Reuniões Brasília e Sinasefe

Nesta semana, novamente viajei bastante. Segunda e terça-feira, me dividi entre várias reuniões simultâneas em Brasília (Conif, Conaes, Forpog e Conselho Superior do IFB). Por isso, a diretora executiva Silvana de Sá me acompanhou, para que pudéssemos participar de tudo.

Conif2Na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, tivemos uma apresentação dos programas Santander Universidade/Universia e do Encontro Internacional de Reitores. Também discutimos o plano de ação dos Fóruns e nosso calendário de reuniões.

Começamos a pensar na definição dos princípios básicos do Conif: Missão, Visão e Valores. Tratamos ainda do Termo de Metas, RSC, Professor Titular Livre e do programa e-Tec Sem Fronteiras.

No Forpog, o assunto principal foi a preparação para a reunião com a Capes, que será realizada em 13 de maio para tratar da pós-graduação nos Institutos Federais.

SinaesNa terça-feira, participei do Seminário Comemorativo dos 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, criado pela Lei n° 10.861/2004. No encontro, debatemos a criação do sistema, objetivos, desafios e perspectivas. A comemoração contou com a presença de ex-presidentes, que destacaram os avanços da avaliação da educação superior do país.

Acredito que o Sinaes é um sistema fundamental para termos indicadores da educação superior. Sabemos que precisamos avançar e conseguimos perceber isso por meio da lei. Por isso, de fato, é uma data para ser comemorada. E também discutir os avanços dos próximos anos.

Também participei da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília, do qual faço parte, onde um dos temas tratados foi a primeira eleição para reitor do IFB.

Reunião Sinasefe-SC

Na quarta-feira, viajei a Lages para participar da reunião que o Sinasefe-SC promoveu com representantes dos câmpus. Foi um encontro muito bom! Ouvimos questionamentos e fizemos uma boa conversa sobre gestão democrática e a necessidade de comprometer todos os servidores para a participação nos colegiados de forma atuante – desde o Colegiado do Câmpus até o Conselho Superior.

Discutimos sobre a necessidade de o IFSC ter a flexibilização de horários, mas também que, para isso, precisamos avançar, melhorando nossa regulamentação e operacionalização. Outro ponto foi a capacitação dos servidores técnico-administrativos. Falei que estamos buscando via Conif a figura do técnico substituto para viabilizar o afastamento para qualificação e também de programas de incentivo à capacitação. Nesse sentido, o Centro de Referência em Formação e Apoio à EaD, que estamos estruturando no IFSC, irá agilizar o processo e possibilitar mais qualificação para os técnico-administrativos, que hoje ainda possuem menos possibilidades do que os docentes – até em função da própria legislação e da atual conjuntura.

• reuniao_prefeito_palmitos_udesc_linkUdesc: antes de ir para Lages, tive uma reunião com reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, para tratar sobre as ofertas dos câmpus do oeste e a articulação com a Udesc nessa região. Esteve presente também o prefeito e assessores de Palmitos.
  • Urupema: nesta quinta pela manhã estive no Câmpus Urupema. Fui visitar a obra, que está indo muito bem, e conversei  com o diretor Marcos sobre as ofertas e projetos do câmpus!
  • SONY DSCEncontro de Ensino, Pesquisa e Extensão: tivemos nesta semana um encontro dos servidores responsáveis pela áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão dos câmpus e da Reitoria. O evento foi realizado em Florianópolis. É muito importante esses momentos de integração e alinhamento de trabalho para que consigamos entender melhor o papel do IFSC e a atuação em Rede.
  • Política de Comunicação: quero deixar um recado para os servidores do IFSC para que participem da pesquisa de avaliação da construção da Política de Comunicação, que está sendo realizada pela Diretoria de Comunicação. Como foi um processo pioneiro, queremos ver como podemos aprimorá-lo, já pensando num futuro processo de revisão do documento. Vejam o e-mail que foi enviado pela Dircom para seu e-mail institucional. Contamos com a participação de todos!
  • policia_rodo_federalAcademia Nacional da Polícia Rodoviária Federal: recebemos hoje o coordenador de ensino da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, que veio solicitar ao IFSC apoio nas ações de capacitação dos policiais. Iniciamos as negociações para o convênio que será assinado entre as duas instituições.

midias digitais-06E hoje começou o nosso processo seletivo 2014.2. Estamos com 2.838 vagas para cursos técnicos, de graduação e Proeja em 15 cidades de Santa Catarina. É uma grande oportunidade para quem quer estudar em uma instituição de qualidade e gratuita. Todas as informações estão no nosso Portal do Ingresso – www.ingresso.ifsc.edu.br. Inscrevam-se e divulguem para seus familiares e amigos!

cartao_pascoaCompartilho aqui o cartão do IFSC e desejo a todos uma Feliz Páscoa!