Posse de novos servidores e parcerias

Boa tarde!

Esta semana tivemos muitos acontecimentos positivos em nossa instituição, que reforçam nosso entendimento de que estamos no caminho certo para atender aos objetivos a que nos propomos como instituição de educação profissional.

SONY DSCPrimeiro, destaco a posse de 34 novos servidores que irão atuar em 16 de nossos câmpus e que vão contribuir para que continuemos avançando na educação, garantindo um serviço essencial para a população e o que o Brasil tanto precisa.

Quero desejar as boas-vindas a todos esses novos servidores e ressaltar que vocês são fundamentais nos câmpus, especialmente naqueles que estão em processo de expansão e que precisam de pessoas para atender às demandas já existentes e aos novos desafios que sempre surgem. Contamos com vocês para fortalecermos cada vez mais nossa atuação em todo o Estado!SONY DSC

Ainda sobre servidores, estaremos entrando em um momento específico em 5 de julho, que é o período eleitoral, e preparando a instituição para não deixar de atender às necessidades de nossos câmpus no que diz respeito a recursos humanos, mas sempre amparados pela lei eleitoral, que altera as contratações e movimentações nesse período.

Reuniões em Itajaí

Estive ontem em Itajaí, onde me reuni com o prefeito e também com os auditores da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura (RENAQUA).

IMG-20140613-WA0000A prefeitura é uma grande parceira do IFSC no projeto de implantação do câmpus e nos apoia em vários processos, especialmente com a doação do terreno para a construção do Centro de Referência em Navegação e Pesca Marinha (CNPMar). Esse projeto ainda não avançou por conta do atraso nas obras do câmpus e também pela conjuntura no MEC. Contudo, já estamos propondo encaminhamentos para corresponder às expectativas e demandas da cidade.

Também participei da apresentação do Laboratório de Pesquisa e Monitoramento de Algas Nocivas (LAQUA). Apesar das limitações de infraestrutura, o projeto está andando muito bem. Quero parabenizar os servidores que conseguiram levar adiante esse projeto mesmo com as dificuldades do câmpus.

Aproveitei a viagem para visitar a obra do câmpus, que está andando dentro dos prazos. A expectativa é muito grande pela sua finalização, para que possamos o quanto antes ampliar a atuação na cidade, que tem uma conjuntura muito boa para o Instituto, com uma demanda grande de qualificação. Com o andamento da obra e também desses novos laboratórios, temos uma nova perspectiva de atendimento à comunidade, que vai ampliar bastante o alcance do IFSC na região.

Outros assuntos

  • Lançamento de livro: na quarta-feira participei do lançamento do livro lancamento_livro_campus_continente“Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé: sujeitos, memórias e saberes etnobiológicos”, organizada pela professora Liz Cristina Ribas, do Câmpus Florianópolis-Continente. O livro foi desenvolvido em um projeto de pesquisa e de extensão em parceria do IFSC com a comunidade da reserva e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Fiquei bem contente com esse lançamento e quero parabenizar a professora organizadora do livro e todos os envolvidos, porque é com projetos como esse que conseguimos cumprir nossa função de estarmos junto à comunidade. Isso se refletiu também nas falas dos autores do livro e beneficiados pela Reserva, que se disseram felizes por participarem ativamente do projeto, já que em outros para os quais foram convidados essa participação não aconteceu de forma tão efetiva como no projeto do IFSC. Após o lançamento, participei também do jantar que foi organizado pelos cursos técnicos em Gastronomia e em Eventos. É muito legal ver essa integração entre os cursos acontecendo na prática, pois isso  mostra a importância de se trabalhar com os eixos tecnológicos nos câmpus, fortalecendo as áreas e apresentando aos alunos como essa integração acontece no mercado de trabalho.
  • GT Flexibilização: também na quarta-feira tivemos a primeira reunião do GT SONY DSCFlexibilização após a sua reformulação. A partir de agora, o GT é formado com a mesma quantidade de representantes do IFSC e do Sinasefe-SC, tendo uma composição paritária. Esse GT irá atuar na melhoria da regulamentação da flexibilização e também propor avanços na operacionalização do processo. O resultado do trabalho é muito importante e esperamos que seja muito positivo, porque vamos poder avaliar melhor o processo e, a partir disso, melhorá-lo para que atenda às necessidades institucionais da melhor forma possível. A portaria com os nomes dos novos integrantes do GT pode ser consultada aqui.
  • Eleições Consup e CPA: hoje estamos encerrando mais uma eleição para a escolha de representantes do Conselho Superior (Consup) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Esse processo foi muito especial para a instituição, porque é o primeiro em que os estudantes puderam escolher seus representantes pelo voto – até o ano passado essa escolha era feita por meio de sorteio. Isso só foi possível pela implantação de um sistema web de votação totalmente seguro e sigiloso, que foi desenvolvido e amplamente testado pela nossa Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). O próprio Consup já havia solicitado a participação dos alunos de forma direta nas eleições, mas pela nossa capilaridade o único meio de viabilizar isso foi pela eleição digital.
  • Reunião com servidores do Câmpus Palhoça Bilíngue: na segunda-feira tive uma reunião com todos os servidores do Câmpus Palhoça Bilíngue, na qual eles expuseram as especificidades e os desafios que encontram no dia a dia e na implantação do câmpus. Essa reunião foi bem importante para entendermos como trabalhar melhor para atender a essas demandas. Atualmente temos restrições no que se refere à contratação de servidores de algumas áreas específicas, mas estamos providenciando para que isso seja resolvido e o câmpus consiga atender a todos da melhor forma. Agradeço aos servidores que são muito comprometidos em construir o câmpus como referência na educação de surdos e nos colocamos sempre à disposição para juntos avançarmos.

E neste domingo temos o exame de classificação para os cursos técnicos. Ao todo, são 5.094 candidatos disputando 2.334 vagas em cursos integrados, concomitantes e subsequentes. As provas serão realizadas nos municípios de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Boa prova a todos e espero encontrá-los por aqui no próximo semestre!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Posse de novos servidores e parcerias

  1. Neiva Maria Redivo Vieira disse:

    Magnífica Reitora,

    Quando a reitora se refere em restrições quanto à contratação de servidores de áreas específicas, acredito ser de cargos em que se esgotou a lista de homologados do último concurso.
    Como sabemos, ainda não se esgotou a lista dos homologados para os cargos de auxiliar administrativo, onde muitos concursados, justificadamente, ainda estão na expectativa de serem convocados.
    Sendo assim, solicito esclarecimentos, haja vista, existirem informações fundamentadas de que os cargos de auxiliar administrativo estão para serem ocupados por funcionários terceirizados, os quais não são competentes para tal função e simplesmente por caprichos políticos partidários, bem como, tal e citado cargo possívelmente será extinto.
    Agradecendo desde já, aguardo resposta.

  2. Maria Clara disse:

    Olá

    Os cargos já homologados podem ser chamados no período eleitoral, assim, conforme necessidade institucional iremos chamando os cargos que possuem lista de espera. Não temos informações nem orientações sobre processo de terceirização para os cargos de auxiliar administrativo. Portanto, mantemos nossa posição em relação ao concurso vigente. Estou à disposição.

    Obrigada

    • Cleuzi disse:

      Magnífica Reitora,

      Gostaria de saber se há possibilidade de novas chamadas p o cargo de assistente social, do concurso prorrogado de 2013. Fiquei em 30º e gostaria muito de saber quais são minhas chances reais de trabalhar no IFSC.

      Grata,

      Cleuzi Maria da Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *