Reuniões e Posse

Boa tarde!

Tivemos nesta sexta-feira a primeira posse de novos servidores deste ano. Recebemos 43 profissionais que irão atuar como docentes e técnicos-administrativos. Ficamos contentes por recebê-los, pois a cada novo grupo que entra é mais apoio que teremos de pessoal para que consigamos atender a demanda que já temos e, principalmente, a mais alunos – o que é um grande desafio.

SONY DSCComo estamos num processo de grande expansão, sabemos que mesmo com muitos servidores assumindo novas vagas, ainda temos algumas fragilidades que estamos resolvendo para que possamos ter a estrutura adequada às nossas necessidades. Aos novos servidores, sejam bem-vindos e contem conosco como contamos com vocês!

Conversa na Reitoria

Depois do feriado do Carnaval, voltamos ao trabalho na quarta-feira à tarde com um momento de integração na Reitoria. Chamamos todos os servidores para uma conversa, o que é sempre muito bom. Na nossa rotina diária, reunir todo mundo nem sempre é fácil, mas eu gosto muito desses momentos em que podemos nos aproximar mais, compartilhar nosso trabalho, ouvir sugestões e esclarecer o andamento de processos.

SONY DSCConversei com os servidores sobre o bom ano de 2013 que tivemos em que atingimos nossas metas em termos de obras, de concurso e de processos. E destaquei os desafios que teremos para 2014, como a finalização do Plano de Desenvolvimento Institucional e a implantação dos sistemas administrativo e acadêmico, que já iniciamos no ano passado.

Nossa grande preocupação é aumentar o número de alunos. Melhoramos nossa infraestrutura nos câmpus e aumentamos nosso quadro de servidores justamente para podermos aumentar a oferta. Agora precisamos trabalhar nesse sentido, pois sabemos como o IFSC pode ajudar na melhoria de vida das pessoas por meio da educação. E o que mais queremos é dar oportunidade para mais pessoas estudarem conosco.

SONY DSCFalei ainda do andamento das obras, de mudanças que vamos ter na Reitoria – que fazem parte para podermos avançar – e da expansão. Também esclareci dúvidas dos servidores sobre flexibilização da jornada de trabalho, programas de qualificação e Pronatec.

Agradeço muito todos nossos servidores, pois sei que temos uma equipe muito comprometida com nosso eixo principal que é a educação. Que tenhamos um ano de muito trabalho e realizações. Acompanhem aqui pelo blog o andamento dos principais processos e sempre que precisarem entrem em contato comigo. Prezo muito pela transparência no trabalho e pela gestão democrática e estou sempre à disposição.

Política de Comunicação

Como parte da programação de quarta-feira para os servidores da Reitoria, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional apresentou o andamento do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e, na sequencia, a Diretoria de Comunicação fez uma apresentação sobre a Política de Comunicação, como parte do processo de implementação das diretrizes que vem fazendo desde o ano passado, quando o documento foi lançado.

SONY DSCA Política de Comunicação do IFSC é pioneira na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e já tem se tornado referência para outras instituições. É importante, principalmente, que o documento seja uma referência para nossos servidores que se apropriem das diretrizes estabelecidas pela política e incorporem e sua prática diária.

Acredito que a Política é um reflexo da profissionalização que buscamos na área de comunicação e no nosso entendimento da comunicação como estratégica para o IFSC se relacionar com os diversos públicos de interesse. A questão técnica que o documento traz é fundamental, mas sempre lembrando que nosso principal eixo é a educação. Portanto, precisamos saber utilizar a comunicação como meio potencializador para fazermos a nossa função social.

Como já divulguei por aqui, para quem quiser acompanhar as informações sobre nossa Política de Comunicação, basta acessar o site www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br.

Visita a Itajaí

Estive na quinta-feira em Itajaí para uma reunião no câmpus. Sabemos da angústia vivenciada pela comunidade acadêmica do Câmpus Itajaí em função da obra de construção da sede definitiva estar paralisada desde final de 2010. Por isso, fomos mais uma vez pedir a compreensão e explicar que estamos no processo de contratação de nova empresa para finalizar a obra. Tratamos também da gestão do câmpus, principalmente da nova equipe que está iniciando um trabalho comprometido com a participação e a transparência.

Visitei o novo espaço alugado para que o câmpus consiga atender um pouco melhor a comunidade, com mais salas e laboratórios necessários aos servidores e estudantes. Enquanto não temos nosso prédio construído, temos que resolver a situação paliativamente com esses prédios locados para o câmpus funcionar e atender bem nossos alunos. Tratamos também do Centro de Referência em Pesca e Navegação, que precisa ser oficializado para avançar mais nessa área tão necessária à região de Itajaí. Enfim, fiquei muito satifeita de estar com os servidores do câmpus, que estão cada vez mais comprometidos com os projetos institucionais.

Outros Assuntos

  • Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal: hoje de manhã participei da cerimônia de inauguração da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal. Estiveram presentes o ministro da Justiça e o governador do Estado, dentre tantas importantes autoridades. Ficamos muito orgulhosos da academia nacional ser em nosso estado e nos colocamos à disposição para construir parcerias de capacitação e formação. O IFSC é sempre muito bem recebido e considerado fundamental na formação das pessoas e também iremos atuar para atender essa importante demanda.
  • DGP: desde o dia 5 de março, a Diretoria de Gestão de Pessoas está com um novo diretor: o professor Oscar Silva Neto, que assume o cargo após um processo de escolha promovido entre os próprios servidores da diretoria. Os maiores desafios são: termos maior integração com os câmpus e articulação forte com as CGPs. Agradeço o trabalho e comprometimento do professor Volnei Velleda Rodrigues, que esteve à frente da diretoria nos últimos dois anos, contribuindo para o avanço de um setor fundamental ao IFSC. Muito obrigada!
  • Formaturas: temos formaturas acontecendo hoje e amanhã. Parabéns aos nossos formandos! Estamos orgulhosos de vocês!

dia-da-mulher-v4E neste sábado comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Quero deixar um abraço especial a nossas servidoras e alunas. Compartilho aqui o cartão que preparamos no IFSC para lembrar esta data e fazer uma pequena homenagem.

Um bom final de semana a todos e até a próxima semana!

Sobre Maria Clara

Maria Clara é professora do IFSC desde 1990, atuando no Câmpus Florianópolis. Tem graduação em Matemática e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi diretora de Pós-graduação e Pesquisa (2006-2008) e pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (2009-2011) do Instituto Federal antes de tornar-se a primeira reitora eleita da instituição – anteriormente a 2008, quando o Cefet-SC tornou-se IFSC, o cargo máximo era o de diretor-geral. Além de gestora do IFSC, a reitora acumula experiências como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica e Tecnológica (Conaic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É integrante do Conselho de Governança da Fiesc, representando o Ministério da Educação (MEC).
Esta entrada foi publicada em Post. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Reuniões e Posse

  1. Elisângela disse:

    Boa noite Reitora!

    Meu nome é Elisângela, realizei o concurso público do edital 02/2013 na qual fui classificada, estou aguardando para ser chamada, mas estou com dúvidas em relação ao prazo do certame, gostaria de saber se há a possibilidade de prorrogação deste concurso uma vez que seu prazo se encerra em junho do corrente.

    Bom final de semana!

    Respeitosamente,

    Elisângela

  2. Maria Clara disse:

    Olá, Elisângela!

    Nossa instituição está finalizando o levantamento das demandas de contratação para 2014 e 2015 e ainda não decidiu se fará a prorrogação do concurso realizado pelos editais 1, 2, 3 e 4 de 2013. Assim que essa decisão for tomada a tornaremos pública.

  3. Edegar de amorim junior disse:

    Boa Tarde!

    Me desculpe usar esse espaço que seu que não é destinado para isso, mas semestre vivia encontrando a professora aqui no IFSC Campus Florianópolis, esse semestre não tive a sorte, e acho que a senhora que sempre é tão atenciosa e simpática conosco com toda certeza vai dar uma olhadinha nesse caso.

    Me chamo Edegar de Amorim Júnior de matricula no IFSC de número 132004710-6 sou aluno do curso de sistemas de energia (tecnólogo), e tenho uma reclamação, informo que já estivemos em contato com nosso coordenador o Professor Humberto ( que nada fez), para comunicar que nossas aulas de quarta-feira da disciplina de SEGURANÇA NO TRABALHO, nosso professor que se chama WASHINGTON, ele simplesmente não nos dá aula ele entra em sala e pergunta “do que vamos falar hoje?” e nunca é referente a segurança, perguntei se ele tinha uma ementa, ele foi muito grosso e se sentiu ofendido como minha indagação. Pergunto para senhora será que não importante essa disciplina? será que minha segurança em ambientes de subestações, usinas, fabricas, não é importante? Semestre passado com a turma que entrou um semestre antes de mim, foi a mesma coisa. Estou me sentindo enganado, no meu serviço tenho vergonha de falar que minhas aulas de segurança não existem é só um bate papo sem nenhuma natureza profissional.

    Andei me informando e descobri que a ementa da disciplina é uma obrigação do professor e um direito do aluno.

    Será que não seria importante eu ter conhecimento sobre os EPIs?

    Será que não seria importante eu conhecer algumas normas técnicas referentes a segurança?

    Peço por favor que se esse assunto não for de sua responsabilidade, que me demonstre o caminho a serguir, com quem devo conversar.
    Desde já muito obrigado!

  4. Maria Clara disse:

    Caro Edegar,

    Agradeço o seu contato. Procuro sempre estar nos câmpus para conversar com os alunos, esclarecer suas dúvidas e ouvir suas necessidades. Isso é fundamental, afinal, é para vocês que trabalhamos.

    Entrei em contato com a Direção do Câmpus Florianópolis que me informou que já entrou em contato contigo sobre a questão. Conforme a Direção me passou, um coordenador irá até a turma para averiguar a situação. Será feito então um documento que deverá ser encaminhado à Direção de Ensino que, por sua vez, chamará o professor para esclarecimentos.

    Fique à vontade para entrar em contato sempre que quiser. Lembro também que o IFSC conta com uma ouvidoria que pode ser acionada pelo email ouvidoria@ifsc.edu.br para reclamações, dúvidas e elogios. Estou sempre à disposição. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *