Posse Consup e CPA

Esta semana tivemos muitas reuniões de funcionamento, que são essenciais para discutirmos a construção da instituição, além da posse dos novos membros do Conselho Superior (Consup) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na segunda-feira pela manhã.

posse_consupAcredito que a gestão democrática deve ir além das representações, para que possamos atuar de modo mais amplo, discutindo e analisando a instituição como um todo, e que as representações sejam fortalecidas na integração e articulação de todos os segmentos. O Consup, órgão máximo da instituição, é fundamental para que isso aconteça, pois de modo participativo tomamos as decisões fundamentadas na concepção de todos os segmentos da comunidade, tanto interna quanto externa ao IFSC.

Agradeço o trabalho desempenhado pelos conselheiros anteriores, que estavam no Consup desde o início da minha gestão, em 2012. Foram dois anos de trabalho sério e responsável. A instituição avançou muito nesse período, e grande parte desse avanço é devido à atuação do Consup. Para os novos conselheiros, quero dizer que temos muitos desafios pela frente e que vocês são fundamentais. Estamos com vários processos em andamento que serão acompanhados e finalizados pelo Conselho Superior, como a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (PDI) e do Regulamento Didático-Pedagógica (RDP). Precisamos ainda fortalecer a assistência estudantil, diminuir a evasão escolar e aumentar o número de alunos atendidos. Conto com vocês para superarmos esses desafios e fazer a instituição crescer cada vez mais!

SONY DSCJá a CPA tem um papel fundamental na compreensão da instituição e também no conhecimento da opinião da comunidade interna sobre o IFSC. O processo de autoavaliação tem um poder transformador, ela nos permite saber a forma como toda a comunidade enxerga o IFSC para que possamos melhorar os pontos necessários.  É uma comissão fundamental para a melhoria da instituição e, apesar de ser obrigatória apenas para os cursos superiores, utilizamos a auto avaliação para todos os níveis de ensino, por entendermos o processo como fundamental para todo o IFSC.

No Codir dessa semana também falamos sobre a implantação das CPAs locais, que será um grande avanço para darmos mais dinâmica e agilidade ao trabalho, além de atender melhor a todas as representações.

Colégio de Dirigentes

Na segunda-feira também participei da reunião do Colégio de Dirigentes (Codir). Tivemos a discussão de  pautas importantes para a instituição, como as diretrizes da matriz orçamentária 2015. Na semana passada, quando recebemos a reunião do Conif, essas diretrizes nos foram apresentadas pela Setec. Agora, precisamos pensar nos ajustes necessários na matriz deste ano e na de 2015, para que possamos incrementar e consolidar essa matriz e ter um bom ano orçamentário.

Discutimos também sobre o relatório de controle de frequência produzido pela auditoria interna e percebemos que precisamos melhorar algumas questões. Já estamos encaminhando com o GT Flexibilização e vamos tratar desse assunto na próxima reunião do Codir. Precisamos avaliar como podemos melhorar a flexibilização e o controle de frequência para atender melhor ao público da instituição, além de mantermos a transparência da nossa atuação.

Tratamos também dos encaminhamentos para o Sepei e o JIFSC, que pela primeira vez acontecerão na mesma semana (2 a 6 de setembro) e no mesmo local – o Câmpus Gaspar. Estou tratando esse evento como a melhor semana do IFSC, pois vamos conseguir reunir e congregar muitas pessoas, principalmente nossos estudantes, em um momento especial para a instituição. A expectativa é muito positiva pela realização dessas duas atividades!

• colegiado_joinvilleVisita ao Câmpus Joinville: na quarta-feira estive no Câmpus Joinville, onde participei da reunião e da posse do colegiado. É muito bom participar do dia a dia do câmpus, para entendermos melhor as dinâmicas e as decisões que estão sendo tomadas localmente. Aproveitei também para visitar e conversar sobre a transferência da escola estadual Conselheiro Mafra para o IFSC. Esse é um passo bem importante na cidade de Joinville, pois permitirá ampliar nossa atuação na cidade. Já estamos encaminhando algumas questões para atender às necessidades mais imediatas, apesar de não podermos oficializar a transferência definitiva em função do período eleitoral. Aproveito para parabenizar o câmpus, que teve um envolvimento muito grande com a comunidade, inclusive com bastante participação no colegiado do câmpus.
  • Reunião RSC: esta semana também tivemos uma reunião para tratar de ajustes na regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Percebemos que o processo pode ser mais ágil se tivermos três avaliadores trabalhando, o que também nos mantém dentro da legislação. Todos os ajustes foram realizados visando à melhoria do processo.
  • cepeReunião Cepe: tivemos também reunião do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) durante dois dias, com uma pauta bem importante, que foi a análise dos Planos de Ofertas de Cursos e Vagas (POCVs). Estive presente no início da reunião para falar sobre a aprovação da Resolução 13 – que regulamenta as atividades docentes – no Consup. Esse debate é necessário para sempre aprimorarmos o processo democrático-participativo e o Cepe foi fundamental nesse processo.
  • Resultado do ingresso: hoje também teremos a divulgação do resultado do nossos processos seletivos 2014.2 para cursos técnicos e superiores, vagas remanescentes e tranferência e retorno. Os resultados estarão disponíveis no site do ingresso – www.ingresso.ifsc.edu.br. Parabéns a todos os aprovados e sejam muito bem-vindos ao IFSC!

E na próxima quarta-feira (16) entrarei em férias, retornando no dia 28 de julho. Até o próximo semestre!