Encontro com Estudantes

Olá!

Nesta semana, tivemos um evento muito importante na nossa instituição: o primeiro Encontro dos Estudantes do IFSC. Durante todo o dia de ontem, cerca de 60 alunos de quase todos os câmpus – apenas representantes de Chapecó, Lages e Xanxerê não conseguiram estar presentes – puderam entender melhor o funcionamento do nosso Instituto e trocar experiências sobre representação estudantil.

SONY DSCFizemos uma reunião no ano passado com os representantes no Câmpus Florianópolis e combinamos fazer o encontro estadual este ano. Realizar esse evento era um desejo nosso de muito tempo e agora conseguimos  concretizar. Como eu sempre digo, a nossa atuação enquanto instituto só tem sentido se estivermos atingindo nossos estudantes, pois só assim seremos efetivos. Por isso, é tão importante entendermos os anseios dos alunos para ver como atender as necessidades dentro do nosso contexto e da nossa dimensão.

SONY DSCNa parte da manhã, no auditório da Reitoria, apresentei aos alunos a estrutura organizacional do IFSC. Mostrei para que servem os órgãos de colegiados, apresentei as pró-reitorias e falei sobre o papel da direção-geral de cada câmpus. É importante que todos os nossos estudantes entendam essa nossa constituição, que somos uma única instituição, mas que atua em 21 câmpus atualmente. Saber para que serve cada área do IFSC ajuda o aluno a entender os processos – e o porquê das dificuldades em alguns processos. Nossa organização é bastante complexa, então meu objetivo foi tornar essa compreensão melhor para os estudantes que vieram representar seus câmpus.

Durante o encontro, os estudantes também puderam me perguntar e expuseram suas reivindicações. O debate abordou questões de evasão, rotatividade de professores e participação dos estudantes nas discussões de temas institucionais. Apresentamos também  o edital da eleição dos representantes no Consup e na CPA.

Na parte da tarde, o grupo de estudantes continuou o encontro no Câmpus São José, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências do que vivenciam em seus câmpus e pensar em maneiras de incentivar a mobilização discente.

SONY DSCFiquei muito feliz com esse encontro. Acredito que foi um espaço bem importante para articular e intensificar a participação dos estudantes. Somos uma instituição participativa e democrática que se fortalece com as representações de todos os segmentos. Para isso, precisamos que todos os segmentos – nesse caso específico, os alunos – estejam dispostos e disponíveis a participar mais ativamente da instituição. Sabemos que isso implica nos estudantes terem conhecimento do seu papel e de formas de atuação e, por isso, penso que esse evento foi esclarecedor. Os estudantes tiraram como encaminhamento a criação de um núcleo que vai congregar os grêmios e centros acadêmicos.

Espero que os representantes que recebemos nesta quinta agora voltem aos câmpus e compartilhem as informações e experiências com os demais estudantes. Teremos, em junho, as eleições para o Conselho Superior e a Comissão Própria de Avaliação e os alunos possuem vagas para essas representações Pela primeira vez, faremos uma eleição on-line. Por isso, reforço o pedido para que todos os alunos cadastrem-se no Portal do Aluno e criem uma conta de e-mail @aluno.ifsc.edu.br, que é por onde receberão a senha e login para a votação.

Colégio de Dirigentes

codir1605Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne os diretores-gerais de todos os câmpus. Na pauta da reunião, estavam os seguintes assuntos: processo de remoção, apresentação do fluxo de encaminhamento dos processos de redistribuição e aproveitamento de concurso, dentre outros.

Destaque para o ingresso nos nossos cursos via Sisu e nos cursos de formação inicial e continuada. Verificamos a necessidade de melhorar o acesso dos estudantes às informações dos cursos FIC e decidimos fortalecer ainda mais o Departamento de Ingresso, que tem um papel estratégico no IFSC. Tratamos também dos encaminhamos da Resolução 13. A comissão do Codir apresentou uma simulação e os impactos de nova resolução no funcionamento dos câmpus, inclusive a questão orçamentária, que é muito relevante para o bom funcionamento do IFSC.

Lembro que tanto a pauta quanto a ata das reuniões – tanto do Colégio de Dirigentes quanto do Conselho Superior – são públicas e podem ser conferidas nos sites dos colegiados.

Outros assuntos:

  • SONY DSCMuseus: Na quinta à tarde, participei da abertura do 2º Seminário da Semana de Museus do IFSC, que foi realizado no auditório da Reitoria. O evento deste ano teve como tema “Museus: coleções criam conexões” e buscou ressaltar a importância das coleções e a sua valorização.
  • JIFSC: E para nossos alunos que gostam de esportes, estão abertas até 1º de junho as inscrições para a terceira edição dos Jogos do IFSC, que serão realizados de 4 a 6 de setembro, em Gaspar. Vejam as informações no site do evento: http://jogos.ifsc.edu.br.
  • turma_manutencaoPronatec: Na quarta fiz uma visita rápida ao Câmpus Florianópolis e entrei em uma turma do curso de mecânica de freios, suspensão e direção de veículos leves, cujo professor é um dos nossos novos titulares, dando aula para cursos de qualificação por meio do Pronatec. Compartilho aqui a foto da turma. Isso é muito legal, pois – como professores – conseguimos realmente ver a diferença que podemos ter na vida das pessoas!
  • Enem 2014: Segunda-feira começaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. O prazo é curto e termina no dia 23 de maio. É possível usar a nota do Enem para estudar no IFSC no ano que vem. Todas as informações estão no site http://enem.inep.gov.br.

E segunda-feira, dia 19, é o último dia para quem quiser concorrer a uma vaga nos nossos cursos técnicos e de graduação para o segundo semestre deste ano. Temos quase 3 mil vagas em 15 cidades. Quem ainda não se inscreveu, não deixe de participar! E quem já fez sua inscrição, não deixe de pagar a taxa até dia 20 de maio. Mais informações no nosso site www.ifsc.edu.br.

Até semana que vem!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Alunos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *