Volta às aulas, Concerto em Jaraguá do Sul e visita da Embrapii

orquestra_jaragua

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Esta semana começou muito especial para o IFSC. No domingo, tivemos o concerto da orquestra e do coral do Câmpus Jaraguá do Sul no aniversário de 138 anos da cidade e de 20 anos do câmpus. Foi uma apresentação muito linda que mostrou a diversidade em que podemos atuar, na formação integral das pessoas, com cidadania, arte e cultura, ajudando nossos alunos a desenvolver outras competências e habilidades, apropriando-se de conhecimentos que, de outra forma, eles não alcançariam.

Quero parabenizar a orquestra e o coral pela belíssima apresentação e também a cidade e o câmpus pelos seus aniversários. Agradeço também à prefeitura pelo apoio, viabilizando esse momento, no espaço da Sociedade Cultura Artística (Scar), próprio para mostrar a diversidade de nossa atuação e valorizando o IFSC como instituição de educação profissional.

SONY DSCNa quarta-feira, recebemos o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), João Fernando Gomes de Oliveira, e sua equipe. Eles vieram ao IFSC para coletar informações que servirão para fundamentar os critérios para a criação dos polos de inovação tecnológica nos institutos federais, cujo edital deve ser lançado em agosto. Além da conversa com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pesquisadores, eles também visitaram laboratórios do Câmpus Florianópolis.

Essa visita foi muito importante para o IFSC, pois já começamos a trabalhar para que possamos ter um polo de inovação e, com base na nossa expertise e na excelência da instituição, alavancar a inovação e desenvolver ainda mais a indústria no Estado. A conversa com os grupos de pesquisa, inclusive, foi bastante produtiva, pois o presidente esclareceu diversas dúvidas e explicou melhor o funcionamento dos polos para os alunos, mostrando como a instituição deve se preparar para isso.

Os polos de inovação serão espaços especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor produtivo, por meio do desenvolvimento da inovação e da formação de recursos humanos. Por isso esse projeto é tão importante para o nosso país. Com ele, conseguiremos aumentar ainda mais a interação das instituições de ensino com o setor produtivo, inovando na produção e agregando muito ao ensino oferecido.

volta_aulas_fpolisTivemos ainda nesta semana o retorno às aulas em todos os câmpus. Pude participar da reunião geral do Câmpus Florianópolis-Continente, dando boas vindas aos servidores, e também da recepção aos alunos calouros do Câmpus Florianópolis. Fico muito feliz em ver a alegria dos estudantes iniciando a sua trajetória na instituição e espero que eles participem dos projetos de pesquisa e extensão, das atividades culturais, mobilizem-se para participar das representações estudantis e possam aproveitar ao máximo as oportunidades que oferecemos. Destaque também ao Paevs e às oportunidades de intercâmbio!

Outros assuntos

  • reconhecimento_saberes_3Certificação de saberes: antes de sair em férias, no dia 14 de julho, estive presente na certificação de saberes de 12 alunos que participaram do projeto piloto de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores. Esses trabalhadores, que atuam como guias de turismo e merendeiras, receberam os certificados de conclusão de ensino fundamental. Com esse certificado, os alunos podem buscar agora uma formação técnica para seguirem se qualificando e alcançar novos postos de trabalho, o que não poderiam sem ter a certificação. Esse projeto vem ao encontro dos objetivos institucionais, que envolvem justamente qualificar e oportunizar o acesso à qualificação a todos, permitindo que mesmo quem esteja há muito tempo sem estudar possa se profissionalizar.
  • assinatura_fiescReunião Senai: também naquela semana, assinei a adesão do IFSC ao movimento “A Indústria pela Educação”. Já havia comentado aqui no blog sobre esse movimento, e agora, com a aprovação do Consup, o acordo se consolidou. Com isso, poderemos intensificar e aproximar nossa atuação com as indústrias de Santa Catarina, participando mais fortemente de projetos de inovação e tecnologia.
  • Formatura do Pronatec: esta semana tivemos ainda a formatura de duas turmas do Pronatec, Padeira e Atendente de Lanchonete. A primeira, ofertada pelo Mulheres Mil, em parceria com a Fazenda da Esperança, organização não-governamental dedicada à recuperação de dependentes químicos em Florianópolis, e outra turma formada por pessoas com necessidades especiais diversas, atendidos pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), com sede em São José. Na quinta tivemos uma formatura Pronatec, dos cursos de Espanhol e Auxiliar de Pessoal, parceria do Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça e prefeitura de Palhoça! Ficamos felizes em conseguir alcançar, por meio dos cursos do IFSC, um público que não teria acesso à qualificação e que, agora, sente-se motivado em continuar estudando e buscar novas alternativas. Parabéns!
  • Posse do Grêmio Estudantil do Câmpus Florianópolis: ontem participei da posse da nova gestão do Grêmio Estudantil do Câmpus Florianópolis. É muito bom poder participar desses momentos, que mostram a organização e a mobilização dos nossos alunos por uma educação cada vez melhor. Parabéns a todos e ficamos à disposição para auxiliá-los no que for possível.
  • Reunião na Fapesc: participei de uma reunião na Fapesc para discutir a possibilidade de termos um projeto específico deles com o IFSC. Na conversa com o presidente, discutimos de que forma fomentar a pesquisa e a inovação na instituição e eles foram muito receptivos. Estamos agora estudando de que modo isso pode acontecer, para colocar em prática.
  • Reunião com o Igeof: esta semana recebemos o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), que nos trouxe uma demanda por mais cursos de qualificação para a cidade. Nos comprometemos em discutir essa questão internamente para avaliarmos e melhorarmos a oferta que já temos. Eles estão com um projeto para estruturar salas de aula na passarela do samba Nego Quirido, e a proposta é que possamos oferecer os cursos naquele espaço.

Aos que estão chegando agora e aos que já estavam conosco, sejam todos bem-vindos e que tenhamos um excelente semestre! Teremos ainda, no final de semana, as formaturas dos Câmpus Canoinhas e Chapecó. Parabéns aos formandos e sucesso nesta nova etapa!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Volta às aulas, Concerto em Jaraguá do Sul e visita da Embrapii

  1. Muito informativo e esclarecedor , parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *