Semana de reuniões e eventos

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC. Pela primeira vez, nosso encontro foi realizado em Chapecó e não na região da Grande Florianópolis. Essa ação tinha sido proposta no ano passado para que pudéssemos circular mais por todas as regiões em que o IFSC está inserido. Nossa intenção é fazer as reuniões itinerantes para que os diretores conheçam os outros câmpus. Mesmo na região da Grande Florianópolis, queremos agora nos reunir nos câmpus.

A pauta do colegiado tratou da regulamentação de professor titular e da comissão para discutir o Reconhecimento de Saberes e Competências. Destaquei a necessidade de termos uma comissão por câmpus para ajudar na análise dos documentos.

Tivemos ainda a prestação de contas do Fundo de TI – criado em 2011 e que proporcionou investimentos em equipamentos e softwares – e um esclarecimento sobre a implantação dos sistemas na nossa instituição. Temos investido fortemente nessa questão, pois acreditamos na necessidade de termos sistemas informatizados para nos dar mais segurança na nossa atuação.

Abordamos também a questão do Centro de Referência em Formação e EaD, do cronograma de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e tivemos a apresentação do Anuário Estatístico do IFSC 2013, que em breve disponibilizaremos para todos.

Foi uma reunião muito boa, pois fomos muito bem recebidos e houve uma integração bem forte entre todos os diretores e o Câmpus Chapecó.

Conif

De terça a quinta-feira, estive no Piauí participando da 40ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. O evento foi organizado pelo Instituto Federal do Piauí.

apresentacao_conif_pesquisaA pauta do encontro abordou temas como a autonomia das instituições, a metodologia de trabalho das câmaras e fóruns e a necessidade de cargos e funções para expansão da Rede Federal. Fiz uma apresentação sobre Pesquisa e Inovação. Como o Conif precisa discutir muitos temas, para focar mais o trabalho, cada câmara se reuniu e encaminhou as questões relativas à sua temática.

Fóruns

SONY DSCNesta semana, participei de dois importantes fóruns. Na sexta de manhã, estive na abertura do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina, que reúne o nosso Instituto, o IFC, a UFSC e a UFFS. Esse fórum surgiu a partir do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC. Tivemos a ideia de aproximar não só os dirigentes, mas todas as áreas das instituições para que possamos compartilhar experiências e planejar ações conjuntas.

Queremos unir esforços para melhorar nossos processos, trabalhando a gestão de forma colaborativa. Acreditamos que dessa forma vamos fortalecer o serviço público, pois a parte administrativa é fundamental para atendermos o estudante – que é nossa finalidade – com qualidade.

forumDepois almocei com os participantes do Fórum de Ensino de Línguas do IFSC, evento que teve início na quinta-feira e terminou hoje, em São José. O objetivo do evento é diagnosticar e avaliar o ensino de línguas na nossa instituição, no intuito de estabelecer uma política de ensino de idiomas.

Num momento em que estamos consolidando a internacionalização do IFSC, é fundamental discutirmos o ensino de línguas na nossa instituição – ainda mais se considerarmos que a maioria dos professores responsáveis por essa área no nosso Instituto tem menos de cinco anos de casa e estão motivados e empolgados com a inserção do IFSC nesse tema. Por isso, é importante definirmos uma política para o ensino tendo sempre como eixo a educação profissional.

forum2Também durante o Fórum de Ensino de Línguas, assinei convênio com a Universidade Nacional de Villa Maria (UNVM), da Argentina, representada pela professora Estela Lopez Favre, que fez uma ótima palestra no evento. Com isso, poderemos promover atividades de intercâmbio com aquela instituição, que tem 30 cursos de graduação e seis de pós-graduação em várias áreas do conhecimento, beneficiando nossos estudantes e servidores.

• formatura_sj3Formatura: participei na quinta-feira à noite da formatura do curso técnico em Refrigeração e Climatização do Câmpus São José. Parabéns aos formandos e seus familiares!
  • Itajaí: hoje finalmente finalizamos a licitação para a continuidade da obra do Câmpus Itajaí. Publicaremos no Diário Oficial da União na terça-feira e semana que vem disponibilizo mais informações sobre a assinatura do contrato com a empresa. Estou muito feliz e em breve estaremos instalados no nosso câmpus, com todas as condições que nossos estudantes e servidores merecem. Agradeço e parabenizo a comissão do RDC do IFSC pela dedicação e compromisso com o serviço público!

E neste domingo, teremos vestibular para os candidatos inscritos para o curso técnico em Informática para Internet, ofertado na modalidade a distância. Boa prova a todos!

Até semana que vem!