Formatura Pronatec e visita da presidente

Olá!

Nesta sexta-feira, a presidente da república, Dilma Rousseff, esteve em Florianópolis para participar de uma formatura coletiva do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Participamos com cerca de 550 alunos, vindos de diversas regiões do Estado. Foi muito bonito e emocionante ver a alegria dos nossos estudantes em ver a presidente de perto! E poder ouvir a prioridade que é dada à educação profissional em nosso País!

formatura_presidenciaA transformação só é possível com programas inclusivos e, na formatura, mostramos os resultados concretos dessa mudança. Fiquei orgulhosa e honrada em estar presente compartilhando com estudantes e servidores a alegria desse momento! Agradeço o empenho para viabilizar a presença de alunos de todos os câmpus, desde o mais distante, São Miguel do Oeste – que saíram quinta-feira às 20h – assim como os demais, que mobilizaram servidores e alunos numa logística e organização primorosas.

Nosso aluno Anderson Tillman, do Câmpus Jaraguá do Sul, foi o juramentista e contaminou a todos com sua emoção! Também a nossa aluna do curso superior de tecnologia em Construção de Edifícios Cassiane Aparecida da Silveira foi a oradora como formanda do Senai. Representando todos os nossos alunos, Orli Leandro, do Câmpus Geraldo Werninghaus, recebeu o certificado das mãos da presidente!

pronatec_presidente2Dilma falou que o Pronatec é a concretização de uma oportunidade, já que o País só vai ser grande quando tivermos técnicos suficientes para atender à demanda do mercado. Disse também que o programa precisa ser permanente para que tantos os cursos de qualificação quanto os técnicos sempre possam melhorar sua formação, seja fazendo outro curso técnico, uma graduação ou uma pós-graduação.

A presidente anunciou ainda o lançamento do Pronatec 2.0, que será feito na próxima semana. O programa recebeu, de 2011 a 2014, investimentos de 14 bilhões, realizando até agora 7,3 milhões de matrículas.

Em 2013, tivemos mais de 4 mil matrículas pelo Pronatec no IFSC. Para esse ano, a previsão é ampliarmos essa oferta para 9 mil, tanto em cursos de qualificação profissional quanto em cursos técnicos.

pronatec_presidenteO Pronatec é um programa muito forte em que acreditamos muito. Por meio dele, podemos ampliar ainda mais nossa capilaridade, ofertando cursos em municípios onde não temos câmpus. Isso é levar a qualificação aonde as pessoas estão, para que elas não tenham que sair de suas cidades em busca de estudos. Acreditamos que essa é a melhor maneira de fazer a transformação social que tanto queremos!

Vivenciar momentos como esse, com 2.000 estudantes concluindo seus cursos, nos faz acreditar e querer avançar mais, melhorando continuamente nossa inserção em Santa Catarina.

Fórum de Reitores

Na quinta-feira, participei de mais uma reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina, que reúne os gestores do IFSC, IFC, UFSC, Udesc e UFFS. Tratamos dobre a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a expansão da oferta de cursos superiores.

forumreitoresSobre o Sisu, constatamos que cada instituição reserva uma quantidade diferente de vagas: nós reservamos, no último ingresso, 70%, a Udesc 25% e o IFC 50%. A UFSC ainda não aderiu, mas está discutindo o tema internamente. No dia 26 de junho, temos uma reunião com a coordenadora-geral de Projetos Especiais para a Graduação do MEC, Lilian Nascimento, na qual iremos aprofundar esse tema.

Já sobre a expansão da oferta de cursos superiores, estamos fazendo um planejamento conjunto para evitar a sobreposição de cursos ou de áreas semelhantes na mesma região. Para encaminhar esse planejamento, propusemos a criação de um fórum que envolva as áreas de Ensino das cinco instituições. Dessa forma, além de organizar a oferta para evitar sombreamentos, ainda teremos mais facilidade para articular novas parcerias em programas de pós-graduação.

Outros assuntos:

  • SONY DSCFórum CTS: Na quarta-feira, participei da abertura do II Fórum Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizada no auditório da Reitoria. O tema desta edição foi “Objetos de Aprendizagem”. Esse evento é muito importante para nós, uma vez que queremos, cada vez mais, consolidar nossa atuação junto à sociedade. E lancei o desafio de organizarmos curso de Jogos Digitais por meio do Pronatec para podermos viabilizar mais uma oferta que, tenho certeza, terá uma grande demanda.
  • formatura_pronatec2Formatura Pronatec Continente: Na segunda-feira à noite, participei da formatura do Pronatec do Câmpus Florianópolis-Continente. Ao todo, 53 alunos receberam seus certificados dos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Garçom e Padeiro. Muitos deles são jovens da Marinha. Fico muito feliz por poder compartilhar com nossos alunos esse momento tão importante em suas vidas. A cerimônia e a festa de confraternização foram organizadas pelos alunos do curso técnico em Eventos e o coquetel foi produzido pelos próprios formandos. Parabéns a todos!
  • SONY DSCColégio de Dirigentes: Na segunda pela manhã tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que reúne todos os pró-reitores e diretores-gerais dos câmpus. Durante a reunião tratamos sobre o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) dos câmpus, a Política de Gestão Documental, a execução orçamentária de 2014 e a Resolução 13, que está agora em discussão novamente nos câmpus. Encaminhamos a proposta do calendário acadêmico de 2015, para discussão nos câmpus e aprovamos o calendário de ingresso 2015/1. Nossas reuniões têm sido muito produtivas e as discussões qualificadas para que o IFSC trabalhe cada vez mais de modo colaborativo e solidário.
  • foto1Aula inaugural da Engenharia Elétrica: Na noite de quinta-feira, participei da aula inaugural do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis. O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Aléssio Trindade de Barros, também estava presente. A palestra feita pelo engenheiro Lailton Vieira Xavier foi um momento de motivação para os alunos se dedicarem e se empenharem na sua formação, que é fundamental para o desenvolvimento profissional!
  • Ministério da Defesa: tivemos uma reunião no Câmpus Florianópolis-Continente para tratar da ampliação das nossas parcerias com Marinha, Exército e Aeronáutica.

E neste domingo será realizado o vestibular do IFSC em cinco cidades do Estado: Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. Ao todo, 1.983 candidatos disputam uma das nossas 436 vagas. Desejo a todos uma boa prova.

Um abraço e até a próxima semana!

Foto 1 da Formatura Pronatec: James Tavares/Secom-SC

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Formatura Pronatec e visita da presidente

  1. Parabéns pela conquista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *