Emodatex e lançamento da IFSCTV

Antes de fazer o relato das principais atividades, quero lamentar, com muito pesar, a morte de dois de nossos servidores, um do Câmpus Araranguá e outra do Câmpus Gaspar. No dia 18 de junho, quarta-feira, o servidor Sandro de Quevedo Peil, professor do Câmpus Araranguá, faleceu em um trágico acidente na estrada. Ontem, a professora Valéria Fendler Amorim, mãe da servidora Yanna de Amorim Cana Brasil Schutz e sogra do servidor Daniel Schutz, faleceu durante uma cirurgia para resolver problemas cardíacos.

É um momento muito difícil para a instituição, pois cada servidor é parte da família que compõe o IFSC e todos sentimos muito quando situações como essas acontecem. Nossos sentimentos às famílias dos servidores e contem conosco para o que for necessário.

Apesar dessas tragédias, temos que seguir em frente com as atividades do Instituto e essa semana tivemos eventos importantes para a instituição.

Lançamento da IFSCTV

lancamento_ifsctv_mariaclaraNa quinta-feira, tivemos o lançamento da nova programação da IFSCTV. Nossa televisão passou, no início desse ano, por uma reformulação grande, com uma reconfiguração da marca e da programação, além da reestruturação da equipe. Sabemos das dificuldades ainda presentes, especialmente no que se refere à estrutura, mas trabalhamos muito para que esse canal de relacionamento esteja cada vez mais fortalecido, pois ele é muito importante para ampliar nossa aproximação com a comunidade.

Esse evento é um marco muito importante para o IFSC, pois a implantação da TV na instituição é um projeto antigo, que iniciou lá em 2008 com a ex-reitora, Consuelo Sielski Santos, e o servidor Paulo Vitor Tavares. Alcançamos agora uma conquista muito grande! Um canal online, totalmente disponível à comunidade, com uma programação variada e atualização periódica, que irá atender, além do público externo, a comunidade interna do IFSC.

selo_destaque_ifsctvÉ importante ressaltar também, a importância da televisão para o alcance dos nossos objetivos institucionais. Para que isso aconteça, a IFSCTV trabalha com três aspectos relacionados ao fazer do IFSC: o educativo, que tem como objetivo a aprendizagem, ou seja, com um cunho acadêmico ou pedagógico; o jornalístico, que cobre assuntos do cotidiano do IFSC; e o colaborativo ou democrático, que promove a participação da comunidade de forma ativa no processo de sugestão de pautas ou disseminação das notícias e informações. Com isso, ela mostra o que alunos e servidores do IFSC fazem de melhor, difundindo conhecimento e disseminando experiências de sucesso.

Quero parabenizar a equipe da Diretoria de Comunicação e, mais diretamente, a equipe da IFSCTV, que não mediu esforços para que esse canal pudesse ser reimplantado. Estão todos de parabéns e torcemos muito pelo sucesso desse trabalho. Aproveito também para convidá-los a conhecer as nossas produções e os programas desenvolvidos acessando o canal da TV no Youtube. Espero que todos gostem!

Emodatex

SONY DSCNa quarta-feira, estive no Encontro de Moda e Têxtil do IFSC – Emodatex, que foi promovido pelo Câmpus Araranguá. A primeira edição do evento foi um sucesso! Além de Araranguá, tivemos também a participação de alunos e servidores dos câmpus Gaspar e São Miguel do Oeste.

O evento contou com a presença de convidados externos, como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e também de empresários do setor, e promoveu debates importantes sobre a área, como a valorização dos profissionais.

É ótimo ver os trabalhos que estão sendo produzidos no IFSC e, mais do que isso, perceber a empolgação nas falas e nos olhares dos participantes. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento!

Outros assuntos:

  • Santa Rosa de Lima: Na semana passada estive reunida com a prefeita de Santa Rosa de Lima para tratar da ampliação de nossa parceria. Santa Rosa de Lima é uma cidade pequena e que tem dificuldades de acesso a outras cidades. Em função disso, as parcerias são muito importantes para que a cidade amplie seu potencial e ofereça mais opções aos munícipes. Já trabalhamos com capacitações de professores da cidade, mas pretendemos expandir nossa atuação, especialmente por meio dos cursos do Pronatec, para atender a mais demandas do município.
  • Parcerias com a Fapesc: Na semana passada também participei da reunião do conselho da Fapesc, no qual sou suplente. Nessa reunião tivemos uma apresentação das ações da Fundação e também uma apresentação da Rede Catarinense de Inovação – Recepeti. Essa Rede é formada pelas entidades que representam o Sistema Catarinense de Ciência e Tecnologia e Inovação, com quem teremos uma importante parceria, especialmente na parte de capacitação e promoção da inovação no Estado,o que é muito importante para fortalecer a atuação do IFSC nessa área. Para que isso aconteça, estamos trabalhando a fim de intensificar nossa parceria com a Fundação com a finalidade de apoiar mais projetos de inovação.
  • pronatecII3Pronatec: Gostaria de destacar também o lançamento, na última semana, da segunda etapa do Pronatec. Não pude estar presente no evento, mas considero esse um passo muito importante para a educação e o IFSC já está empenhado em garantir a pactuação de mais vagas, para que possamos levar a educação a todos.
  • Conif: Na terça-feira estive em Brasília, onde participei da Reunião Executiva do Conif. Na oportunidade, tratamos de questões referentes à pós-graduação e preparamos a reunião do Conif da próxima semana, que será sediada pelo IFSC, em Florianópolis.
  • Setec: Aproveitei minha ida a Brasília para dar alguns encaminhamentos na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, onde busquei apoio para parcerias como a que queremos desenvolver com a Fapesc.
  • Programa Sesi Matemática: Também nesta semana participei de uma reunião do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, na FIESC, e da abertura da Jornada de Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. A reunião foi muito boa, pois conheci o Programa Sesi Matemática, que foi apresentado pelo Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira e pela Diretora de Educação do Sesi RJ, Andrea Marinho. Vemos uma possibilidade muito grande de, a partir desse Programa, trabalharmos com a formação de formadores nessa área e melhorar o desempenho dos estudantes por meio de games!

reuniao_fenetTive ainda, nesta sexta-feira, duas reuniões importantes. A primeira, com o Sinasefe, para organizar ações importantes de melhoria da nossa articulação. Na sequência, recebi os representantes da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), para apoiarmos a organização do evento regional em Florianópolis.

Até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *