Relatório de Gestão

SONY DSCNesta semana, tivemos reunião do Conselho Superior do IFSC, o Consup. Aprovamos o Relatório de Gestão 2013, que traz dados sobre o funcionamento do IFSC no ano passado. O relatório faz parte da prestação de contas anual que a instituição faz para o Tribunal de Contas da União e reflete todas nossas conquistas de 2013.

Cerca de 28 mil alunos passaram pelo IFSC, em todos os níveis de formação, no ano passado, o que nos deixa muito felizes pela confiança depositada na nossa instituição. A relação candidatos/vaga dos processos de ingresso teve crescimento pela primeira vez desde 2009, o que mostra que as pessoas estão mais interessadas em vir estudar no IFSC – que é o nosso grande objetivo: oferecer mais oportunidades e atender mais alunos.

A alteração de carga horária de professores, as eleições para o Consup, a regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências e a aprovação de cursos também foram temas de pauta da reunião. Convido nossos servidores a verem mais detalhes dessas discussões na matéria do Link Digital.

Quero destacar um ponto de discussão que tivemos sobre o processo de escolha de representantes dos estudantes no Consup. Historicamente, o preenchimento das quatro vagas para os discentes no conselho tem ocorrido por sorteio, sem que um processo de votação tenha sido organizado. Incentivo nossos estudantes a participarem da gestão democrática. Ser representante nesse órgão máximo colegiado é uma oportunidade de entender melhor o funcionamento da nossa instituição e trazer sempre o ponto de vista dos alunos.

Estamos prevendo a realização de um seminário em maio com representantes dos alunos de todos os câmpus  para tentar mobilizar os estudantes a participarem do Consup. Contem conosco para realizar essas escolhas, pois queremos fortalecer a representação estudantil no Consup e demais colegiados.

Pelos câmpus

aulainaugural_portobelo3Na noite de terça-feira, o Câmpus Itajaí realizou a aula inaugural do curso de especialização em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino, destinado a professores das redes públicas. Participei do evento realizado na Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, município onde o curso é ofertado.

Foi muito bom estar presente nesse momento com alunos, servidores e autoridades para ver que dependemos de muitas pessoas para realizarmos nossos desafios. Desejo sucesso a essa primeira turma!

comemoracao_estacao_fpolisE hoje de manhã participei  da cerimônia de abertura das comemorações dos 10 anos da Estação Meteorológica do Câmpus Florianópolis.  Temos muito a comemorar mesmo. Ao longo dos anos, o IFSC passou a contar com professores muito capacitados na área e a formar alunos numa área que o estado precisava. Compartilho aqui a reportagem feita pela TV IFSC sobre nossa Estação Meteorológica para que conheçam mais e vejam sua importância.

• Codir: Na segunda, fizemos uma reunião do Colégio de Dirigentes via webconferência em que tratamos do edital de remoção, lançado nesta semana, e dos editais de redistribuição e aproveitamento das vagas do concurso, que serão tratados posteriormente. Em relação ao edital de remoção, que estabelece uma nova lógica, lançaremos semana que vem a primeira chamada com as vagas disponíveis.
  • São José: Também me reuni na segunda-feira com a prefeita municipal de São José, Adeliana Dal Pont, para tratar da doação do terreno em frente ao Câmpus São José, que permitirá a ampliação do câmpus. A Prefeitura disse estar aguardando a liberação de outra área pela Superintendência do Patrimônio da União para o município e condicionou a doação de terreno ao IFSC a esse processo. Destacamos a importância de conseguirmos esse terreno, já que o câmpus não possui mais espaço para ampliar sua infraestrutura. Com o novo terreno, conseguiremos melhorar e aumentar nosso espaço e oferecer mais vagas para a comunidade. Falando em SPU, nesta sexta, tive uma reunião com a superintendente para tratar de terrenos da União para a ampliação do IFSC em todo o Estado.
  • IMG_5567Fiscais de Contratos: Quinta pela manhã, estive na abertura do encontro de fiscais de contratos do IFSC. Destaquei a importância do evento para refletirmos sobre esforços necessários para que tenhamos mudanças legais que atualmente nos impedem de fazer avanços institucionais. Como instituição pública, nosso objetivo é sempre fazer contratos otimizando nossos recursos. No entanto, temos barreiras legais que acabam levando a instituição a um caminho, às vezes, mais dispendioso ao invés de economizar recursos. E o papel dos fiscais de contrato é fundamental para que consigamos acompanhar os serviços contratados e garantir que tudo seja cumprido.
  • formatura_reitoraFormaturas: E como eu tinha comentado na semana passada, participei na sexta e sábado de formaturas em Jaraguá do Sul e em São José. Acompanhei esse importante momento para os formandos – agora já formados – dos cursos técnicos dos câmpus Jaraguá do Sul, Geraldo Werninghaus, Florianópolis e São José. Como sempre, é emocionante participar de mais esse rito de passagem na vida dos nossos estudantes e ver a alegria de seus familiares. Sucesso a todos!