Conif

Boa tarde!

Nesta semana, viajei a Manaus para a 42ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta do encontro, discutimos sobre assistência estudantil, o seminário que teremos com a Capes e a reunião que teremos com a presidente Dilma.

conif_manausAprovamos uma minuta de regulamentação específica da assistência estudantil para a Rede Federal e a encaminhamos para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec. Isso é um avanço, pois a legislação em vigor não atende de modo pleno a realidade dos institutos. Essa proposta já vinha sendo trabalhada há algum tempo e nos permitirá atender melhor nossos estudantes e ampliar, inclusive, o apoio que precisa atender melhor as necessidades dos alunos.

Sobre a preparação da reunião com a Capes, tivemos acesso a um documento elaborado pelos consultores da Setec, que trata das diretrizes para a atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Sistema Nacional de Pós-graduação. Estamos analisando o documento que propõe nortear a atuação da rede na pós-graduação para que possamos definir de modo estratégico nosso papel. Nesse ponto, discutimos questões fundamentais para essa inserção: qualificação, avaliação e internacionalização. O seminário será no dia 20 de maio em Brasília e terá a participação dos reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da Capes e da Setec/Mec.

conif_manaus2Também teremos neste mês, no dia 21 de maio, uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, e queremos levar a realidade da Rede, seus avanços e perspectivas. Em função do ajuste das agendas dessas reuniões, também tivemos que fazer ajustes internos, pois teve impacto no Encontros dos Estudantes do IFSC, fechado agora para o dia 15 de maio, na Reitoria do IFSC. Estou numa expectativa muito positiva para nossa reunião. Espero por vocês!

Redistribuição

Recebemos muitos pedidos de servidores de outras instituições querendo vir trabalhar no IFSC. Para organizar esse interesse, lançamos, pela primeira vez, uma chamada pública para a redistribuição. Até o dia 4 de julho, o IFSC receberá propostas de interesse para preenchimento de cargos de docentes e técnicos-administrativos mediante redistribuição para seus câmpus e Reitoria de acordo com a necessidade institucional. As orientações para servidores de outras instituições interessados em trabalhar no IFSC estão disponíveis na chamada pública.

Eleições entre os alunos

Neste ano, conseguiremos fazer algo que queríamos há bastante tempo: eleição direta para escolher os representantes discentes para o Conselho Superior e a Comissão Permanente de Avaliação. A votação será on-line e, na próxima semana, divulgaremos o edital com todas as informações.

É importante que todos os alunos que ainda não possuem uma conta de e-mail do IFSC (@aluno.ifsc.edu.br) o façam, pois a senha para a votação será enviada para esse endereço. Para fazer esse e-mail, é preciso acessar o Portal do Aluno.

• Avaliação Titular: Nesta semana, foi realizada, no auditório da Reitoria, a primeira avaliação para 10 professores interessados em ter acesso à classe titular da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Esse é um marco para nossa instituição! Obrigada a todos que viabilizaram esse processo, CPPD, DGP e Gabinete. Parabéns aos novos titulares! Também está tudo encaminhado para a apreciação da regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências no Conselho Superior do dia 21 de maio.
  • escolha_vagas_linkNovos servidores: Chamamos ontem mais 84 aprovados no concurso público de 2013 para escolherem os locais de lotação. Os futuros servidores receberam orientações sobre os procedimentos necessários para a nomeação, em especial os exames médicos e documentos que devem ser apresentados. A posse está prevista para 10 de junho e o início do exercício pode ocorrer até o dia 25 do mesmo mês. Sejam bem-vindos! Esperamos que entrem com toda a garra para nos ajudar a fazer sempre o melhor para a educação do nosso País!
  • #Vem_pro_IFSC: E seguem abertas as inscrições para nosso processo seletivo para cursos técnicos, de graduação e Proeja. Temos quase 3 mil vagas em 15 cidades do estado. Confiram tudo no nosso site – www.ifsc.edu.br – e nos ajudem a divulgar!

dia das mãesE nada como terminar a semana com uma confraternização! Preparamos hoje à tarde um café especial para as mães da Reitoria para celebrar o Dia das Mães! Como mãe de três meninas, afirmo que esse é nosso papel mais importante e gratificante. Compartilho com vocês nosso cartão comemorativo e desejo a todas as mães, em especial, a nossas alunas e servidoras, um dia bem especial ao lado de quem mais amamos!

Esta entrada foi publicada em Alunos, Conif. Adicione o link permanente aos seus favoritos.