Resolução 13 e Conif

Olá!

Esta semana tivemos um momento muito importante para a nossa instituição, que foi a aprovação da nova regulamentação das atividades docentes, feita pelo Conselho Superior, que é o órgão máximo da instituição. A regulamentação antiga (Resolução 13), publicada quando ainda éramos Cefet-SC, já não atendia às necessidades institucionais, já que, desde 2008, quando nos tornamos Instituto Federal, passamos a ser uma instituição de ensino, pesquisa e extensão.

ASONY DSC nova proposta estabelece uma mudança na carga horária mínima e máxima de sala de aula para os professores e também modifica os percentuais de preparação de aula. Além disso, garante uma carga horária mínima de atividades de pesquisa e extensão para todos os professores.

Quero agradecer a todos os servidores que participaram da construção desse novo documento, desde a comissão inicial que encaminhou de modo técnico e cuidadoso toda a consulta, como também a comissão criada pelo Consup, que trabalhou na finalização e sistematização de todas as análises. Com certeza, o trabalho realizado por todos tornará nossa instituição ainda mais forte e permitirá que continuemos avançando nos próximos anos.

Além da aprovação da nova Resolução 13, o Consup também aprovou alterações no regulamento interno da CPA, a oferta do curso técnico subsequente em Guia de Turismo pelo Câmpus Garopaba, a criação de nove Núcleos de Educação a Distância (NEaDs) e o PDTI 2014/2015.

SONY DSCEssa foi a última reunião da atual composição do Conselho Superior do IFSC. Agradeço pelo trabalho intenso e de qualidade realizado pelos conselheiros, que ocuparam lugar no Consup desde 2012, quando iniciamos a gestão atual. Muito obrigada pelo comprometimento e pela responsabilidade nas decisões de vocês. Fico muito orgulhosa de perceber o quanto avançamos nesse período e como o Consup foi fundamental para esse avanço. Na próxima segunda-feira, dia 7, teremos a posse dos novos membros, eleitos no mês passado.

Conif

De 1º a 3 de julho, tivemos a honra de sediar a 43ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Além da reunião do Conif, recebemos também o Fórum de Planejamento e Administração – Forplan, que reúne os Pró-reitores de Administração dos Institutos Federais. Muito bom receber os reitores e pró-reitores dos demais institutos federais em nossa instituição, pois reuniões como essas só fortalecem e integram ainda mais a Rede.

SONY DSCDurante esses três dias, tomamos decisões importantes para nossa atuação. A primeira delas foi a aprovação dos critérios da matriz orçamentária de 2015. O Forplan apresentou os critérios, que foram discutidos em conjunto e aprovados. Agora, os pró-reitores e diretores devem trabalhar em cima disso para termos a aprovação de nossa matriz no Ministério da Educação.

Tivemos também encaminhamentos em relação às relações internacionais. Esse tema é bastante importante para o IFSC, pois um dos nossos objetivos institucionais previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é a internacionalização. Decidimos pela intensificação de programas e pelo aumento da nossa inserção no Ciência Sem Fronteiras. O grande diferencial da Rede e que vai ser um foco muito grande de atuação é a questão da capacitação em línguas. O IFSC já tem várias iniciativas nessa área, mas vai intensificar ainda mais para consolidarmos nossa inserção internacional.

SONY DSCAlém desses temas, discutimos os encaminhamentos para a proposta de mestrado profissional para a Rede, que será ofertado pelos institutos federais e coordenado pelo Conif. Estamos finalizando o documento das diretrizes para a pós-graduação na Rede com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec em articulação com  a Capes. Apresentei também os mestrados em rede que já existem e a nossa proposta é de um mestrado profissional em educação profissional e tecnológica, que será oferecido aos servidores dos institutos federais.

Outro tema importante foi a proposta trazida pela Setec para a regulamentação de bolsas de pesquisa e extensão para as instituições públicas. A proposta é muito boa, atende nossas necessidades, e vai dar mais possibilidades de fazer pesquisa e extensão, parcerias e projetos inovadores. A proposta foi discutida e o projeto já está bem encaminhado para aprovação.

O Conif também aprovou uma nota, incentivando o diálogo e a construção coletiva das nossas instituições, tendo em vista o movimento de greve. A nota pode ser consultada aqui.

E na nossa próxima reunião, que será em Fortaleza (CE) no mês que vem, discutiremos mais detalhadamente o Pronatec 2 para conhecer os desafios e possibilidades dessa nova proposta, principalmente em relação à atuação e às dificuldades dos institutos. O objetivo é sempre alcançar o maior número de pessoas na comunidade, promovendo a educação e a capacitação profissional para que elas possam ter um futuro melhor.

Outros assuntos:

  • debate_gremioDebate Eleição do Grêmio Estudantil: na segunda-feira estive no debate entre as chapas que estão concorrendo ao Grêmio Estudantil do Câmpus Florianópolis. É muito bom participar de momentos como esse, que mostram a organização estudantil na nossa instituição. Fico feliz de ver a maturidade e a organização dos alunos, isso é um sinal positivo da formação cidadã que o IFSC oferece. A eleição será realizada no dia 7 de julho e nos colocamos à disposição para apoiar também a futura gestão do Grêmio.
  • fotoAmbientação no Continente: na terça-feira à noite, eu e os demais reitores do Conif participamos de uma ambientação no Câmpus Florianópolis-Continente, organizada pelos alunos dos cursos técnicos em Eventos, Gastronomia e Panificação e Confeitaria. O jantar estava maravilhoso! Obrigada e parabéns a todos os servidores e alunos envolvidos.
  • Posse: posse_servidores_blog_reitorahoje pela manhã participei da posse de mais 23 novos servidores. Esse sempre é um momento importante para o IFSC, pois os servidores são fundamentais ao nosso crescimento como instituição e muito necessários ao desenvolvimento do nosso trabalho. Sejam muito bem-vindos!
  • Palestra “O IFSC em números e a identidade institucional”: também na manhã de hoje, o servidor Gustavo Moraes, Diretor de Estatística e Informações Acadêmicas do IFSC, fez uma fala para os servidores da reitoria sobre o histórico da Rede Federal e os dados da nossa instituição. Momentos como esse são importantes para compreender a atuação do IFSC e melhorar cada vez mais nosso trabalho, pois todas as decisões institucionais devem ser fundamentadas em análises técnicas e históricas consistentes. Parabéns pelo trabalho!

Um bom jogo a todos e até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Conif. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Resolução 13 e Conif

  1. Patrick Pirolo disse:

    Onde eu encontro a regulamentação das atividades docentes que substitui a resolução 13?

    • Maria Clara disse:

      Olá Patrick!

      Por enquanto aprovamos somente o parecer para alteração da Resolução 13. Tendo em vista esse parecer e os encaminhamentos feitos pelo Consup, estamos no processo de finalização dessas mudanças. Assim que o documento estiver finalizado, com todos os ajustes e correções, daremos ampla divulgação à publicação da Resolução.

      Estou à disposição.

  2. marcos Antonio Leite disse:

    Reitora, bom dia , estou muito curioso parta saber como andam os encaminhamentos do RSC á nível do IFSC e á nível do MEC , para a sua implantação e recebimento das vantagens das novas RT, pois a final os processos relativos aos professores titulares já começaram e até onde sei já estão inclusive recebendo os novos vencimentos. Obrigado, fico no aguardo. Prof. Marquinho (São José)

    • Maria Clara disse:

      Olá professor! Obrigada pelo contato.
      Nossa regulamentação, aprovada pelo Consup, já passou pelo conselho permanente do RSC, em Brasília. As alterações propostas já foram feitas e também já foi aprovada aqui no IFSC. Devemos publicar esta semana. O banco de avaliadores já foi implantado e segundo o CPRSC deve entrar em funcionamento ainda esta semana. Assim que estiver operando divulgaremos para que os professores protocolem os pedidos. Acredito que será muito breve!
      Estou à disposição.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *