Viagem pelos câmpus

encontro_xanxerePassei a maior parte da semana viajando pelos nossos câmpus. De terça a quinta, visitei os câmpus Caçador, Xanxerê, Chapecó e São Carlos. No Câmpus Caçador, conversei com os servidores sobre gestão democrática e participativa. Discutimos maneiras de melhorar a interação no câmpus e destaquei a importância de os servidores participarem e se comprometerem com as questões institucionais. Também pude ver as obras do novo bloco do câmpus que, apesar do problema na execução inicial, agora está andando.

Nos câmpus Chapecó e Xanxerê, participei da discussão sobre o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) que vai servir de base para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esse é um importante momento para pensar no futuro dos câmpus, de pensar se estamos atendendo à demanda e à necessidade local ou se é preciso direcionar nossa oferta para termos mais efetividade.

analise_xanxereEm Xanxerê, ainda participei da análise sensorial de produtos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico em Agroindústria. Entre os produtos que avaliei estavam o iogurte tipo grego adicionado de doces de frutas típicas da região oeste catarinense, tradicionalmente conhecidos como “schimier”, e um miniqueijo temperado. Foi muito legal ver o trabalho prático desenvolvido por nossos alunos a partir do que aprendem em sala de aula e muita pesquisa. Parabéns aos envolvidos nesse projeto!

obras_saocarlosAproveitei a viagem para visitar as obras do Câmpus São Carlos, que estão dentro do cronograma. Nossa previsão é inaugurar o câmpus no segundo semestre deste ano. O câmpus está ficando muito bonito!

Com a correria da agenda, não consegui visitar o Câmpus São Miguel do Oeste e fiquei pouco tempo no Câmpus Chapecó. Por isso, pretendo voltar em maio para essas localidades.

Colégio de Dirigentes

Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, realizada dessa vez no Câmpus São José. Na pauta, estavam assuntos como a distribuição orçamentária para cursos EAD e o plano de descentralização do Jornalismo.

reuniao_codir_0704Também tivemos uma apresentação sobre o Planejamento Estratégico, discutimos o edital intercâmpus ensino, pesquisa e extensão, a Semana Global do Empreendedorismo Brasil 2013, as eleições Consup e CPA e a implantação dos processos no SIG.

Para o fortalecimento do ensino nos câmpus, aprovamos no Codir a criação de diretorias de ensino e departamentos de Assuntos Estudantis. Formamos uma comissão para definir os critérios a serem considerados para essa implantação nos câmpus.

Qualificação

Quero compartilhar que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, está num movimento junto ao MEC para melhorar a carreira dos servidores técnicos-administrativos. Estamos discutindo a possibilidade de termos o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências para técnicos também, bem como a existência de técnico substituto, para que os servidores possam sair para se capacitar.

Falando em capacitação, fizemos um esforço institucional e vamos enviar sete técnicos-administrativos da área de TI – da Reitoria e alguns câmpus – para fazer um mestrado profissional na Universidade Federal de Pernambuco. Inicialmente eram somente três vagas. Entendemos a importância da qualificação para os servidores, pensando que, mais do que o ganho pessoal de aprendizado e financeiro, a instituição também ganha com esse conhecimento adquirido pelo nosso pessoal.

• Agilidade: tendo em vista os processos institucionais de Reconhecimento de Saberes e Competências e ascensão à classe de professor titular e a necessidade de documentação exigida para tanto, estamos organizando o processo de publicação de portarias de maneira digital. O Gabinete da Reitoria está digitalizando os documentos de maneira que os servidores não precisem imprimir nem pegar o confere com o original. Na semana que vem, divulgaremos mais detalhes no Link Digital para nossos servidores.
  • Ouvidoria: a servidora Adriana Braga Gomes, que atuava como secretária do Conselho Superior e Colégio de Dirigentes, assumiu o cargo de ouvidora-geral do IFSC. Quem fica na secretaria dos colegiados em seu lugar é a servidora Morgana Machado Jorge. Agradeço às servidoras o trabalho e comprometimento demonstrados. Lembrando que todos que tiverem elogios, críticas ou sugestões ao IFSC podem enviar e-mail para ouvidoria@ifsc.edu.br.
  • Cursos de Qualificação: nesta segunda, terminam as inscrições para diversos cursos de qualificação do IFSC no estado. Temos 671 vagas em 11 cidades de SC. Quem quer uma oportunidade de qualificação gratuita ou conhece possíveis interessados, bastar acessar nosso Portal do Ingresso para conferir as vagas.

E semana que vem começam as inscrições para nosso processo seletivo 2014.2. Fiquem ligados!