Reinício das obras em Itajaí

SONY DSCNesta semana, assinamos o contrato com a nova construtora que ganhou o processo de licitação para finalizar as obras do Câmpus Itajaí, paradas desde 2010 pelos diversos problemas que tivemos com a empresa anterior e que vocês acompanharam aqui no blog. É um momento de grande felicidade para nós, do IFSC, que tanto queremos oferecer uma boa estrutura para atender melhor a comunidade de Itajaí e da região.

Ano passado, com todos os entraves judiciais que enfrentamos, eu estava decepcionada e cheguei a pensar que não dava para acreditar mais na Justiça. Eu não entendia como podia a Justiça atender uma empresa privada que visivelmente não cumpriu o contrato ao invés de instituição pública de ensino, reconhecida e séria, que só traz benefícios sociais. Felizmente, não perdemos as esperanças e o momento que vivenciamos na quinta pode parecer pequeno, mas para nós foi muito simbólico e grandioso.

SONY DSCO que vivenciamos não foi justo com alunos, com os servidores e nem com a comunidade. Agora se inicia uma nova etapa. A partir do dia 24 de março, a empresa tem 330 dias de prazo para entregar o câmpus pronto! Esperamos que tudo ocorra bem para que nossos servidores possam, enfim, contar com uma nova sede em que consigam trabalhar de maneira plena e para que nossos alunos tenham uma infraestrutura adequada para seu aprendizado. E o melhor de tudo é podermos ampliar a nossa oferta de vagas.

Não posso deixar de agradecer ao ex-diretor do Câmpus Itajaí, Widomar Carpes, que acompanhou todo esse problema conosco e foi fundamental nessa briga pela justiça e pelo que era certo para o IFSC. Mais uma vez, agradeço também aos servidores e alunos do câmpus que resistiram bravamente e lutaram para mudar o contexto.

Reunião com Sinasefe-SC

Na quinta tive uma reunião muito boa com a diretoria do Sinasefe-SC em que pudemos esclarecer e discutir diversos assuntos.  Um dos temas foi a flexibilização. Atendendo ao pedido do Sinasefe-SC, a comissão responsável por melhorar o documento que trata da regulamentação será recomposta de maneira paritária. O sindicato ficou de indicar os servidores que irão compor o novo grupo e, assim que isso for feito, queremos reiniciar os trabalhos para que possamos discutir o assunto de maneira a atender melhor a instituição.

Também conversamos sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências, o RSC. Vamos propor ao Conselho Superior que seja feita uma rodada de discussão nos câmpus durante um mês – como fizemos no caso de professor titular – antes de aprovar a regulamentação.

Outra ação que ficou para reflexão é encontrarmos maneiras de aproximar mais os servidores aposentados da instituição. Reconhecemos e valorizamos a presença desses servidores que tanto fizeram pela nossa instituição e queremos buscar maneiras de fazer com que eles continuem participando do IFSC.

Abordamos ainda a questão do fortalecimento das representações nos colegiados. Construímos uma instituição democrática e participativa, mas para isso é preciso que haja a participação efetiva de servidores e alunos.

O Sinasefe-SC irá promover uma reunião no dia 16 de abril no Câmpus Lages com representantes de todos os câmpus e da Reitoria para discutir pautas específicas dos câmpus e uma pauta geral de reivindicações. Estarei presente para responder dúvidas e esclarecimentos e para que possamos debater sobre avanços na melhoria de vida do servidor e da instituição.

Conaes

eleicao_conaesNa terça-feira, viajei a Brasília para mais uma reunião da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a Conaes. Tivemos a posse do novo presidente, João Carlos Pereira da Silva, com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim.

• Pronatec: na segunda, tivemos uma reunião com as secretarias de Estado da Educação e da Justiça, junto com a Direção-Geral do Câmpus Florianópolis, para pensarmos numa proposta de trabalho que possa atender presidiários e menores infratores por meio de cursos do Pronatec.
  • Professores: tive uma reunião com os professores do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência do Câmpus Florianópolis que foi um momento bem importante para tirarmos dúvidas e prestarmos esclarecimentos sobre os processos de mudança que estamos enfrentando. Destacamos a importância de trabalharmos alinhados – câmpus e Reitoria – de maneira a fortalecer nossa atuação e conseguirmos avançar. Estou sempre à disposição quando os servidores quiserem contribuir e melhorar as ações que têm ocorrido na nossa instituição.
  • Paralisação: tivemos nesta quarta um dia de luta dos servidores públicos federais, o que fez com que parte dos nossos servidores na Reitoria e em alguns câmpus paralisassem as atividades. Existe uma proposta de indicativo de greve, mas que ainda aguarda as deliberações do congresso nacional do Sinasefe. Estamos acompanhando esse movimento, entendendo o direito de luta dos servidores, ao mesmo tempo em que buscamos preservar a instituição em momentos como esse de forma a não ocasionar perdas aos estudantes.

E minha semana de trabalho só termina amanhã. Hoje estou indo para Jaraguá do Sul para participar da formatura dos cursos técnicos dos câmpus Jaraguá do Sul e Geraldo Werninghaus. E neste sábado participarei todo o dia de formaturas dos câmpus Florianópolis e São José.

2 respostas a Reinício das obras em Itajaí

1. Luciana Mafra disse:

Estou muito feliz, com o reinício das obras em itajaí, moro em Barra Velha, como vou e volto todos os dias para trabalhar em jaraguá do Sul – GW, agora posso ter esperança que daqui há 1 ano, poderei trabalhar mais perto de casa!! Estou torcendo pra que dê tudo certo, nesta obra tão esperada!!

2. Maria Clara disse:

Oi, Luciana! Obrigada pela sua mensagem. Esperamos também que tudo ocorra bem!