!

dia dos pais (1)E quero terminar o post de hoje desejando um Feliz Dia dos Pais, especialmente para nossos servidores e alunos!