Aprovação do professor titular e reuniões

Depois de muita discussão e trabalho, nesta semana, foi aprovado na primeira reunião do Conselho Superior do IFSC o regulamento para promoção à classe de titular da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O IFSC foi o primeiro instituto do país a criar e aprovar essa regulamentação. O documento serviu de base para o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Fico muito feliz e orgulhosa de aprovarmos e vamos nos organizar para esse movimento importante de valorização dos docentes e da instituição. Hoje temos mais de 50 professores aptos a solicitar a promoção. Destaco que queremos encaminhar a operacionalização da forma mais tranquila possível e atender a essa importante demanda do IFSC. O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) será um processo mais complexo, porque além de atingir a um número maior de professores, é necessária a homologação pelo conselho permanente. A comissão nomeada pelo Consup já está atuando.

Quero agradecer e parabenizar o trabalho da comissão responsável pela elaboração desse documento que se empenhou muito para que conseguíssemos o encaminhamento dessa semana. Compartilho aqui o regulamento para conhecimento de todos.

Conselho Superior

SONY DSCDurante a reunião do Conselho Superior, também foi apresentada a proposta de criação de um grupo de trabalho que será responsável pela construção da Política de Formação do IFSC. O GT, que será formado por 20 servidores, com representação de todas as regiões do estado, irá propor um documento base e disponibilizá-lo para consulta pública. A ideia é que a minuta seja encaminhada para parecer técnico do Cepe e do CDP em julho, para que a versão final seja aprovada pelo Conselho Superior em agosto.

Tivemos ainda a nomeação do novo auditor-chefe da auditoria interna do IFSC, que será o servidor João Clóvis Schmitz. E foram aprovadas a ampliação da oferta de vagas do curso técnico integrado em Agroindústria no Câmpus São Miguel do Oeste, a extinção do curso técnico concomitante em Vestuário no Câmpus Caçador, a oferta do curso técnico concomitante em Análises Químicas pelo Pronatec no Câmpus Canoinhas e a aprovação do curso técnico concomitante em Edificações no Câmpus São Carlos.

Visitas

garopabaNesta semana, visitei dois departamentos acadêmicos do Câmpus Florianópolis e hoje estive no Câmpus Garopaba. Em Garopaba, fui visitar a obra do câmpus, que está indo muito bem. Também conversei com os servidores sobre a atuação em rede. Se atuarmos de maneira coletiva e solidária, conseguiremos avançar mais rapidamente – tanto os câmpus quanto a Reitoria, afinal, somos todos IFSC. Sabemos que cada câmpus tem suas especificidades e temos esse olhar para respeitar isso, mas é preciso que também tenhamos uma visão sistêmica e que haja esse entendimento conjunto.

No Câmpus Florianópolis, estou indo nos departamentos para falar sobre nosso funcionamento tanto administrativo quanto orçamentário, bem como das necessidades e expectativas para 2014. Tratamos também da nossa organização didática, já que estamos discutindo uma nova regulamentação. Falamos com os servidores sobre a necessidade de abrir mais possibilidades para os estudantes de validação e avaliação de transferência. Dessa forma, conseguiremos inserir nossa instituição nesse novo tempo de mobilidade e inserção.

São Lourenço do Oeste

reuniao_sloTem sido divulgado na imprensa que teremos um câmpus avançado em São Lourenço do Oeste. De fato, estamos nos articulando com o Ministério da Educação para viabilizar essa estrutura no município. Inclusive, nesta semana, tive uma reunião com o deputado federal Pedro Uczai, a deputada estadual Luciane Carminatti e o prefeito da cidade, Geraldino Cardoso, para tratar desse assunto.

Temos interesse em atender essa demanda da região e poder contar com mais uma estrutura no oeste catarinense, para ampliar nossa oferta de vagas. Mas ainda estamos discutindo essa estrutura tanto interna quanto externamente.

• Cursos: terminam neste domingo as inscrições para nossos cursos de qualificação em todo o estado e outros dois cursos de especialização. Confiram as vagas no nosso site www.ingresso.ifsc.edu.br e divulguem para seus conhecidos. Tem muita oportunidade por aqui!
  • formatura_joinvilleFormaturas: participei sábado passado das formaturas do Câmpus Joinville. É sempre emocionante acompanhar a conclusão de uma etapa tão importante na vida dos nossos alunos. Além de Joinville, tivemos também formaturas em Araranguá, Criciúma, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste.

Retornaremos nossas atividades no IFSC na quarta-feira, após o Carnaval. Desejo um bom feriado a todos e até a próxima semana!

Foto reunião: Assessoria de Imprensa da Deputada Luciani Carminatti